sábado, agosto 13, 2022
InícioEm PautaFica MUF: Museu de Favela está perdendo seu espaço

Fica MUF: Museu de Favela está perdendo seu espaço

A ONG Museu de Favela – MUF é uma organização de caráter comunitário, formada por moradores das comunidades do Cantagalo, Pavão e Pavãozinho no Rio de Janeiro. A ONG foi fundada em 2008 por lideranças culturais moradoras destas comunidades. O museu trabalha pela valorização da memória cultural coletiva, pelo fortalecimento comunitário e pela busca de uma visão futura de transformação das condições de vida dos moradores de favela, a partir das memórias e do patrimônio cultural local.

Por Davison Coutinho, do Jornal do Brasil 

É primeiro museu territorial e vivo sobre memórias e patrimônio cultural de favela domundo. Seu acervo são cerca de vinte mil moradores e seus modos de vida, suas narrativas, suas criações artísticas, seus saberes e fazeres, a cultura de sobrevivência e a capacidade de resistência de parte importante e desconhecida da história da Cidade do Rio de Janeiro.

Todo esse trabalho corre o risco de ter fim. O MUF recebeu uma ordem de despejo do imóvel, localizado no morro do Cantagalo. Abaixo, um trecho da carta do MUF solicitando apoio dos parceiros do projeto:

“O MUF está com ordem de despejo e temos até o final de abril para sair, por isso contamos com o apoio de todos que conhecem o trabalho do Museu de Favela.   Peço a todos os amigos, depois de ler esta mensagem em apoio ao Museu de Favela, gostaria que você escrevesse uma mensagem ao final, em solidariedade ao movimento FICA MUF para que possamos reforçar nossas bases (…)”

O MUF possui diversas parcerias com universidades, escolas, pesquisadores, iniciativa privada, instituições culturais e museus. Sua relevância para o desenvolvimento destas comunidades é inegável. Não podemos avançar no desenvolvimento das comunidades, sem instituições que preservem a memória e o saber local. Para onde irão todos esses depoimentos, memórias e acervo?

Pedimos o apoio do Governo e da Prefeitura do Rio de Janeiro. Vamos encontrar umasolução para permanência do MUF.

Fica MUF!

* Davison Coutinho, morador da Rocinha desde o nascimento. Bacharel em desenho industrial pela PUC-Rio, Mestrando em Design pela PUC-Rio, membro da comissão de moradores da Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu, professor, escritor, designer e liderança comunitária na Comunidade.

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench