Fome atingirá 71 milhões na América Latina, diz ONU

SANTIAGO – Mais três milhões de pessoas na América Latina e no Caribe chegarão à pobreza extrema em 2009, elevando para 71 milhões o número de famintos, segundo um informe da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO).

O Panorama da Segurança Alimentar e Nutricional na América Latina e no Caribe 2009 destaca que os avanços no combate à fome nos últimos 20 anos foram perdidos pelos problemas dos anos recentes. A FAO notou que entre os grupos mais afetados estão os afrodescendentes, 150 milhões de pessoas na região, localizadas sobretudo em Brasil, Colômbia e Venezuela, e os indígenas, concentrados sobretudo na Bolívia, onde são 62% da população, na Guatemala (41%) e no México (10%).

A FAO cita que a Comissão Econômica para a América Latina estimou que a crise econômica “impediu que entre 10 e 11 milhões de pessoas deixassem de ser pobres em 2008 e que o número de pessoas em pobreza extrema, medida comumente associada à fome, aumentará em 3 milhões, para chegar a 71 milhões de pessoas”.

Acesso aos alimentos

“O crescimento do número de famintos se acelera desde 2006”, comentou em entrevista coletiva o representante regional da FAO, José Graziano da Silva, em Santiago. Ele notou que o principal problema na região é a falta de acesso aos alimentos. “Esse é o calcanhar de Aquiles de nossa região, que é uma exportadora líquida de alimentos.”

A FAO afirmou que os níveis de desnutrição crônica infantil ainda são altos, especialmente em países como Guatemala, Bolívia, Peru, Honduras, Haiti e Equador, onde cerca de 30% ou mais das crianças sofrem com o problema.

Matéria original

+ sobre o tema

“Papáveis” africanos disputam para suceder Bento XVI

Bento XVI apresentará sua renúncia oficial ao Pontificado...

Descolonização continua a ter «sentido negativo» para muitos portugueses

Quase quatro décadas depois, a palavra descolonização continua...

Europa caminha para o estado de mal-estar social

Tese é do sociólogo Boaventura Sousa Santos; ele...

Conflitos africanos são alimentados pelo Ocidente

O presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe, acusou os...

para lembrar

Moçambique: relatora pede acesso dos pobres a ganhos dos recursos naturais

Após visita ao país, relatora Magdalena Sepúlveda diz...

Europa caminha para o estado de mal-estar social

Tese é do sociólogo Boaventura Sousa Santos; ele...

Conflitos africanos são alimentados pelo Ocidente

O presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe, acusou os...

Portugal acolhe descendentes de judeus expulsos no século XV

Para um português, alguém ter ou não ter ascendência...
spot_imgspot_img

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...

Com verba cortada, universidades federais não pagarão neste mês bolsas e auxílio que sustenta alunos pobres

Diferentes universidades federais têm anunciado nos últimos dias que, após os cortes realizados pelo governo federal na última sexta-feira, não terão dinheiro para pagar...
-+=