Cardeal africano defende preservativo e aposta em papa negro

Fonte: Jornal Agora –

O cardeal Peter Kodwo Appiah Turkson, arcebispo de Cape Coast (Gana) e relator do segundo Sínodo de Bispos para a África, disse ontem que a Igreja Católica está preparada para ter um papa negro e defendeu o uso do preservativo por casais caso um dos cônjuges tenha Aids.

Turkson participa do debate de três semanas sobre o Vaticano, o papel da Igreja Católica na África e a situação do continente. O continente é o local onde a religião católica cresce mais rapidamente. Nos últimos 30 anos, o número de fiéis africanos praticamente triplicou, chegando a 150 milhões de pessoas.

Em uma entrevista a jornalistas, Turkson foi questionado se já é hora de um papa negro, principalmente após a eleição de Barack Obama, primeiro presidente negro dos Estados Unidos. “Por que não?”, respondeu Turkson, dizendo que todo homem que vira padre deve estar disposto a ser papa. Ele ressaltou ainda que há diversos líderes mundiais negros, como Obama e o ex-secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas) Kofi Annan. “Se Deus quer ver um homem negro como papa, agradeçamos a Deus”, disse. “Chances existem”, completou.

Turkson se mostrou ainda favorável ao uso do preservativo por casais caso um dos dois esteja contaminado pelo vírus da Aids, mas bateu na tecla da fidelidade, após ser questionado sobre o que a Igreja pode fazer para lutar contra a Aids em um continente como a África, onde 27 milhões de pessoas são portadoras do vírus HIV. Ele disse que recomendaria a abstinência sexual para uma pessoa com Aids ou o uso do preservativo no caso de um casal.
Em março, a caminho de Camarões, o papa Bento XVI disse aos jornalistas que o acompanhavam em seu avião que a Aids “não se combate só com dinheiro, nem com a distribuição de preservativos, que, ao contrário, aumentam o problema”.

 

Matéria original

+ sobre o tema

“Capoeira é meu remédio”, diz mestre de 96 anos

Aos 96 anos de idade, o mestre de capoeira...

Lopito Feijóo fala sobre literatura africana na casa de cultura do Campo Limpo dia 22/09

O escritor Lopito Feijóo encontra-se no estado brasileiro de...

10 dicas de maquiagem para peles negras

Sim, é verdade: a pele negra é mais resistente...

Minas assina acordo pioneiro para enfrentar o racismo

Um acordo pioneiro no Brasil vai levar ações de...

para lembrar

O lumpenradicalismo e outras doenças da tirania, por Achille Mbembe

Do fim do período colonial ao começo dos anos...

Alguma vez um negro inventou alguma coisa?

Por Ava Henry y Michael Williams* Você sabe se algum...

Bíblia católica apresenta o “Jesus negro”

Objetivo seria tornar a Palavra de Deus mais acessível...
spot_imgspot_img

Ilê Aiyê celebrará 50 anos com show histórico na Concha Acústica do TCA

O Ilê Aiyê, primeiro bloco afro do Brasil, vai comemorar seu cinquentenário em grande estilo com um espetáculo histórico na Concha Acústica do Teatro...

Templo Espírita Ogum Megê passa a ser considerado Patrimônio Imaterial do Rio de Janeiro

O Templo Espírita Ogum Megê, em Vaz Lobo, na Zona Norte, agora é considerado Patrimônio Imaterial do estado do Rio de Janeiro. A iniciativa...

Nota de pesar: Hildézia Alves de Medeiros

Faleceu hoje Hildézia Alves de Medeiros, mulher, professora negra e nordestina, que foi uma figura icônica nas décadas de 1970 e 1980 no movimento...
-+=