Festa do Boi recebe cerimônia de encerramento do programa de aceleração Quartzo

Nesta terça-feira (16), a partir das 13h, a Festa do Boi (realizada no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim) recebe a cerimônia de encerramento do Quartzo – programa de aceleração dirigida à transformação digital de negócios tradicionais liderados por mulheres negras do Rio Grande do Norte.

Durante a cerimônia, as 17 empreendedoras que passaram pelo programa de aceleração irão apresentar seus negócios e a evolução que tiveram durante o Quartzo. O público poderá fazer perguntas e interagir com as empreendedoras. Ao final do evento, a partir das 18h, Aretha Duarte – primeira mulher negra latino-americana a chegar ao topo do monte Everest, o lugar mais alto do mundo – encerra as apresentações contando um pouco sobre a sua trajetória. 

Para participar do evento, que é aberto ao público, é necessário se inscrever através do site festadoboi.rn.sebrae.com.br/

Sobre o Quartzo – “O Quartzo é um programa de aceleração focado na transformação digital e de impacto social de empreendimentos tradicionais liderados por mulheres negras. Um projeto especial da BlackRocks em conjunto com o Sebrae-RN que proporciona troca de experiências e conhecimentos, com acesso a ferramentas e estratégias para modelar negócios mais inovadores e oportunidades no mercado digital”, explica Maitê Lourenço, idealizadora do Quartzo, fundadora e CEO da BlackRocks. “Maximizar as oportunidades e conexões transformadoras que fomentem a inovação dessas mulheres para que exponenciem seus negócios e potenciais de liderança é nossa entrega inegociável”.

Todos os projetos aprovados têm pelo menos uma mulher negra na equipe da empresa, além de ter um CNPJ ativo e domiciliado no Rio Grande do Norte. Também foi exigido uma operação mínima de 6 meses e faturamento no mercado tradicional.

Principais pontos do programa 

Diferentemente do ecossistema de inovação, o programa foi concebido como um potencializador de empreendimentos tradicionais do Estado, contribuindo para o aperfeiçoamento de técnicas e instrumentos ensinados ou desenvolvidos em mentorias, workshops e palestras. Além disso, a metodologia do Quartzo também conta com a preparação de novos modelos de negócio para o mercado, a troca de conhecimentos entre eles, o ecossistema empreendedor e outros potenciais parceiros.

O programa teve duração de quatro meses, com início em agosto e finalização em novembro deste ano. Segundo o Diretor Técnico do Sebrae RN, João Hélio Cavalcanti, o Quartzo é um marco na atuação da instituição de apoio às micro e pequenas empresas no Rio Grande do Norte e um importante agente de mudança nas perspectivas de sustentabilidade e prosperidade das empresas selecionadas pelo programa. “A transformação digital é mais do que inovação e adoção de tecnologia ou modelo de negócio. É um passo relevante para se chegar a novos mercados, aumentar a competitividade e ampliar a geração de lucro nas empresas dessas mulheres empreendedoras. No programa, nossa missão é apoiar, fortalecer e orientar essas empresas, objetivando garantir a presença delas num contexto mais tecnológico e competitivo”, avalia João Hélio Cavalcanti.

Incentivar e contribuir para que mulheres ocupem mais espaço e posições de autonomia, destaque e poder, motivou muito a criação desta edição do Quartzo. Segundo a CEO da BlackRocks, era preciso buscar apoiadores com propósito alinhado e sólido em relação ao público do programa, então, o encontro com o Itaú Mulher Empreendedora e a IFC foi encaixe muito oportuno.

“O programa Itaú Mulher Empreendedora reúne um conjunto de soluções para inspirar, capacitar e conectar empresárias. Buscamos inspirar e incentivar a partir da história e experiência de mulheres que criam novas referências de liderança e sucesso, além de inseri-las aos ambientes adequados para expandir redes de relacionamento, realizar negócios, parceria e troca de informações. O Quartzo é ligado ao nosso propósito e às entregas que pretendemos fazer para as mulheres negras do Rio Grande do Norte”, explica Luciana Nicola, superintendente de Relações Institucionais, Sustentabilidade e Empreendedorismo do Itaú Unibanco, responsável pelo Itaú Mulher Empreendedora.

Desde o lançamento do Itaú Mulher Empreendedora, a IFC contribui com apoio estratégico, técnico e financeiro para estimular a participação feminina nos negócios e na economia. “A igualdade de gênero está no foco da agenda de desenvolvimento da IFC no Brasil. Criar condições para dar oportunidades às mulheres, especialmente às mulheres negras, no ambiente digital e tecnológico é cumprir com nossa estratégia e também apoiar a inclusão e a expansão das oportunidades econômicas no país”, afirma Carlos Leiria Pinto, Gerente Geral da IFC no Brasil.

