Filmes celebram centenário da escritora Carolina Maria de Jesus

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latinoamericana e Caribenha, três filmes homenageiam a catadora de papel que virou best-seller na década de 1960

Carolina Maria de Jesus, negra, moradora de uma favela no Canindé, zona norte de São Paulo, foi uma mulher de personalidade e narrativa fortes. Apesar de ter estudado apenas até o segundo ano do primário, escrevia de forma arrebatadora e cortante, nos cadernos que encontrava no lixo, sobre seu dia a dia em uma comunidade pobre na capital paulista.

A autora descoberta pelo jornalista Audálio Dantas lançou, no início década de 1960, o livro Quarto de Despejo – Diário de Uma Favelada, que vendeu mais de 80 mil exemplares no Brasil e foi traduzido para 15 idiomas. Os outros livros, Pedaços de Fome (1963), Provérbios (1963) e o póstumo Diário de Bitita (1982), não chegaram a fazer tanto sucesso.

Não se sabe ao certo a data de nascimento de Carolina Maria, apenas que foi registrada em 14 de março de 1914. Como parte da celebração do ano de seu centenário e do Dia Internacional da Mulher Negra, Latinoamericana e Caribenha, no próximo sábado, 26 de julho, serão exibidos três filmes sobre a vida da escritora no Espaço Itaú de Cinema.

Um dos filmes que serão exibidos é o documentário Favela: A Vida na Pobreza, da alemã Christa Gottmann. A película foi localizada por pesquisadores do Instituto Moreira Salles em uma cinemateca no interior da Alemanha e passou por restauração e legendagem. A obra de 1971 chegou há pouco tempo no Brasil e especula-se que tenha havido uma articulação diplomática na década de 1970 para que fosse esquecido, já que o governo militar brasileiro não apreciava produções que abordavam problemas sociais do país.

O filme, nunca exibido em São Paulo, mostra Carolina catando papel e, além de relatar seu hábito de inspecionar qualquer lata de lixo, ela fala sobre a dificuldade que tinha para alimentar os filhos e sobre a inveja que sentia ao ver uma vizinha catando feijão.

No mesmo dia, também serão exibidos dois curtas-metragens sobre esta que foi uma das primeiras autoras negras do Brasil. Vidas de Carolina, de Jéssica Queiroz, é um documentário inspirado na vida da escritora e catadora de lixo. Ele trata sobre as escolhas (e a falta delas) de duas mulheres que sobrevivem da coleta de resíduos sólidos.

No outro curta, Carolina, o cineasta Jeferson De (Brother) roteirizou algumas passagens do mais famoso livro da escritora mineira. O filme se passa em um quarto onde Carolina (Zezé Motta) vive com a filha Vera Eunice, de onde relata sua realidade miserável, cercada de desespero e preconceito.

Após as exibições, haverá um debate com a participação da diretora Jéssica Queiroz e de Débora Garcia, do filmeVidas de Carolina, e da filha da escritora, Vera Eunice de Jesus.

O evento faz parte do programa AfroeducAção no Cinema, que promove bimestralmente desde 2011 sessões que têm a negritude como tema-chave. O objetivo do projeto é incentivar o uso de produções audiovisuais como recurso pedagógico. Já foram exibidos Bróder, de Jeferson De, Raça e Filhas do Vento, de Joelzito Araújo, Tão Longe É Aqui, de Eliza Capai, entre outros filmes.

A entrada é gratuita para quem chegar com meia hora de antecedência e se apresentar como convidado da empresa social AfroeducAção ou do Clube do Professor.

AfroeducAção no Cinema – Homenagem à Carolina Maria de Jesus
Quando: 
sábado, 26 de julho, às 11h
Retirada de ingresso às 10h30
Onde: Espaço Itaú de Cinema – Shopping Frei Caneca
Rua Frei caneca, 569, 3° andar, Consolação, São Paulo (SP)
Mais informações: (11) 3472-2368

 

Fonte: Rede Brasil Atual 

+ sobre o tema

para lembrar

Caneladas do Vitão: Uma vez Anielle, sempre Marielle 2

Brasil, meu nego, deixa eu te contar, a história...

Dizem que `num´pega, mas um dia ainda vão aprender que pega

Domingo passado, folheando revistas velhas, bati o olho numa...

Primeira vereadora negra eleita em Joinville é vítima de injúria racial e ameaças

A vereadora Ana Lúcia Martins (PT) é a primeira...
spot_imgspot_img

A mulher negra no mercado de trabalho

O universo do trabalho vem sofrendo significativas mudanças no que tange a sua organização, estrutura produtiva e relações hierárquicas. Essa transição está sob forte...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na história do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a advogada Vera Lúcia Santana Araújo, 64 anos, é...
-+=