“É hora de deixar Mandela partir”, diz Sunday

Enviado por / FonteDo Brasil 247

Destaque de jornal britânico resume sensação da comunidade internacional e dos sul-africanos sobre Nelson Mandela; maior mártir da liberdade no século 20, ex-presidente da África do Sul experimenta sua quinta internação em dois anos; após terceiro dia no hospital, em estado grave por uma pneumonia, desejo generalizado é de que ele tenha final digno, aos 94 anos; governo do país não divulgou informações sobre estado de saúde; entre 1963 e 1990, líder esteve preso em razão de sua luta contra o apartheid; tornou-se prêmio Nobel da Paz, referência moral e idolatrado em todo o mundo.

Um transe nacional envolve a África do Sul e a comunidade mundial pela igualdade entre os homens. O advogado, ex-presidente e prêmio Nobel da Paz Nelson Mandela cumpre neste domingo 9 seu terceiro dia de internação em Pretória, num hospital no qual deu entrada em “estado grave”, com pneumonia. O governo sul-africano não divulgou informações sobre o estado de saúde dele, mas em todo o país começaram a ser formadas vigílias em homenagem a quem personificou a luta contra o regime de segregação racial do país.

Aos 94 anos – completará 95 em 18 de julho -, Mandela passou entre 1963 e 1990 preso em razão de sua participação no CNA – o partido Conselho Nacional Africano. Esteve a maior parte desse tempo na Ilha de Robben, numa cela de 2,5 metros por 1,5 metro. Libertado depois de inúmeras pressões da comunidade internacional, e de lutas civis dentro do país, Mandela foi eleito presidente de seu partido, em 1993. No mesmo ano, ganhou o Prêmio Nobel da Paz, por sua luta “pacífica” contra o racismo, dividindo-o com o então presidente branco Frederik de Klerk. Em 1994, com 63% dos votos, venceu as eleições presidenciais, depois de escapar de atentados e golpes políticos. Caía, com o líder negro no poder, o regime do Apartheid.

O mandato presidencial de Mandela, diante do enorme problema social herdado por décadas do regime de segregação, não foi o que muitos dentro de seu partido sonhavam. Em lugar do enfrentamento, o líder sempre preferiu a conciliação. Além do posicionamento político, viveu momentos pessoais muito conturbados, em razão do ele mesmo chamou de “infidelidade descarada” de sua esposa Winnie Mandela, de quem se divorciou no meio do exercício do mandato, em 1996. A esposa se envolveu em uma série de escândalos de emprego de parentes e de corrupção, manchando a reputação da administração do marido. Ele, no entanto, sempre se defendeu de ter se deixado contaminar pela órbita dela. “Eu nunca fui influenciado por aqueles que são meus inimigos”, declarou.

Uma tragédia pessoal atingiu o líder sul-africano durante a realização da Copa do Mundo no país. Em 11 de junho de 2010, sua bisneta Zenani foi vítima de um acidente automobilístico, morrendo aos 13 anos de idade. Com o luto, Mandela deixou de comparecer a uma homenagem durante a disputa.

O renomado escritor sul-africano André Brink fez uma leitura positiva do governo Mandela, ao fim do mandato, colocando-o como maior nome do século 20, comparável a Mahatma Gandhi e Martin Luther King Jr.. Para Brink, Mandela “conseguiu irmanar a todos, a ponto de tornar-se um ícone sagrado para o mundo”.

Retirado da cena política nos últimos anos, Nelson Mandela comportou-se como um verdadeiro símbolo nacional e mundial da luta contra o racismo, recebendo personalidades e ativistas dos direitos humanos. Seu estado de saúde foi se debilitando com o tempo. Desde seus tempos no cárcere ele enfrentava uma severa tuberculose. Agora, suas forças podem estar no limite. O mundo parece viver os momentos finais de uma era de heroísmo e superação diante da estatura de Nelson Mandela.

Como registrou destaque do jornal britânico Sunday Times, “é hora de deixar Mandela partir”.

 Leia as Matérias de Hoje :

França lança aplicativo para denunciar atos e pichações preconceituosos

 

+ sobre o tema

A inspiradora história do sem-teto que se recusa a pedir esmola e ganha a vida vendendo livros usados

Nos sinaleiros de Joanesburgo, na África do Sul, Philani Dladla não...

Centro de Documentação Samora Machel

História do Centro O Centro de Documentação Samora Machel é...

Idris Elba vai ser Nelson Mandela em cinebiografia

Idris Elba vai ser Nelson Mandela em cinebiografia: o...

Mandela enfraquece enquanto família briga por seu legado

JOHANNESBURGO — "Sorria!", pediu o visitante, com uma ponta...

para lembrar

Madonna rebate críticas de racismo após publicar fotos de Mandela e Luther King

Madonna publicou na rede social imagens de personalidades como...

93º aniversário de Nelson Mandela

Primeiro Presidente negro da África do Sul, Mandela é...

“Mandela Day” : le monde rend hommage à Madiba, qui fête ses 95 ans à l’hôpital

Selon la présidence sud-africaine et sa propre fille Zindzi,...
spot_imgspot_img

Relações África-América Latina: o legado de Desmond Tutu

O falecimento do arcebispo anglicano sul-africano Desmond Tutu, em 26 de dezembro de 2021, nos faz recordar o pouco interesse latino-americano em temas africanos....

Nelson Mandela: quem foi, onde nasceu, quando foi preso e outras dúvidas

Saiba tudo sobre Nelson Mandela: quem foi, onde nasceu, quando foi preso e outras dúvidas. Comemorado em 18 de julho, o Dia Internacional Nelson Mandela...

Zindzi Mandela, filha de Nelson Mandela, morre na África do Sul

Zindzi Mandela, filha do ex-presidente da África do Sul e herói nacional Nelson Mandela, morreu. O anúncio foi feito pelo porta-voz do partido governista...
-+=