Fifa se desculpa por desrespeito de consultora a africanos e sul-americanos

A Fifa pediu desculpas pelas declarações desrespeitosas a africanos e sul-americanos da consultora jurídica externa Sylvia Schenk, que representou a entidade no caso de suborno à ISL. Os documentos do escândalo foram revelados na última quarta-feira, pela Suprema Corte da Suíça. A advogada disse que na “América do Sul e na África a corrupção faz parte do salário da maioria da população”.

Em comunicado oficial nesta sexta-feira, a Fifa diz que as declarações da representante durante o caso não “refletem a posição da entidade”. Ela repudia os “comentários preconceituosos” e ressalta mais de uma vez que ela não passa de um “consultor jurídico externo”.
A investigação do Tribunal de Zug sobre o caso ISL revelou que os brasileiros João Havelange, ex-presidente da Fifa, e Ricardo Teixeira, ex-presidente da CBF, receberam propina da agência de marketing para facilitar a venda de direitos de televisão nos anos 90.
A investigação foi concluída em maio de 2010, mas houve um acordo, com a participação da Fifa, para os nomes dos envolvidos permanecerem em sigilo.
Até o ano passado, o presidente Joseph Blatter apoiava essa decisão, mas, após ser reeleito para um quarto mandato em um pleito cheio de polêmicas e denúncias de corrupção, passou a adotar um discurso mais combativo a esse tipo de irregularidade e ficou satisfeito com a divulgação dos documentos.
O suíço, inclusive, afirmou que sabia do pagamento de comissões a Teixeira e Havelange, mas não poderia fazer nada, pois esse dinheiro era deduzido dos impostos como despesa de negócio e isso não era crime na época.

Fonte: Terra

+ sobre o tema

Juntos em DVD, rappers criticam o racismo e as barreiras culturais

A dupla comemora megalançamento dirigido por Andrucha Waddington, fala...

Espetáculo “Mercedes” retorna aos palcos da sua primeira montagem

Desde a estreia no Sesc Copacabana em 2016, o...

Consciência Negra programação Espirito Santo 2011

Outubro e Novembro Circulo de palestras nas escolas da rede...

para lembrar

Diálogos sobre a África

A diversidade linguística e cultural da África, suas formas...

Dustin Brown? Quem é o tenista que derrotou Nadal

“Um grande dia. Provavelmente o melhor dia da minha...

O colonialismo liberal europeu mostra a sua face contra a Argentina

É o cúmulo do absurdo que o Parlamento Europeu,...

Promotoria sul africana suspende acusações polêmicas

As acusações de homicídio contra 270 mineiros que...
spot_imgspot_img

Paraense Brisas Project acaba de lançar seu EP PERDOA

Está no mundo o primeiro EP de Brisas Project. PERDOA é uma obra em quatro faixas que explora uma sonoridade orientada ao Pop Rock, Lo-fi e...

Quem são os ex-escravizados que deixaram o Brasil em direção à África no século 19

Em seu mais recente livro, o pesquisador Carlos Fonseca conta a trajetória dos retornados, escravizados libertos e seus descendentes que deixaram o Brasil e retornaram...
-+=