Fome atingirá 71 milhões na América Latina, diz ONU

SANTIAGO – Mais três milhões de pessoas na América Latina e no Caribe chegarão à pobreza extrema em 2009, elevando para 71 milhões o número de famintos, segundo um informe da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO).

O Panorama da Segurança Alimentar e Nutricional na América Latina e no Caribe 2009 destaca que os avanços no combate à fome nos últimos 20 anos foram perdidos pelos problemas dos anos recentes. A FAO notou que entre os grupos mais afetados estão os afrodescendentes, 150 milhões de pessoas na região, localizadas sobretudo em Brasil, Colômbia e Venezuela, e os indígenas, concentrados sobretudo na Bolívia, onde são 62% da população, na Guatemala (41%) e no México (10%).

A FAO cita que a Comissão Econômica para a América Latina estimou que a crise econômica “impediu que entre 10 e 11 milhões de pessoas deixassem de ser pobres em 2008 e que o número de pessoas em pobreza extrema, medida comumente associada à fome, aumentará em 3 milhões, para chegar a 71 milhões de pessoas”.

Acesso aos alimentos

“O crescimento do número de famintos se acelera desde 2006”, comentou em entrevista coletiva o representante regional da FAO, José Graziano da Silva, em Santiago. Ele notou que o principal problema na região é a falta de acesso aos alimentos. “Esse é o calcanhar de Aquiles de nossa região, que é uma exportadora líquida de alimentos.”

A FAO afirmou que os níveis de desnutrição crônica infantil ainda são altos, especialmente em países como Guatemala, Bolívia, Peru, Honduras, Haiti e Equador, onde cerca de 30% ou mais das crianças sofrem com o problema.

Matéria original

+ sobre o tema

Edmond Dantés existiu. Era pai de Dumas. E era negro

É impossível não se emocionar com a história do...

Dramaturgia de MACACOS, de Clayton Nascimento, é lançada como livro pela Cobogó no Centro Cultural São Paulo

O espetáculo MACACOS, da Cia. do Sal, está em cartaz no Centro Cultural...

Terreiro pede, em carta, apuração sobre finalidade dos Gladiadores do Altar

Casa de Oxumaré destaca que não seria possível afirmar...

para lembrar

Carta de entidades do movimento negro ao Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia

Senhor Presidente, Historicamente, o Estado brasileiro tem acirrado, em vez...

Mostra ‘E eu não sou uma mulher?’ traz temas caros às mulheres negras

Em cartaz na Galeria de Arte do BDMG Cultural,...

O desafio de se tornar negro

Não é só uma questão de pele. É um...
spot_imgspot_img

Ossada de 200 anos evidencia passado escravagista do Uruguai

Após mais de uma década de escavações no bairro montevideano de Capurro, uma zona historicamente conhecida pelo desembarque de populações africanas durante a época...
-+=