Evento em Brasília debate o papel da mulher negra na arte urbana brasileira

Com o nome Conexões Urbanas: Impressões Femininas na Cultura de Rua, projeto reúne oficinas, aulão de dança e apresentações musicais de DJs e bandas do DF e de São Paulo

Rimas & Melodias, banda formada por Tássia Reis, Drik Barbosa, Karol de Souza e outras MCs é uma das atrações

Enviado para o Portal Geledés 

Divulgação

No mês da Consciência Negra, Brasília ganha um novo projeto para discutir os processos criativos de mulheres negras na arte urbana brasileira. Nos dias 23 e 24 de novembro, grandes representantes femininas da cultura urbana e do hip hop do DF e do Brasil se reúnem no Espaço Cultural Canteiro Central e na Arena Conexões do Estádio Nacional para a realização do projeto Conexões Urbanas: Impressões Femininas na Cultura de Rua.

Com entrada franca mediante doação de livros, brinquedos e alimentos não perecíveis, o projeto apresenta duas oficinas sob os temas de empoderamento feminino com Vera Veronika e técnicas de DJ para mulheres com as DJs Donna e Simmone Lasdenas; um aulão de dancehall com Carolina Mercado; e uma noite de discotecagens, graffite ao vivo e shows que reúnem importantes DJs, MCs, b-girls e grafiteiras representantes do cenário de arte urbana feminino no Brasil.

Enquanto as oficinas ganham o Espaço Cultural Canteiro Central no dia 23; os shows acontecem no Estádio Nacional, dia 24. Por lá, a grande atração da noite é o projeto paulistano Rimas & Melodias, que reúne os novos nomes femininos da cultura rap nacional: Tássia Reis, Drik Barbosa, Tatiana Bispo, Karol de Souza, Stefanie, Alt Niss e DJ Mayra Maldjian.

Divulgação

O show tem base no disco homônimo, que marca a estreia deste coletivo brasileiro de rap e R&B, celebrando as origens de cada uma das artistas, desde ancestralidade e espiritualidade até memórias de infância e referências musicais herdadas da família. Além do Rimas e Melodias, se apresentam as DJs Donna (DF), Janna (DF), Simmone Lasdenas (SP) e K-Mina (SP). O projeto conta, ainda, com grafitte ao vivo apresentado pela artista urbana Siren (DF), e o desfile da marca brasiliense Nega do Pixain.

Promovido e gerido por mulheres negras, o projeto Conexões Urbanas: Impressões Femininas na Cultura de Rua orgulha-se em contar apenas com artistas do gênero feminino em sua programação. O projeto promete reunir gerações de mulheres empoderadas em torno dos sons e das manifestações artísticas que inspiram minas ao redor de todo o mundo. Serão dois dias para se refletir sobre o importante papel da mulher negra na arte que vem das ruas dos grandes centros urbanos brasileiros.

Confira a programação completa:

23/11/2017

Oficina de Discotecagem para Mulheres, com as DJs Donna e Simmone Lasdenas
Oficina de Discotecagem voltada exclusivamente para o público feminino, sob o comando de DJs mulheres da maior importância para a cultura urbana em Brasília e São Paulo.
DJs Donna e Simmone Lasdenas
Local: Espaço Cultural Canteiro Central
Horário: Turma I – 9h às 13h; Turma II – 14h às 18h
20 vagas

*5 vagas exclusivas para pessoas com deficiência
Inscrições: [email protected]

 

Oficina de Empoderamento feminino: Mulheres Donas de Si, com Vera Verônika
Uma oficina que visa trazer novas abordagens à auto estima e ao reconhecimento pessoal por parte de mulheres negras, sob a batuta de Vera Veronika, primeira rapper mulher do DF, pioneira em causas de grande importância no debate do feminismo negro.
Local: Espaço Cultural Canteiro Central
Horário: 19h às 21h
40 vagas
Inscrições: [email protected]

24/11/2017

 

Aulão de Dancehall com Carolina Mercado
O Dancehall é uma dança urbana nascida na Jamaica. Uma dança que celebra a vida, a liberdade, a autenticidade. O Aulão de Dancehall tem o objetivo de difundir a cultura afro-jamaicana em Brasília, e busca nas alunas a liberdade necessária para imprimir no movimento a sua personalidade e espontaneidade.

Local: Arena Conexões – Estádio Nacional
Horário: 20h

Vagas ilimitadas
Inscrições: [email protected]

 

Apresentações Musicais

Local: Arena Conexões – Estádio Nacional

Horário: 20h às 04h

DJ Donna (DF)

DJ Janna (DF)

DJ Simmone Lasdenas (SP)

DJ K-Mina (SP)

Rimas & Melodias (SP) – Projeto formado por mulheres que compõem o novo cenário do rap nacional: Tássia Reis, Drik Barbosa, Tatiana Bispo, Karol de Souza, Stefanie, Alt Niss e DJ Mayra Maldjian

Grafitte ao vivo com Siren (DF)

Desfile Nega do Pixain (DF)

Serviço – Conexões Urbanas: Impressões Femininas na Cultura de Rua

Data: 23 e 24 de novembro de 2017

Locais: Espaço Cultural Canteiro Central (Oficinas) e a Arena Conexões – Museu Nacional (Shows)

ENTRADA FRANCA (mediante doação de livros, brinquedos e alimentos não perecíveis)

Inscrições nas oficinas através do e-mail [email protected]

 

***Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do PORTAL GELEDÉS e não representa ideias ou opiniões do veículo. Portal Geledés oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.

+ sobre o tema

Taís faz um debate sobre feminismo negro em Mister Brau

Fiquei muito feliz em poder trazer o feminismo negro...

Conheça a história de Shirley Chisholm, primeira mulher a ingressar na política americana

Tentativas de assassinato e preconceito marcaram a carreira da...

Roda de Conversa: Mulher, raça e afetividades

O grupo de pesquisa Corpus Dissidente promove a roda...

Entristecemos

A recessão nos tirou festa e regalos e nos...

para lembrar

Mulheres negras usam estratégias de quilombo na política

Ocupando a Câmara e assembleias legislativas pelo país, mulheres...

Educação Diversidade Igualdade: num tempo de encanto pelas diferenças

RESUMO O texto tecido com causos, músicas, fragmentos...

5 razões para acompanhar Leci Brandão de perto

A cantora completa neste mês 40 anos de carreira....
spot_imgspot_img

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...

Da’Vine Joy Randolph vence o Oscar de Melhor atriz coadjuvante

Uma das favoritas da noite do 96º Oscar, Da'Vine Joy Randolph se sagrou a Melhor atriz coadjuvante da principal premiação norte-americana do cinema. Destaque...
-+=