Compositor de musicas de sucesso Mombaça apresenta seus projetos

Nascido em um ambiente musical, Mombaça ganhou espaço no cenário do samba ao compor músicas com Mart’nália que viraram sucesso: Pretinhosidade, Chega, Obnubilado entre outras. Cresceu no meio musical. O pai tocava clarinete e regia o coro da Igreja Batista e a mãe cantava no coro da mesma igreja,onde Mombaça iniciou a carreira. O nome artístico – Mombaça- escolhido por ele mesmo, faz referência à cidade no Quênia.

por Marta Caminha via Guest Post para o Portal Geledés

mombaça e martinalia

Além de compositor e cantor, Mombaça tem alguns projetos que ja desenvolve ha algum tempo, como:

Vem Vencer
Musica composta em parceria com Mu Chebabi, que contou com o apadrinhamento do cantor Gilberto Gil e teve a participação de Chico Buarque, Isabel Filardis, Ivan Lins, Angelique Kdjo, Zeze Motta, Maria Ceiça, cerca de 30 personalidades deram voz à esta música que tornou-se um movimento. O Movimento Vem Vencer.

Como desdobramento natural, este ano, esta sendo planejada a Primeira Jornada Mundial contra o Racismo Vem vencer, que será lançada em novembro, mês da consciência negra, com foco nas olimpíadas.

Sarau Preto
Criado em 2013, é um projeto de música e poesia cuja finalidade é a valorização de toda produção cultural afro brasileira com alguma transversalidade: dança, teatro e artes plásticas, por exemplo.
O evento pretende ser o primeiro de vários encontros de compositores e poetas afro-brasileiros, surgiu da necessidade de dar maior visibilidade a produção intelectual e artística dos afro-brasileiros de maneira simples, elegante, orgânica.

A cada edição do evento são especialmente convidados compositores e poetas que apresentam suas próprias obras e/ou interpretam a de qualquer outro artista negro. Também são homenageados um compositor e um poeta negros consagrados. O evento ja contou com a participação de Maria Ceiça, Sérgio Loroza …

Samba Trançado

Criado em 2011, em que a ONU denominou como Ano dos afro descendentes, para ajudar a repercutir a importância da data, o Samba trançado nasceu como um grupo musical simples, cuja célula ritmica é o jongo influenciado pela ritmica afro-carioca. Em 2015 o grupo assumiu o caráter de bloco carnavalesco e deslilou, pela primeira vez, no bairro boêmio de Vila Isabel, zona norte da Cidade Maravilhosa.
Com o repertório predominantemente autoral, o bloco , que se identifica como de Jongo Contemporâneo, busca trazer para o contexto atual a produção de textos que revelem a situação dos afro-brasileiros na atualidade: cabeça erguida, tanto do ponto de vista literário quanto postural / físico. Nesse sentido a dança assume um papel fundamental. Através de coreografias bem elaboradas, o Samba Trançado busca demonstrar a pujança, força, alegria e orgulho da nova geração de afro brasileiros.

Além da parceria com Mart’nália, Mombaça conta com outras composições de sucesso: Ta rindo é?, com Ana Carolina e parcerias com Sandra de Sá, Bebeto, Zélia Duncan, Luiza Possi e outros.

+ sobre o tema

Redenção ganha Selo para Igualdade Racial

Redenção está entre as oito secretarias premiadas do Brasil...

Campanha propõe a afirmação da identidade afrodescendente no Censo 2011

Pela primeira vez, em um Censo Nacional, os uruguaios...

Graça Machel fica com metade da herança de Mandela

Testamento de Mandela lido ontem pelo Tribunal Constitucional sul-africano A...

para lembrar

Hoje na História, 07 de Março, Marcha em Selma pelos direitos civis completa 50 anos

Presidente Barack Obama e ex-presidente George W. Bush participam...

Angola usa métodos que “fazem lembrar o apartheid”, diz Rafael Marques

Rafael Marques, um dos mais relevantes ativistas que lutam...

Evento gratuito em São Paulo ensina dança e percussão para pais e filhos

Os eventos são abertos ao público e há atividades...

Moradores do Quilombo Rio do Macaco sofrem ameaça de despejo

Lideranças e entidades do movimento negro da Bahia denunciam...
spot_imgspot_img

Quem são os ex-escravizados que deixaram o Brasil em direção à África no século 19

Em seu mais recente livro, o pesquisador Carlos Fonseca conta a trajetória dos retornados, escravizados libertos e seus descendentes que deixaram o Brasil e retornaram...

Paraense Brisas Project acaba de lançar seu EP PERDOA

Está no mundo o primeiro EP de Brisas Project. PERDOA é uma obra em quatro faixas que explora uma sonoridade orientada ao Pop Rock, Lo-fi e...
-+=