Fenômeno China pode estar com dias contados, diz estudo

Produção industrial, vendas do varejo, investimentos em capital: não importa para onde você olhe, os dados econômicos da China mostram enfraquecimento.

A situação está longe de ser dramática – afinal, o crescimento ainda deve ficar próximo da meta do governo de 7,5% este ano e os analistas continuam prevendo uma taxa alta por no mínimo mais uma geração. O milagre chinês simplesmente atingiu um “novo normal”, nas palavras do presidente Xi Jinping.

Não de acordo com um novo estudo de Lawrence Summers e Lant Pritchett, da Harvard Kennedy School, publicado pelo Escritório Nacional de Pesquisa Econômica em outubro.

Eles argumentam que uma euforia excessiva com o sucesso de China e Índia nas últimas décadas levou analistas a projetar um crescimento equivalente para os anos vindouros.

O problema é que os modelos estatísticos com base na história mostram que a regra é outra: o crescimento alto, depois de um tempo, tende a voltar para a mediana.

Em outras palavras: não dá para esperar que o crescimento futuro vai continuar olhando só para o crescimento do passado, como se tem feito. Se a história tem algo para mostrar, é que a China ainda vai desacelerar – e muito:

“Por que? Basicamente, porque é isso que acontece com crescimento rápido”, disparam os autores.

Este fenômeno é especialmente verdadeiro no caso de países em desenvolvimento, onde o mais comum são ciclos de forte crescimento com paradas (e regressões) bruscas. Os países desenvolvidos atingiram a riqueza não porque cresceram em surtos, e sim porque viveram longos períodos de expansão moderada e constante.

Eles sabem do que estão falando: Pritchett é um veterano do Banco Mundial e Summers já foi Secretário do Tesouro Americano, além de diretor do Conselho Econômico Nacional de Obama no auge da crise financeira – outro episódio que pegou de surpresa (quase) todo mundo.

“Muitos dos grandes erros econômicos de previsão dos últimos 50 anos vieram de extrapolar a performance de um país no passado recente, tratando a taxa de crescimento como uma característica permanente e não uma condição transitória”, diz o texto.

No auge da União Soviética e do Japão, por exemplo, não faltavam previsões sobre como eles eventualmente dominariam a economia global. O resto é história. Outro exemplo citado é o brasileiro:

“De 1967 a 1980, a economia brasileira cresceu 5,2% ao ano. Enquanto muitos podem ter identificado desequilíbrios macroeconômicos e estruturais que colocavam aquele crescimento em risco de recessão ou desaceleração cíclica, ninguém em 1980 poderia prever que pelos próximos 20 anos – de 1980 a 2002 – o crescimento per capita seria quase exatamente zero.”

Números

Para Summers e Pritchett, prever o crescimento da China e da Índia é hoje “a questão dos 42 trilhões de dólares”. Este é o valor da diferença entre o PIB somado dos dois países em 2033 considerando um crescimento médio de 7% ao ano (a previsão otimista) ou de 2% (a previsão feita pela regressão histórica).

Eles reconhecem que o tamanho de Índia e China – cada uma com mais de 1 bilhão de habitantes – e a longa duração do boom atual já são fatores muito fora da curva:

“A experiência chinesa entre 1977 e 2010 já tem a distinção de ser a única vez, possivelmente na história da humanidade, mas certamente a única documentada, de um episódio sustentado de crescimento super rápido (acima de 6%) por mais de 32 anos”.

Mas na melhor das hipóteses contempladas pelo que sabemos da história econômica até agora, o crescimento cairia para 5% por ano para China e 3,8% para Índia na próxima década – ainda bem abaixo do consenso atual.

Sobre os processos que poderiam fazer isso acontecer na prática, eles citam instituições, corrupção e as dificuldades de uma transição democrática, mas a mensagem central é que na verdade, não importa: desaceleração é a regra, não a exceção. Por enquanto, os futurólogos de plantão fariam bem em passar a escrever suas previsões de crescimento para a China em lápis.

 

 

Fonte: Exame

+ sobre o tema

O Golpe Branco do Parlamentarismo de Fato

Antes da crise que está nos jornais, há a...

A inteligência de cada um

Estudos mostram que a genética é crucial. Outros fatores...

Um quinto dos americanos acha que Obama é muçulmano, diz pesquisa

Obama frequenta a igreja e já reiterou publicamente sua...

O transporte de tração animal no Central Park e no Sul de Minas

Sou aficionada por revistas e livros sobre animais de...

para lembrar

Votem! Jovem negro brasileiro quer apresentar projeto em Harvard

Sou Lucas Bernardo, um jovem negro de 18 anos...

Japão e China: agrava-se a luta pela influência na África

Tóquio prometeu um pacote de ajuda de 300 milhões...

Ingrid Silva é selecionada para estudar em Harvard

A ativista e bailarina Ingrid Silva agora faz parte...

Brasileiras denunciam racismo em palestra, em Harvard: ‘Tem piolho nas tranças?’

Duas brasileiras relataram ter sofrido racismo em uma das palestras da Brazil Conference no último sábado, na universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Naira...

Misoginia e racismo na renúncia em Harvard

Muitos têm sido os desdobramentos da guerra em Gaza, cujos efeitos se estendem para além da catastrófica situação da população palestina. Os EUA têm sido especialmente tensionados pela...

Renúncia de Claudine Gay é sangue que agita águas contra mulheres negras

Claudine Gay, a reitora da Universidade Harvard, que anunciou sua renúncia na terça-feira após seu problemático depoimento no Congresso sobre o antissemitismo e as crescentes perguntas sobre citações ausentes em...
-+=