Festa, Devoção e Fé. Festa da Purificação de Santo Amaro e racismo!

Post de prefeitura sobre festa da Purificação com loiros cria polêmica

Usuários de rede criticam escolha de imagem da prefeitura de Santo Amaro.
G1 fez buscas e achou foto em sites para divulgar vida noturna na Hungria.

no G1

Uma postagem do perfil da prefeitura de Santo Amaro no Facebook tem provocado polêmica. Jovens loiros e de pele branca formam a principal imagem de convocação para a Lavagem da Purificação, tradicional festa popular iniciada no século 18, que ocorre este ano entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro. Santo Amaro fica a 70 km de Salvador e é famosa por ser cidade natal da família de Caetano Veloso.

“Aguardem, grandes emoções nos palcos de Santo Amaro! Festa da Purificação 2016 vem aí! Festa, Devoção e Fé!”, diz o texto veiculado com a publicação na rede social. Até as 8h30 desta quarta (13), o post teve mais de 420 compartilhamentos e cerca de 300 comentários, a grande maioria em tom crítico.

racismo em santo amaro1
Postagem provocou vários comentários na rede
social (Foto: Reprodução/ Facebook)

Em pesquisa feita pelo G1 em um site de buscas, a mesma imagem usada na postagem da prefeitura de Santo Amaro é encontrada em sites para divulgar a vida noturna da capital da Hungria, Budapeste.

Muitos usuários na rede questionaram a escolha da imagem de pessoas brancas na publicação, já que a cidade tem grande parte da população formada por negros.  “Não é convite de balada europeia. Acreditem: é a prefeitura de Santo Amaro te chamando para a festa da Purificação. Partiu?”, disse uma das usuárias, ao compartilhar a postagem.

“Festa, Devoção, Fé (Festa da Purificação de Santo Amaro) e racismo! Olha o cartaz de uma Festa em Santo Amaro. O que é isso, produção? Estão jogando água sanitária na gente? ‪#‎QueroNão‬! ‪#‎VãoTrabalharDireito‬ ‪#‎QueroAMinhaCulturaDeVolta‬”, criticou outra pessoa que compartilhou a postagem. “De acordo com a imagem, Santo Amaro fica na: A) Bahia; B) Suécia; C) Alemanha; D) Noruega”, ironizou um usuário.

racismo em santo amaro2
Festa de Santo Amaro ocorre no final de janeiro
(Foto: Reprodução/ Facebook)

Depois da repercussão na rede social, o perfil da prefeitura chegou a compartilhar novamente publicações antigas em que pessoas negras figuram nas peças publicitárias. “Observem as datas de publicação das imagens. Sempre respeitamos a identidade de nosso povo negro”, disse uma postagem, que compartilha uma campanha publicitária do dia 8 de dezembro, Dia Internacional da Família.

leia também: Desapropriação cultural preta nos espaços negros

Em resposta ao G1,  a prefeitura de Santo Amaro afirmou que a festa da Purificação sempre teve o objetivo de valorizar a diversidade étnico-racial. A administração diz ainda que luta por uma sociedade justa, igualitária e humana.

“Santo Amaro sempre esteve de portas abertas para mostrar sua identidade sem perder de vista os aspectos multiculturais que a influenciam. Na terra de Caetano e Bethânia não há espaço para discriminação, preconceito e qualquer injúria racial”, diz o comunicado.

A festa popular começa sempre com a lavagem da Igreja Matriz e faz homenagem à padroeira da cidade, Nossa Senhora da Purificação.

+ sobre o tema

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos...

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto...

Estado Brasileiro implementa políticas raciais há muito tempo

Neste momento, está em tramitação no Senado Federal o...

para lembrar

O apoio turco às vítimas do racismo na Alemanha

Depois dos atentados racistas contra a famíla Yigit, na...

RS: briga entre neonazistas, skinheads e punks deixa ferido grave

MAURÍCIO TONETTO Direto de Porto Alegre Uma briga de...

Comissão diz que não houve ato ilícito da Justiça ao algemar advogada negra

Desembargador também inocentou a juíza que pediu a prisão...

São Paulo – 31 de agosto o 2º debate Crimes de Racismo ou Injúria?

O 2º debate ''Crimes de Racismo ou Injúria?'' vai...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=