Filha de Mandela convoca reunião de emergência para discutir estado de saúde do pai

Brasília – Makaziwe, filha mais velha do ex-presidente da África do Sul e Prêmio Nobel da Paz de 1993 Nelson Mandela, convocou uma reunião de emergência com a família para discutir o estado de saúde do pai. Hospitalizado há 18 dias em decorrência de uma infecção pulmonar, Mandela está em estado crítico. Aos 94 anos, ele apresenta saúde frágil, abalada, principalmente, pelos 27 anos vividos na prisão.

A reunião ocorrerá na Vila de Qunu, local onde Mandela passou a infância. Makaziwe chegou a Qunu acompanhada pela irmã Zenani Mandela e do filho Ndaba, além do ministro de Serviço Público e da Administração, Lindiwe Sisulu, e do líder do Movimento Democrático Unido (UDM), Bantu Holomisa.

Makaziwe convocou a reunião depois que o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, visitou Mandela no domingo (23) e disse que o estado de saúde dele havia “deteriorado”. No último dia 8, o ex-presidente foi levado às pressas para o hospital com uma infecção pulmonar recorrente. Desde então, ele está em um hospital em Pretória.

É a quarta internação e uma das mais longas de Mandela desde dezembro do ano passado. O ex-presidente ficou conhecido como Madiba (reconciliador) devido ao clã a que pertencia e recebeu o título de O Pai da Pátria.

A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Internacional Nelson Mandela em defesa da luta pela liberdade, justiça e democracia.

*Com informações da agência pública de notícias da China, Xinhua

“É hora de deixar Mandela partir”, diz Sunday 

 

 

+ sobre o tema

Roger Cipó exibe registros inédito no Instituto Pretos Novos

Exposição fotográfica revela as relações de afeto nos terreiros...

Los Garífunas: mitad afro, mitad amerindios

Los garífunas son reconocidos por su forma sensual de...

‘Lima Barreto, ao terceiro dia’ conta vida e obra do escritor

Com texto de Luiz Alberto e direção de...

para lembrar

Estados Unidos y la desigualdad. Una reflexión crítica para Latinoamerica

Estados Unidos y la desigualdad. Una reflexión ética...

Dionne Warwick apresenta pedido de falência

A consagrada cantora Dionne Warwick, de 72 anos, apresentou...

Escravidão foi berço do tráfico para exploração sexual

Livro traça panorama sobre delito presente em todos os...
spot_imgspot_img

Mães e Pais de Santo criam rede de solidariedade para apoiar comunidades de matriz africana afetadas no Sul

Quando a situação das enchentes se agravou no Rio Grande do Sul, Ialorixás e Babalorixás da cidade de Alvorada, região metropolitana de Porto Alegre,...

Mostra Competitiva Adélia Sampaio recebe inscrições de filmes de mulheres negras até 16 de junho

A 6ª edição da Mostra Competitiva de Cinema Negro Adélia Sampaio está com inscrições abertas para filmes dirigidos por mulheres negras de todo o...

14 de maio e a Revolta dos Malês

Quem passa pelo Campo da Pólvora, em Salvador, nem imagina que aquela praça, onde ironicamente hoje se encontra o Fórum Ruy Barbosa, foi palco...
-+=