A inspiração para o nome do programa está nesse que é o segundo mineral mais abundante da Terra, e o Brasil é um dos países mais rico em variedades de quartzo.  Com estrutura cristalina, a pedra preciosa amplia e purifica energias, possui a capacidade de produzir eletricidade quando submetida a pressão e tem uso diversificado – da construção civil à fibra ótica. Essas características se assemelham ao perfil das pessoas que empreendem: versáteis, diversas, dedicadas, múltiplas. Segundo Maitê, o desenho da iniciativa partiu da uma provocação de mão dupla: trazer as oportunidades do digital para o tradicional e levar as especialidades do offline para o mundo digital.

Para saber mais detalhes sobre as selecionadas, acesse www.blackrocks.com.br/quartzo. Mais informações também estão disponíveis no site do Quartzo e perfis das redes sociais da BlackRocks e do Sebrae-RN.

Sobre a BlackRocks Startups

A BlackRocks Startups é um hub de inovação que promove acesso à população negra em ambientes altamente inovadores e tecnológicos. Desde 2016, a empresa apoia pessoas e negócios inovadores, lucrativos e tecnológicos, como hub de inovação preto que conecta empreendedores a capital e oportunidades no ecossistema de startups.

Nesses cinco anos, a BlackRocks Startups compôs um portfólio diversificado, que inclui Inquímica, Clube da Preta, Genyzs, InovaQA Tecnologia, Double Dash Studis, Edukarnegócios, EdTechLab, FazerOrçamento.com, Goodchef, GoPhone, OnePercent, SmartDispenser, Trampay, Unicainstacia e Viverde Casa.

Com parceira com Banco BTG Pactual e TikTok, a empresa fomenta o ecossistema e fortalece startups potencializando conexões, capital, empreendedores negros e empreendimentos no Brasil todo com um modelo de aceleração robusto, técnico, justo, profissional e focado em efetividade e resultados. A BlackRocks Startups hoje é referência em capacitação de empreendedores, geração de estudos e pesquisas sobre o ecossistema, aceleração de startups pretas e fomento ao desenvolvimento do setor. Saiba mais em www.blackrocks.com.br.

Sobre o SEBRAE/RN

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte – SEBRAE/RN, sociedade civil sem fins lucrativos, instituída por escritura pública, sob a forma de Serviço Social Autônomo. Promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro pequenas empresas – aqueles com faturamento bruto anual de até R$ 4,8 milhões. https://digital.rn.sebrae.com.br/

Sobre a IFC

A IFC—membro do Grupo Banco Mundial—é a maior instituição global de desenvolvimento voltada para o setor privado nos mercados emergentes. Trabalhamos em mais de 100 países, usando nosso capital, conhecimentos técnicos e influência para criar mercados e gerar oportunidades nos países em desenvolvimento. No exercício financeiro de 2020, investimos US$ 22 bilhões em empresas privadas e instituições financeiras nos países em desenvolvimento, alavancando o poder do setor privado para erradicar a pobreza extrema e aumentar a prosperidade compartilhada. Para mais informações, visite www.ifc.org.

Sobre o Itaú Mulher Empreendedora

O programa Itaú Mulher Empreendedora tem como objetivo apoiar e impulsionar negócios com grande potencial liderados por mulheres, além de contribuir para a inclusão desse público e sua independência financeira, alavancando resultados financeiros, assim como seu potencial de impacto social. Saiba mais em: https://imulherempreendedora.com.br/

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE.

+ sobre o tema

As Negras no Globo de Ouro 2017

Olá pessoas! E vamos nós para mais um Red Carpet,...

OJ Simpson é personagem central de documentário favorito ao Oscar

Todo atleta busca troféus, consagração de trabalhos que envolvem...

Após anunciar gravidez, Juliana Alves fala sobre a primeira gestação

Grávida de quatro meses, Juliana Alves revelou que será...

Conheça Carol Anchieta, a nova aposta do “Jornal do Almoço”

Carol Anchieta, 36 anos, é a nova aposta do...

para lembrar

Ler e conhecer “Mulheres negras fazendo história”

Ao fim do primeiro mês de 2013, começa a...

As mulheres que cultivam mandioca no Suriname para vendê-la nos Países Baixos

Tania Liew-A-Soe é a presidenta e fundadora da cooperativa...

Não há mais espaço para violência obstétrica contra mulheres negras

Falar sobre violência obstétrica no Brasil durante a semana da consciência...

Julho das Pretas 2022. Qual projeto de nação das mulheres negras?

Estamos em julho, conhecido pela militância política como Julho...
spot_imgspot_img

Brasil finalmente considera mulheres negras em documento para ONU

Finalmente o governo brasileiro inicia um caminho para a presença da população afrodescendente no processo de negociação de gênero na Convenção-Quadro das Nações Unidas...

‘Não tenho história triste, mas ser mulher negra me define muito’, diz executiva do setor de mineração, sobre os desafios para inclusão na indústria

Diretora de relações governamentais e responsabilidade social da Kinross Brasil Mineração, Ana Cunha afirma que a contratação de mulheres no setor, onde os homens...

No Dia para Eliminação da Discriminação Racial ONU reforça importância de investir em mulheres negras

No Dia Internacional para Eliminação da Discriminação Racial, 21 de março, ONU defende investimento em mulheres negras como caminho para o progresso. A campanha "Investir...
-+=