terça-feira, julho 5, 2022
InícioQuestões de GêneroFeministas históricas recebem prêmio da SPM nesta 3ª-feira

Feministas históricas recebem prêmio da SPM nesta 3ª-feira

Clara Charf, Herilda Balduino de Sousa, Lenira Maria de Carvalho, Mireya Suárez, Moema Viezzer e Neuma Aguiar serão agraciadas pela Ministra Eleonora Menicucci com o “Rose Marie Muraro” 

No SPM

A ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), entrega nesta terça-feira, (15/12), às 10 horas no Centro Cultural do Banco do Brasil de Brasília (CCBB), o Prêmio Rose Marie Muraro: Mulheres Feministas Históricas. As vencedoras são Clara Charf, Herilda Balduino de Sousa, Lenira Maria de Carvalho, Mireya Suárez, Moema Viezzer e Neuma Aguiar.

Elas vão receber um cheque no valor de R$ 50 mil cada. Realizado em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, a premiação é destinada a mulheres com mais de 75 anos que atuaram ou atuam na vida pública nacional em ações científicas, tecnológicas, culturais, educacionais ou artísticas, em gestão pública e privada, nos movimentos sociais, nas organizações não-governamentais, nos sindicatos e partidos políticos.

O objetivo do prêmio, que homenageia a intelectual e feminista Rose Marie Muraro (1930-2014), é reconhecer o papel desempenhado pelas mulheres que lutaram pela cidadania feminina, pela ampliação dos direitos humanos das mulheres e efetivação de mudanças na sociedade brasileira.

 

Prêmio Rose Marie Muraro: Mulheres Feministas Históricas

Terça-feira (16/12), às 10 horas

Sala de Cinema/ Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) – SCES, Trecho 2, Lote 22. Edifício Tancredo Neves.

 

Leia Também:

“Militância é ação” – Clara Charf

Viúva de Marighella sobre militares: “Eles têm que pagar pelo que fizeram” – Por: Mariana Desidério

Carlos Marighella – O revolucionário “Preto”

Artigos Relacionados
-+=