Festival Afro Brasileiro começa com manifestações culturais

 

Começou no último sábado (13), a segunda edição do Festival Afro Brasileiro que prossegue até o próximo dia 30 com uma ampla programação. Realizado pela Assessoria de Promoção da Igualdade Racial e apoio da Acim, Sivamar e Sindivest, o evento terá uma série de eventos culturais, esportivos e exposições voltada a toda comumidade.

O assessor de Promoção da Igualdade Racial, Ademir Félix de Jesus, convida toda a comunidade para os eventos do festival. Nesta segunda edição teremos vários eventos públicos em vários locais de Maringá, todos abertos ao público, lembrou.

O primeiro evento, realizado no ginásio Valdir Pinheiro, na Vila Olímpica, foi o Campeonato e Workshop de Dança de Rua, reunindo convidados de Maringá e cidades vizinhas no último final de semana. O público assistiu a apresentações de capoeira, Bumba meu Boi, dança de rua, skate, step e hip hop, visitou exposições e participou de palestras. Na Escola Milton Santos, o educador Paulo Bahia, do Centro Cultural Jhamayca, apresentou o espetáculo de bonecos Um Conto de Nagô, peça produzida com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

Dentro da programação do Festival Afro Brasileiro, a Pastoral Afro da Arquidiocese de Maringá realizou na segunda-feira uma Missa Afro, abrindo as comemorações da Semana Nacional da Consciência Negra na arquidiocese. O evento a cargo dos padres Ivandir e José foi na Capela de São Benedito, no Conjunto João de Barro e Santa Felicidade.

Segundo a arquidiocese as celebrações da Semana da Consciência Negra em Maringá reafirmam o Documento de Aparecida, em relação ao respeito, consideração e valorização da história do povo negro no continente latino-americano.

Na última terça-feira, alunos e educadores do Colégio Estadual Duque de Caxias também iniciaram as atividades da Semana Nacional de Consciência Negra na escola. Os alunos desenvolvem e apresentam trabalhos referentes à história dos negros na colonização e formação cultural do povo brasileiro. O 2º Festival Afro Brasileiro prossegue com ampla programação voltada a toda comunidade até o próximo dia 30 de novembro.

Autor: Assessoria de Comunicação: PMM

+ sobre o tema

A leveza e o soul de Liniker chegaram ao programa ‘Tiny Desk’, nos EUA

Cantora e sua banda, os Caramelows, foram destaque na...

Presidirá hoje Danny Glover encontro de cineastas em Cuba

Havana, 14 set (Prensa Latina) presidirá hoje aqui um...

Canal Arte1 estreia, 2 de março, a série Ancestralidades

O canal Arte1 estreia na quinta-feira, 2 de março,...

Emma Watson vai à peça de Harry Potter e tieta atriz que vive Hermione

Conhecida por ter interpretado a personagem Hermione em todos...

para lembrar

Nicki Minaj, a “Lady Gaga do hip hop”, lança seu primeiro álbum

Por: Camilo Rocha   Como assim, Lady Gaga do hip hop?...

Jorge Aragão lança sambabook e lembra que chorou ao ouvir sua música no rádio

“O samba é minha maneira de sentar, conversar, respirar,...

Usain Bolt arrasa recorde dos 200 metros e é ouro em Berlim

Fonte: G1 - Jamaicano não deu chance aos adversários e...

Você sabia que foi uma mulher negra que criou “Rock N’Roll”?

Quase que completamente desconhecida hoje, Sister Rosetta tinha um...
spot_imgspot_img

Inéditos de Joel Rufino dos Santos trazem de volta a sua grandeza criativa

Quando faleceu, em 2015, Joel Rufino dos Santos deixou pelo menos dois romances inéditos, prontos para publicação. Historiador arguto e professor de grandes méritos, com...

‘Está começando a segunda parte do inferno’, diz líder quilombola do RS

"Está começando a segunda parte do inferno", com esta frase, Jamaica Machado, líder do Quilombo dos Machado, de Porto Alegre, resumiu, com certo desânimo, a nova...

Brasileiro dirige único teatro negro da Alemanha

"Ainda tenho um milhão de coisas para fazer", diz Wagner Carvalho, diretor artístico do teatro Ballhaus Naunynstrasse em Berlim, poucas horas antes da estreia da noite. Wagner não...
-+=