Pra cima com o esforço, moçada

Não sei em qual momento a ideia do esforço como atitude produtiva perdeu ibope. Fato é que despencou na lista de qualidades apreciadas. Hoje, dizer que alguém é esforçado soa mais negativo do que positivo. Sei que estou exagerando, mas não completamente.

Em parte, creio que muita gente anda contrapondo esforço à inteligência. Mais ou menos assim: os inteligentes não precisam se esforçar, enquanto os mais burrinhos necessitam carregar no lombo o peso da vida. Falácia.

Se você que me lê – não nasceu herdeiro, gênio, imenso sortudo – terá que se esforçar. E muito. Porque do céu só cai chuva e, às vezes, um avião. E da terra, excetuando o capim e espécies silvestres, só brota o que se planta. Da página, só conta o que se escreve ou se desenha.

Outra questão que se contrapõe ao esforço é a obsessão pela oportunidade. A maioria fica louquinha para encontrar a grande chance na virada da esquina. Ok, oportunidades são portas de acesso. Mas, pense comigo, quando a oportunidade aparece temos que estar preparados para ela. Caso contrário, alguém vai nos mandar novamente para o fim da fila.

Mas talvez a maior ilusão de que se esforçar não seja preciso, venha das facilidades tecnológicas. É tãocurtir nas redes sociais. É brincadeira de criança navegar na internet. O São Google, então, empresta para qualquer mortal ares de pesquisador. Nada contra. Tudo isso é inclusivo e maravilhoso.

No entanto, não somos o tempo todo leitores, consumidores, usuários. Também somos empreendedores, produtores, mensageiros. Quero dizer, queremos e podemos colocar nossa contribuição na roda do mundo.

É aí que o sujeito esforçado estará em vantagem. Merecida. Ele vai agarrar uma oportunidade como um cão segura um osso. Pois sabe o quanto suou pele e pestanas para adquirir e lapidar conhecimentos e habilidades.

A tal oportunidade também gostará dele. Afinal, quem não curte gente preparada e séria? Agora, o que acho mais fascinante nas pessoas esforçadas é que elas independem da loteria, do compadrio, da panela. Simplesmente, elas vão em frente.

Imagem: Régine Ferrandis

 

 Leia mais matérias de hoje:

 

 

Fonte: Yahoo

+ sobre o tema

OAB-BA repudia a infame afirmação de Mauro Ricardo sobre volta do Pelourinho

    Ontem este blogue produziu uma nota registrando a declaração do ex-secretário...

Fertilização ‘in vitro’ com três pais está em debate nos EUA

Os especialistas não vão se manifestar sobre as questões...

Comitê da ONU faz sugestões ao Brasil

Fonte: lista [email protected]       O Comitê de Direitos Econômicos Sociais e...

150 milhões de meninas sofreram agressão sexual no mundo

A saúde e a vida de milhões...

para lembrar

Eleonora Menicucci: Respeito às mulheres que sofrem violência sexual

Eleonora Menicucci: "Estima-se que, a cada 12 segundos, uma...

Geledés participa da Conferência de População e Desenvolvimento para America Latina e Caribe

Sociedade Civil da América Latina e Caribe levanta sua...

A potência de Adelir – Por: ELIANE BRUM

Que dogmas tão profundos a gestante de Torres feriu...

Letra machista de Emicida levanta polêmica

Trepadeira, do novo álbum do rapper, diz que mulher...
spot_imgspot_img

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...

Escolhas desiguais e o papel dos modelos sociais

Modelos femininos em áreas dominadas por homens afetam as escolhas das mulheres? Um estudo realizado em uma universidade americana procurou fornecer suporte empírico para...
-+=