Festival no Rio reúne 60 filmes com temática negra

Diversificar e enegrecer o cinema brasileiro. Esse é o objetivo do 8º Encontro de Cinema Negro, que acontece em maio no Rio de Janeiro. O festival foi lançado nesta quarta-feira em um ciclo de debates realizado na Biblioteca Parque Estadual, no centro da cidade.

Por Lígia Souto, do EBC 

Ele vai reunir mais de 60 filmes que têm em comum o olhar negro sobre a realidade. São 32 filmes brasileiros, além de obras caribenhas e africanas. De acordo com o cineasta e curador do Encontro, Joel Zito Araújo, apesar de incentivar a dramaturgia negra, os filmes selecionados não abordam apenas o racismo.

 

Eles exploram também temas como ancestralidade e religião em diferentes formatos que vão do documentário à ficção. Para o cineasta, há ainda um longo caminho a se percorrer para mudar a representação do audiovisual no Brasil, mas, o aumento no número de filmes inscritos anuncia, segundo ele, novos caminhos para o cinema brasileiro.

 

A diretora de arte Biza Vianna, que assumiu o desafio dos encontros após a morte do marido, o ator e cineasta Zózimo Bulbul, ressalta a importância de se dar visibilidade e espaço para o cinema negro.

 

A estudante de Comunicação e cineasta Yasmin Tainá Neves foi uma das selecionadas para exibir seu filme durante o festival. Ela explica que o curta Cabela é uma ficção sobre o cotidiano de mulheres negras.

 

Os filmes selecionados serão exibidos entre os dias 27 de maio e 2 de junho no cinema Odeon e no Centro Cultural Justiça Federal, com ingressos a preços populares.

+ sobre o tema

VIDA DE REI

Pelé vai lançar um livro contando sua história, em...

Bolt é superado por Gay e perde invencibilidade

Bolt foi derrotado pela primeira...

Alemães e sul-africanos passam experiências da Copa a Cuiabá

Cuiabá recebe, nesta quinta-feira (23), profissionais diretamente ligados...

para lembrar

Pesquisa revela que mulheres negras estão fora do cinema nacional

Apesar de ser a maior parte da população feminina...

A mulher negra no cinema brasileiro: uma análise de Filhas do Vento

RESUMO  O artigo apresenta uma reflexão sobre a mulher negra...

Pôster chinês do novo Star Wars é acusado de racismo

A versão chinesa do cartaz de “Star Wars: O...

Denegrindo e Feminizando o cinema estadunidense

O Filme baseado em poemas da feminista Ntozake Shange,...
spot_imgspot_img

Com 10 exibições que abordam a luta antirracista, Mostra do Cinema Negro tem sessões a partir de 4 de abril em Presidente Prudente

O Serviço Social da Indústria (Sesi-SP) promove, entre os dias 4 de abril e 23 de maio, uma programação com dez filmes que celebram o cinema...

A Sombra do Sonho de Clarice

O longa-metragem convidado para ser exibido no Lanterna Mágica no dia 21 de março foi O Sonho de Clarice, de Fernando Gutierrez e Guto...

Quando  Orí Protagoniza Uma Sessão de Animação

Um dos destaques da programação da sexta edição do Lanterna Mágica, festival de cinema de animação que acontece entre os dias 19 e 24...
-+=