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    Stephany Rejani, 20 anos, moradora da periferia de São Paulo, conciliava estudos com o trabalho, mas deixou de ir à escola por causa da pandemia de covid-19 (FOTO: TONI PIRES)

    “Não estudo nada há um ano. Fico em casa limpando e cozinhando”

    Benny Briolly (PSOL-RJ) foi vítima de transfobia no plenário da Câmara de Niterói (RJ) Imagem: Rafael Lopes/Divulgação

    Vereadora sofre transfobia: “É roubar nossa dignidade não usar nome social”

    Anielle Franco (Foto: Bléia Campos)

    Mães e gestantes negras na pandemia de covid-19: O desafio está ainda maior

    Ana Fontes, criadora do Instituto Rede Mulher Empreendedora e da iniciativa "Heróis Usam Máscaras", que distribuiu 12 milhões de máscaras na pandemia - Foto: Renato Stockler

    ‘Recuperação econômica passa por investir em mulheres e estado não olha para elas’, diz finalista do Prêmio Empreendedor Social

    A jornalista e comentarista da CNN Brasil Basília Rodrigues (Foto: Divulgação/ CNN)

    Se fosse loira e de olhos azuis, você não estaria enchendo o saco dela

    Gabriela Souza (Foto: Reprodução/ Facebook)

    Casos Samuel e Saul Klein: violência de gênero também se aprende em casa

    Getty Images

    A saúde mental de trabalhadoras após um ano de pandemia

    Polícia Civil do Rio de Janeiro resgatou idosa em condição análoga à escravidão nesta semana | Foto: Divulgação/Imagem retirada do site Sul 21

    Na pandemia, aumentam denúncias de empregadas domésticas mantidas em cárcere privado

    Imagem: POLONEZ/SHUTTERSTOCK

    Mulheres de favelas sofrem com dificuldade de acesso a programas contra violência doméstica

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      João Alberto (Foto: Arquivo Pessoal)

      Caso João Alberto: o que se sabe e o que falta saber após 5 meses de investigação

      Imagem: Elcio Horiuchi/G1

      Grupo de ativistas combate impunidade em casos de violência policial na periferia

      Moradores de Minneapolis comemoram decisão do júri que considerou ex-policial culpado pela morte de George Floyd - Adrees Katif/Reuters

      Pós-veredicto, espera-se que a polícia tire o joelho de nossos pescoços

      A médica Jurema Werneck, diretora da Anistia Internacional Brasil Imagem: Divulgação/Anistia Internacional Brasil

      Diretora da Anistia Internacional: EUA reconheceram morte de Floyd por racismo

      O presidente americano, Joe Biden, e a vice Kamala Harris durante pronunciamento na Casa Branca após julgamento do caso George Floyd (Foto: BRENDAN SMIALOWSKI / AFP)

      Biden diz que condenação de ex-policial pela morte de George Floyd é ‘passo adiante’

      (Foto: Geledés)

      Adolescente negra de 15 anos é morta a tiros por policiais em Ohio, nos EUA

      20.abr.2021 - Mulher se emociona após saber da condenação de ex-policial Derek Chauvin pela morte de George Floyd, em Minneapolis (EUA) (Foto: Octavio Jones/Reuters)

      Lágrimas de alegria e alívio após veredito sobre assassinato de Floyd

      Manifestantes pedem justiça no julgamento da morte George Floyd, em Minneapolis (Foto: Stephen Maturen - 9.abr.21/AFP)

      Júri começa a discutir veredicto de ex-policial que matou George Floyd

      Foto: Valdecir Galor/SMCS

      As mulheres estão no centro da crise humanitária da pandemia

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      A população negra é a maior vítima da violência no Brasil (Getty Images)

      Brasil é ‘racista’ e parece executar ‘indesejados’ com conivência da Justiça, diz Comissão Interamericana da OEA

      Ivanir Dos Santos (Foto: Arquivo Pessoal)

