Fenômeno IZA fala de racismo e preconceito: ‘Me chamavam de churrasquinho’

Quando apareceu no palco Sunset ao lado de CeeLo Green no Rock in Rio, IZA — assim mesmo superlativa, em capslock — causou um furor. Muitos se perguntaram quem era aquela mulher de curvas sinuosas, voz potente, tranças esvoaçantes. Ao entrar numa escola particular e tradicional de Natal, no Rio Grande do Norte, aos 6 anos, Isabela causou estranhamento.

Por Carol Marques Do Extra

Muitos se questionaram quem era aquela menina espevitada, falante e… negra! “Eu era a única negra da escola e só percebi como isso afetava outras pessoas com o tempo. No Rio, eu já havia sido a única da turma. Era a diferente”, conta a cantora, o novo fenômeno pop do país.

Aos 27 anos, IZA vê em seu ofício mais do que cantar. “Tenho a chance de ser referência para muitas meninas negras como eu, posso oferecer representatividade e dizer a elas que podem ser quem quiserem”, avalia. Não é discurso pronto. Afinal, IZA sentiu na pele, sem fazer trocadilho barato, o peso do racismo. “O apelido que eu mais odiava era o de churrasquinho. Um dia perguntei à minha mãe por que as pessoas me olhavam no mercado. E ela dizia: ‘porque você é linda’”, recorda: “Essa bela autoestima foi primordial. Mas, claro, que tive minhas noias”.

Entre elas a de mudar os cabelos. “Alisei aos 12 anos. Minha mãe se rendeu e deixou. Eu não me achava atraente com o cabelo natural. Só fui beijar na boca com 17 anos”, justifica. Livre e empoderada, é essa IZA que hoje ganha cada vez mais seguidores (630 mil no Instagram), faz dez shows por mês entre outras apresentações, posa para editoriais e tem agenda cheia até abril de 2018.

Até três anos atrás, ela dava expediente numa agência de publicidade. Como muitos jovens de sua geração estava infeliz vendo a vida passar na urgência do futuro. Aprendeu a cantar em casa com a mãe, Isabel, professora de História da Arte e Música. Dali, migrou para os corais das igrejas católicas. Mas palco a travava. “Sempre fui extrovertida, a primeira a fazer tudo, representante de classe, mas subir num palco não era comigo”, confessa.

Cantava nas reuniões de amigos e eles não entendiam como ela ainda não vivia disso. Chutou o balde, avisou em casa e foi para o Youtube abrir seu canal mostrando covers. “Meus pais empre ma apoiaram, não precisava pagar as contas de casa, então, encarei”, recorda.

Na época, a ex-publicitária, filha única, morava com os pais em Olaria, onde nasceu e foi criada entre uma tempoarada e outra em estados diferentes por conta da profissão do pai, militar da Marinha. Uma semana após pedir demissão, veio a separação dos pais. “Foi uma época em que minha mãe teve que segurar muito a onda para eu seguir meu sonho”, diz.

As coisas foram acontecendo, a Isa virou IZA, ganhou empresário, um contrato com gravadora e estourou. Hoje, ela se vê como uma empresa, é inquieta e sabe que fama é passageira. “Detesto que puxem meu saco, que me tratem como diva”, avisa: “Sei de onde vim e prezo meus valores”.

Alguns prazeres do anonimato foram deixados para trás. “Amo ir ao Saara, me enfiar nas lojas, comprar caixinhas. Não dá mais para ir“, revela: “Sou muito pé no chão. Me blindo do deslumbramento, procuro ouvir o que realmente interessa. No mais, me protejo com a fé. Para onde vou levo meu terço e ando com a Bíblia na mala”.

+ sobre o tema

Sobre cabelos, relacionamentos e outras coisas!

Após uma atividade na minha universidade em celebração ao...

Mãe preta pode ser? Mulheres negras e maternidade

Débora Silva Maria, do Movimento Mães de Maio, há...

Quem vestiu a Globeleza?

Enviado para o Portal Geledés Engana-se os que acham que...

para lembrar

Mortalidade materna de mulheres negras é o dobro da de brancas, mostra estudo da Saúde

Assim como outros indicadores de saúde, a mortalidade materna é...

Presidenta Dilma Rousseff recebe lideranças do Movimento Negro

Educação, saúde, democratização da comunicação e enfrentamento à violência...

Ilê Aiyê promove a Semana da Mãe Preta em homenagem à mulher negra

A Associação Cultural Ilê Aiyê promove a partir da...
spot_imgspot_img

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...

Da’Vine Joy Randolph vence o Oscar de Melhor atriz coadjuvante

Uma das favoritas da noite do 96º Oscar, Da'Vine Joy Randolph se sagrou a Melhor atriz coadjuvante da principal premiação norte-americana do cinema. Destaque...
-+=