sábado, novembro 27, 2021
InícioÁfrica e sua diásporaEntretenimentoFesta do Boi recebe cerimônia de encerramento do programa de aceleração Quartzo

Festa do Boi recebe cerimônia de encerramento do programa de aceleração Quartzo

Nesta terça-feira (16), a partir das 13h, a Festa do Boi (realizada no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim) recebe a cerimônia de encerramento do Quartzo – programa de aceleração dirigida à transformação digital de negócios tradicionais liderados por mulheres negras do Rio Grande do Norte.

Durante a cerimônia, as 17 empreendedoras que passaram pelo programa de aceleração irão apresentar seus negócios e a evolução que tiveram durante o Quartzo. O público poderá fazer perguntas e interagir com as empreendedoras. Ao final do evento, a partir das 18h, Aretha Duarte – primeira mulher negra latino-americana a chegar ao topo do monte Everest, o lugar mais alto do mundo – encerra as apresentações contando um pouco sobre a sua trajetória. 

Para participar do evento, que é aberto ao público, é necessário se inscrever através do site festadoboi.rn.sebrae.com.br/

Sobre o Quartzo – “O Quartzo é um programa de aceleração focado na transformação digital e de impacto social de empreendimentos tradicionais liderados por mulheres negras. Um projeto especial da BlackRocks em conjunto com o Sebrae-RN que proporciona troca de experiências e conhecimentos, com acesso a ferramentas e estratégias para modelar negócios mais inovadores e oportunidades no mercado digital”, explica Maitê Lourenço, idealizadora do Quartzo, fundadora e CEO da BlackRocks. “Maximizar as oportunidades e conexões transformadoras que fomentem a inovação dessas mulheres para que exponenciem seus negócios e potenciais de liderança é nossa entrega inegociável”.

Todos os projetos aprovados têm pelo menos uma mulher negra na equipe da empresa, além de ter um CNPJ ativo e domiciliado no Rio Grande do Norte. Também foi exigido uma operação mínima de 6 meses e faturamento no mercado tradicional.

Principais pontos do programa 

Diferentemente do ecossistema de inovação, o programa foi concebido como um potencializador de empreendimentos tradicionais do Estado, contribuindo para o aperfeiçoamento de técnicas e instrumentos ensinados ou desenvolvidos em mentorias, workshops e palestras. Além disso, a metodologia do Quartzo também conta com a preparação de novos modelos de negócio para o mercado, a troca de conhecimentos entre eles, o ecossistema empreendedor e outros potenciais parceiros.

O programa teve duração de quatro meses, com início em agosto e finalização em novembro deste ano. Segundo o Diretor Técnico do Sebrae RN, João Hélio Cavalcanti, o Quartzo é um marco na atuação da instituição de apoio às micro e pequenas empresas no Rio Grande do Norte e um importante agente de mudança nas perspectivas de sustentabilidade e prosperidade das empresas selecionadas pelo programa. “A transformação digital é mais do que inovação e adoção de tecnologia ou modelo de negócio. É um passo relevante para se chegar a novos mercados, aumentar a competitividade e ampliar a geração de lucro nas empresas dessas mulheres empreendedoras. No programa, nossa missão é apoiar, fortalecer e orientar essas empresas, objetivando garantir a presença delas num contexto mais tecnológico e competitivo”, avalia João Hélio Cavalcanti.

Incentivar e contribuir para que mulheres ocupem mais espaço e posições de autonomia, destaque e poder, motivou muito a criação desta edição do Quartzo. Segundo a CEO da BlackRocks, era preciso buscar apoiadores com propósito alinhado e sólido em relação ao público do programa, então, o encontro com o Itaú Mulher Empreendedora e a IFC foi encaixe muito oportuno.

“O programa Itaú Mulher Empreendedora reúne um conjunto de soluções para inspirar, capacitar e conectar empresárias. Buscamos inspirar e incentivar a partir da história e experiência de mulheres que criam novas referências de liderança e sucesso, além de inseri-las aos ambientes adequados para expandir redes de relacionamento, realizar negócios, parceria e troca de informações. O Quartzo é ligado ao nosso propósito e às entregas que pretendemos fazer para as mulheres negras do Rio Grande do Norte”, explica Luciana Nicola, superintendente de Relações Institucionais, Sustentabilidade e Empreendedorismo do Itaú Unibanco, responsável pelo Itaú Mulher Empreendedora.

