“Focus” e “Süddeutsche” são acusados de racismo e sexismo

Revista semanal mostra mulher nua que foi agredida por mãos negras e jornal publica ilustração de uma mão negra que agarra o sexo de uma mulher branca. “SZ” se desculpa, “Focus” não vê motivo.

Do terra 

Sueddeutsche-Cover-149527-detailp

Uma ilustração publicada pelo jornal alemão Süddeutsche Zeitung e a capa da atual edição da revista Focus renderam fortes críticas aos dois periódicos. Nos dois casos, trata-se da cobertura jornalística dos acontecimentos do réveillon de Colônia, onde centenas de mulheres foram sexualmente agredidas por jovens de aparência árabe ou norte-africana, segundo o relato das vítimas.

No caso do jornal de Munique trata-se de uma pequena ilustração em preto e branco no alto da página inicial da edição de fim de semana. A imagem estilizada mostra as pernas de uma mulher, em branco, sobre um fundo escuro. Uma mão negra está diante do órgão sexual dela.

O diário também publicou a ilustração no Facebook, só que criando a impressão errada de que ela ocupa metade da página inicial. Além disso, a frase “Muitos jovens muçulmanos não conseguem ter um encontro com o sexo oposto de uma maneira tranquila”, que é uma citação de uma psicóloga, não foi creditada a ela nem aparece entre aspas, dando a entender que se trata de uma declaração do próprio jornal.

O chefe de redação do Süddeutsche Zeitung, Wolfgang Krach, respondeu às críticas no Facebook, comentando que muitos leitores consideram a imagem sexista e racista. Segundo ele, a imagem reforça estereótipos do homem negro que ameaça um corpo feminino branco e pode ser interpretada como se a violência sexual tivesse algo que ver com a cor da pele. Ele afirmou que essa não era a intenção do jornal e pediu desculpas aos leitores que se sentiram ofendidos.

focus

Muito criticada também foi a capa da Focus, na qual uma mulher nua, que cobre com as mãos os seios e o sexo, apresenta várias marcas escuras de mãos pelo corpo. A jornalista Beate Wedekind, que dirigiu as redações das revistas Elle e Bunte, afirmou no Twitter que a imagem é racista e sexista. O jornalista Timm Klotzek, que edita a revista do Süddeutsche Zeitung, perguntou se os seus colegas da Focus estão “com um parafuso a menos”.

Pelo Facebook, a redação da Focus disse não ver motivos para pedir desculpas e que a ideia era representar de forma simbólica o que aconteceu no réveillon de Colônia. O diretor de redação da revista semanal, Ulrich Reitz, declarou ao jornal Tagesspiegel que a capa “mostra o que infelizmente aconteceu” e que quem acha que a imagem é sexista e racista tem “medo da verdade”.

+ sobre o tema

Dissecando a Operação Vingança

A política de olho por olho, dente por dente...

Adaptação às mudanças climáticas para população negra 

A agenda de adaptação às mudanças climáticas ficou em...

Ação da ApexBrasil faz crescer número de empresas lideradas por mulheres nas exportações

Para promover mudança é preciso ação, compromisso e exemplo....

Começa hoje pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia

A primeira parcela do programa Pé-de-Meia, no valor de...

para lembrar

O apoio turco às vítimas do racismo na Alemanha

Depois dos atentados racistas contra a famíla Yigit, na...

RS: briga entre neonazistas, skinheads e punks deixa ferido grave

MAURÍCIO TONETTO Direto de Porto Alegre Uma briga de...

Comissão diz que não houve ato ilícito da Justiça ao algemar advogada negra

Desembargador também inocentou a juíza que pediu a prisão...

São Paulo – 31 de agosto o 2º debate Crimes de Racismo ou Injúria?

O 2º debate ''Crimes de Racismo ou Injúria?'' vai...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=