Filme sobre racismo é aplaudido em Toronto

Difícil haver, na atual safra, um filme que siga mais à risca o manual para comover o Oscar do que “Green Book”. Tem assunto de relevância social? Sim. O tom é edificante? Também. Os personagens evoluem ao perceber o valor da empatia? Claro.

DO Bem Paraná

Green Book (Divulgação)

Vamos à trama, inspirada num caso real ocorrido no começo dos anos 1960. Tony (Viggo Mortensen) é um brucutu ítalo-americano que ganha a vida como leão de chácara em clubes da máfia, em Nova York. Ele recebe uma proposta inusitada, servir de chofer a um exímio pianista negro, Don (Mahershala Ali), durante uma excursão pelo sul profundo dos Estados Unidos.

Cruzar a linha Mason-Dixon, a divisão figurativa que separa o norte industrializado e a porção meridional atrasada, é atravessar a grande cisão que molda a sociedade americana. O tal livro verde, a que o título do longa alude, é um guia que de fato existiu, listando os estabelecimentos que aceitavam servir negros no sul, onde a segregação racial era institucionalizada.

Tony tem seus próprios preconceitos e modos poucos civilizados. Don é elitizado e não tem contato com a cultura popular afro-americana. Juntos, toparão com casarões de fazendeiros onde negros são forçados a usar latrinas e clubes que só aceitam a entrada de brancos.

Exibido há dois dias no Festival de Toronto, “Green Book” terminou sob aplausos de mais de um minuto, o que o torna um dos favoritos ao prêmio do público e deslancha sua campanha para o Oscar.

O inusitado aqui é quem comanda a direção do filme. Aos 61, Peter Farrelly é mais conhecido pelos besteiróis que dirigiu ao lado do irmão, Bobby: “Debi & Lóide”, “Quem Vai Ficar com Mary?” e outras comédias a que você assistiu lá atrás e que hoje não passariam pelo crivo do humor politicamente correto.

“Green Book”, em contrapartida, é um filme carregado de bom-mocismo, mas que passa longe da sisudez. Seu tom está mais para a dramédia. Ainda assim, é uma guinada para Farrelly, que no palco não deixou de reconhecer o quão insólito é mostrar um filme seu em um festival.

Com a mostra canadense se encaminhando para seu desfecho, o cenário para o Oscar começa a se desenhar. “Green Book” deve se tornar uma das maiores apostas dos estúdios da Universal, junto do biográfico “Primeiro Homem”, sobre a chegada do homem à Lua.

Outro gigante, a Warner, deposita as fichas em “Nasce uma Estrela”, romance com Bradley Cooper e Lady Gaga nos papéis de músicos em estágios diferentes da carreira. Já a Sony trouxe a Toronto o drama “White Boy Rick”, que não causou grande furor.

A Netflix apelou sem muito sucesso para inúmeros gêneros (thriller, épico, drama independente) e está garantida apenas na categoria de filme estrangeiro, com “Roma”, do mexicano Alfonso Cuarón.

Com chances menores no prêmio da Academia, está “A Million Little Pieces”, de Sam Taylor-Johnson, diretora de “Cinquenta Tons de Cinza”.

O filme é mais uma das várias produções que pagam pedágio na clínica de reabilitação. Aqui, o “rehab” ocupa quase toda a trama, protagonizada por Aaron Taylor-Johnson.

É para um desses centros que James, viciado em crack, é enviado. Ali, enfrenta os perrengues da abstinência e trava contato com outros pacientes -mais uma derivação pouco inspirada do surrado gênero de filme de internação do qual “Um Estranho no Ninho” é um precursor brilhante.

+ sobre o tema

Cabelos de Sheron Menezzes são referência fashion para a moda da mulher negra

Cabelos de Sheron Menezzes são referência fashion para a...

Beyoncé passeia com a filha em ‘canguru’

Beyoncé passeia com a filha em 'canguru'. A cantora...

Beyoncé publica vídeo dos bastidores de seu retorno aos palcos

Quase cinco meses após dar à luz a sua...

18 anos sem Mussum

Há 18 anos, mais exatamente em 29 de julho...

para lembrar

Clipe “Bluesman”, de Baco Exu do Blues, bate Beyoncé e vence prêmio em Cannes

O clipe "Bluesman", do rapper Baco Exu do Blues,...

‘A morte é uma coisa balsâmica’, diz Gilberto Gil em volta de talk show

Ele não quer falar de política. Está cansado da...

Filha de Angelina Jolie usa joias da própria coleção na premiere de Malévola

Linha de Zahara Jolie-Pitt será lançada em novembro No O...

Bruno Henrique, dos campos de terra em Belo Horizonte a melhor jogador da América

Eleito o craque da Libertadores, atacante rubro-negro jogou na...
spot_imgspot_img

Show de Ludmilla no Coachella tem anúncio de Beyoncé e beijo em Brunna Gonçalves; veja como foi

Os fãs de Ludmilla já estavam em polvorosa nas redes sociais quando a artista subiu no palco principal do Coachella, na Califórnia, na tarde deste domingo, acompanhada...

Quem é Linda Martell, citada em “Cowboy Carter”, novo álbum de Beyoncé?

O esperado novo álbum de Beyoncé contém uma música que leva o nome de uma mulher que parece ter sido a inspiração para o projeto. “Act...

Com 10 exibições que abordam a luta antirracista, Mostra do Cinema Negro tem sessões a partir de 4 de abril em Presidente Prudente

O Serviço Social da Indústria (Sesi-SP) promove, entre os dias 4 de abril e 23 de maio, uma programação com dez filmes que celebram o cinema...
-+=