Desde o lançamento do Itaú Mulher Empreendedora, a IFC contribui com apoio estratégico, técnico e financeiro para estimular a participação feminina nos negócios e na economia. “A igualdade de gênero está no foco da agenda de desenvolvimento da IFC no Brasil. Criar condições para dar oportunidades às mulheres, especialmente às mulheres negras, no ambiente digital e tecnológico é cumprir com nossa estratégia e também apoiar a inclusão e a expansão das oportunidades econômicas no país”, afirma Carlos Leiria Pinto, Gerente Geral da IFC no Brasil.

A inspiração para o nome do programa está nesse que é o segundo mineral mais abundante da Terra, e o Brasil é um dos países mais rico em variedades de quartzo.  Com estrutura cristalina, a pedra preciosa amplia e purifica energias, possui a capacidade de produzir eletricidade quando submetida a pressão e tem uso diversificado – da construção civil à fibra ótica. Essas características se assemelham ao perfil das pessoas que empreendem: versáteis, diversas, dedicadas, múltiplas. Segundo Maitê, o desenho da iniciativa partiu da uma provocação de mão dupla: trazer as oportunidades do digital para o tradicional e levar as especialidades do offline para o mundo digital.

Para saber mais detalhes sobre as selecionadas, acesse www.blackrocks.com.br/quartzo. Mais informações também estão disponíveis no site do Quartzo e perfis das redes sociais da BlackRocks e do Sebrae-RN.

Sobre a BlackRocks Startups

A BlackRocks Startups é um hub de inovação que promove acesso à população negra em ambientes altamente inovadores e tecnológicos. Desde 2016, a empresa apoia pessoas e negócios inovadores, lucrativos e tecnológicos, como hub de inovação preto que conecta empreendedores a capital e oportunidades no ecossistema de startups.

Nesses cinco anos, a BlackRocks Startups compôs um portfólio diversificado, que inclui Inquímica, Clube da Preta, Genyzs, InovaQA Tecnologia, Double Dash Studis, Edukarnegócios, EdTechLab, FazerOrçamento.com, Goodchef, GoPhone, OnePercent, SmartDispenser, Trampay, Unicainstacia e Viverde Casa.

Com parceira com Banco BTG Pactual e TikTok, a empresa fomenta o ecossistema e fortalece startups potencializando conexões, capital, empreendedores negros e empreendimentos no Brasil todo com um modelo de aceleração robusto, técnico, justo, profissional e focado em efetividade e resultados. A BlackRocks Startups hoje é referência em capacitação de empreendedores, geração de estudos e pesquisas sobre o ecossistema, aceleração de startups pretas e fomento ao desenvolvimento do setor. Saiba mais em www.blackrocks.com.br.

Sobre o SEBRAE/RN

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte – SEBRAE/RN, sociedade civil sem fins lucrativos, instituída por escritura pública, sob a forma de Serviço Social Autônomo. Promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro pequenas empresas – aqueles com faturamento bruto anual de até R$ 4,8 milhões. https://digital.rn.sebrae.com.br/

Sobre a IFC

A IFC—membro do Grupo Banco Mundial—é a maior instituição global de desenvolvimento voltada para o setor privado nos mercados emergentes. Trabalhamos em mais de 100 países, usando nosso capital, conhecimentos técnicos e influência para criar mercados e gerar oportunidades nos países em desenvolvimento. No exercício financeiro de 2020, investimos US$ 22 bilhões em empresas privadas e instituições financeiras nos países em desenvolvimento, alavancando o poder do setor privado para erradicar a pobreza extrema e aumentar a prosperidade compartilhada. Para mais informações, visite www.ifc.org.

Sobre o Itaú Mulher Empreendedora

O programa Itaú Mulher Empreendedora tem como objetivo apoiar e impulsionar negócios com grande potencial liderados por mulheres, além de contribuir para a inclusão desse público e sua independência financeira, alavancando resultados financeiros, assim como seu potencial de impacto social. Saiba mais em: https://imulherempreendedora.com.br/

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE.

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!
RELATED ARTICLES