Filme sobre violência policial “Monsters and Men” me abalou, diz John David Washington filho de Denzel

Como um norte-americano negro, o ator John David Washington não desconhece a violência e o racismo.

por Rollo Ross no Terra

Ator John David Washington Foto – REUTERS:Chris Helgren

Mas Washington, filho do também ator Denzel Washington, disse ter ficado abalado quando se preparava para interpretar um policial de Nova York que se envolve na morte a tiros de um homem negro desarmado no filme “Monsters and Men”.

“Acompanhei rondas de policiais durante cerca de um mês, e foram noites insones para mim. Vi um homem ser baleado e quase sangrar até morrer. Isso foi no meu primeiro dia”, disse Washington à Reuters Television sobre sua pesquisa para o papel.

“Vi coisas sobre as quais não quero falar muito, mas com as quais vou conviver para sempre. Mas depois pensei que eles vivem assim o tempo todo. E como você se desliga disso? Como vai a um churrasco de família depois de ter feito um turno de 12 ou 13 horas vendo pessoas morrerem baleadas?”, indagou.

“Monsters and Men”, que estreia nos cinemas dos EUA na sexta-feira, tampouco tem respostas fáceis.

Título mais recente de uma série de filmes inspirados pelas mortes de homens e mulheres desarmados causadas por policiais, que provocaram tumultos e protestos em massa em cidades norte-americanas, o longa dramatiza um destes incidentes e mostra seus efeitos em três negros que moram no bairro nova-iorquino do Brooklyn.

Anthony Ramos vive um pai jovem que filma uma das mortes com o celular e hesita em divulgar o vídeo, enquanto o personagem de Washington enfrenta o dilema de um erro de um de seus colegas e Kelvin Harris Jr. interpreta um jogador de beisebol adolescente que é politizado pelo acontecimento.

“Monsters and Men” incita as plateias a se fazerem perguntas semelhantes.

“O filme não é sugestivo. Ele escancara o que está acontecendo no nosso país neste momento, tanto positiva quanto negativamente”, disse Washington, de 34 anos.

“Isso talvez só ajude a lançar algumas ideias ou alguns lembretes de como estamos divididos, então quem sabe inspiramos alguém a encontrar a solução e iniciar o diálogo”.

As mortes provocadas por policiais e as relações raciais nos EUA também deram ensejo à série “Seven Seconds”, do Netflix, aos filmes “Infiltrado na Klan” e “Ponto Cego”, lançados em meados deste ano, e ao ainda inédito “The Hate U Give.”

+ sobre o tema

Por que mandaram matar Marielle Franco? Essa agora, é a pergunta que não se cala…

Seis anos depois e finalmente o assassinato de Marielle...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de...

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo...

para lembrar

Der Spiegel: PM carioca é pior que as gangues

  “Pior do que gangues”. Esta é a...

Secretário de Haddad diz que disparo contra jovem no Jaçanã foi intencional

Rogério Sottili conversou com parentes e amigos do rapaz...

Em Alagoas todo dia se mata um jovem Zumbi!

por Arísia Barros   Em Alagoas o genocídio de jovens negros...

O racismo e o novo Capitão do Mato

Acompanhado de meu cunhado e sua namorada,...
spot_imgspot_img

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Caso Marielle: mandante da morte de vereadora teria foro privilegiado; entenda

O acordo de delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos contra a vereadora Marielle Franco (PSOL), não ocorreu do dia...

Pacto em torno do Império da Lei

Uma policial militar assiste, absolutamente passiva, a um homem armado (depois identificado como investigador) perseguir e ameaçar um jovem negro na saída de uma...
-+=