Filmagem de tiroteio em “Tropa de Elite 2” assusta moradores de favela no Rio

Por: Audrey Furlaneto

 

Quarenta policiais do Bope (Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar) seguram fuzis e seguem o “caveirão” (carro blindado da PM) que vai subir a favela. Helicópteros sobrevoam a área. Há som de tiros de fuzil, numa área em que traficantes armados foram expulsos.

Corta. “Vai repetir?”, pergunta o PM Fábio Eustáquio. Ele é um dos “policiais-atores” de “Tropa de Elite 2”, que, para gravar uma cena, criou clima de operação policial no morro Dona Marta, em Botafogo, zona sul do Rio, ontem pela manhã.

O som de tiros de fuzil calibre 762 assustou moradores da favela, pacificada há um ano, e de bairros próximos, como Laranjeiras.
“Fiquei quietinha, abaixada na sala de casa”, conta a dona de casa Graça Oliveira, 60, moradora do Dona Marta há 37 anos. “Daí criei coragem, peguei o telefone e liguei para a vizinha.” Pouco depois, descobriu que era um filme. “A gente já viu tanta coisa que tem medo”, conta.

A cena foi repetida a manhã toda na rua de acesso à favela. Os moradores tinham de esperar o aviso da produção para passar por ali. “É desrespeito com a gente”, diz Maria Francisca da Silva, moradora da comunidade há 22 anos.

Ela ficou meia hora com as sacolinhas do mercado na calçada à espera do “ok” da produção para subir a rua e preparar o almoço.
De um prédio numa rua próxima, em Botafogo, Francisquinha da Silva, 60, costurava no sofá e se assustou. “Mas espiei da janela e vi uns equipamentos passando. Daí entendi que era mentirinha.”

A produção do filme avisou à associação de moradores do Dona Marta que, por alto-falante, afirma ter comunicado a população sobre as cenas.
Nas filmagens do longa de José Padilha, 85 policiais e membros das Forças Armadas trabalharam como atores. Na maioria dos casos, usavam fuzis de mentira, em fibra de vidro. As armas verdadeiras estavam “frias”, sem balas.

 

Fonte: Folha de S. Paulo

+ sobre o tema

Saiba quem são os deputados que propuseram o PL da Gravidez Infantil  

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (12), a...

Com PL do aborto, instituições temem mais casos de gravidez em meninas

Entre 1º de janeiro e 13 de maio deste...

‘Criança não é mãe’: manifestantes em todo o Brasil protestam contra PL da Gravidez Infantil

Diversas cidades do país receberam na noite desta quinta-feira...

para lembrar

Indícios de conspiração contra a democracia em todo o mundo

Não existe hoje no Brasil (e no mundo) algo...

Descubra por que aquele seu amigo está sempre atrasado para tudo

Qualquer um pode chegar atrasado algumas vezes, claro, mas...

Cabelo: Quanto mais cheio, melhor

Alisar ou deixar crespo? O que antes gerava uma...

O vexame continua: “MP errou ao citar meu livro para justificar prisão de Lula”

Para fundamentar o pedido de prisão preventiva do ex-presidente Luiz Inácio...

É sórdido condenar vítima de estupro por aborto

É sórdido e apequena a política o Projeto de Lei que ameaça condenar por homicídio meninas, jovens e mulheres que interromperem gestações, ainda que...

Geledés repudia decisão da Câmara sobre aborto

Geledés – Instituto da Mulher Negra vem a público manifestar sua indignação e repúdio à decisão da Câmara dos Deputados, aprovada nesta terça-feira, 12,...

Mulheres vão às ruas contra PL que equipara aborto a homicídio; confira locais dos atos

Mulheres vão às ruas de diversas partes do país em protesto contra o avanço, na Câmara dos Deputados, do projeto de lei que equipara...
-+=