      Ivanir dos Santos: Ainda há esperança em prol da tolerância

      Bandeira do orgulho trans hasteada em São Francisco, nos Estados Unidos. Foto: Flickr (CC)/torbakhopper

      Brasil segue no topo de ranking de assassinatos de pessoas trans no mundo

      Maíra Vida: Advogada, Professora, Conselheira Estadual da OAB BA e Presidenta da Comissão Especial de Combate à Intolerância Religiosa (Foto: Angelino de Jesus)

      Do crente ao ateu, não faltam explicações para o racismo religioso no Brasil

      Foto: Deldebbio

      Prefeito de Duque de Caxias é investigado por intolerância religiosa a crenças de matriz africana

      FÁBIO VIEIRA/ESPECIAL METRÓPOLES

      Após ser alvo de ataques transfóbicos e racistas, Érika Hilton irá processar 50 pessoas

      A parlamentar Laetitia Avia propôs a nova nova lei, enquanto o primeiro-ministro Jean Castex foi ridicularizado por seu sotaque (GETTY IMAGES)

      Por que a França pode criminalizar a discriminação pelo sotaque

      Adolescente de 16 anos foi espancada pelo pai por ser lésbica, na Bahia — Foto: Divulgação/Polícia Civi

      Adolescente é espancada pelo pai na BA e relata que motivo é ela ser lésbica; avó da vítima denunciou homem à polícia

      (Jonathan Alcorn/AFP/)

      Painel trata combate ao racismo como exercício de cidadania e justiça

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        Indicado ao Oscar, ‘O Som do Silêncio’ dá destaque raro à cultura dos surdos 

        Juçara Marçal (Foto: José de Holanda)

        Juçara Marçal fala de Chiquinha em live no Instagram do Itaú Cultural e nova Experiência Virtual une a maestrina e Dona Ivone Lara

        Foto: Divulgação/ Amazon Prime Video

        Nova série de terror ‘Them’ mostra família negra que se muda para bairro branco

        Mc Soffia (Foto: Divulgação/ Revista Raça)

        Mc Soffia estampa capa de revista e reflete sobre juventude negra

        H.E.R. (Foto: Emma McIntyre/Getty Images for The Recording Academy)

        6 músicas para conhecer H.E.R, indicada ao Oscar 2021 por ‘Fight For You’ [LISTA]

        Primeiro dia do circuito comercial do documentário "O Caso do Homem Errado" Imagem: Reprodução/Facebook

        Um casulo, diversas borboletas e muitos conteúdos nacionais

        Chadwick Boseman: Portrait of an Artist (Reprodução/Youtube)

        Ator de Pantera Negra, Chadwick Boseman ganha documentário da Netflix

        Foto: Imagem retirada do site HQ's com Café

        Livro: Negritude, Poderes e Heroísmos

        Foto: Duda Viana

        Cia. do Despejo faz crítica à necropolítica brasileira na videoarte online ‘IRETI’, inspirada na mitologia Iorubá

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          Ana Fontes, criadora do Instituto Rede Mulher Empreendedora e da iniciativa "Heróis Usam Máscaras", que distribuiu 12 milhões de máscaras na pandemia - Foto: Renato Stockler

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            (Foto: Geledés)

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              “Formation”: o racismo descobriu que Beyoncé é negra e não vai perdoá-la por isso.

              14/02/2016
              em Questão Racial
              Tempo de leitura: 5 mins read
              A A

              Foto: Reprodução/Youtube/Formation

              Foto: Reprodução/Youtube/Formation

              Chegou até mim nos últimos dias, provavelmente por ocasião de toda a animosidade gerada nos EUA pelo novo vídeo clipe da Beyoncé, uma entrevista concedida décadas atrás por Nina Simone, aparentemente durante o auge de seu estrelato. Tão logo comecei a vê-lo, percebi que o vídeo me era familiar, afinal, havia sido colocado no excelente documentário da Netflix sobre a cantora, “What happened, Miss Simone?”, lançado no ano passado. Ainda assim, achei por bem vê-lo até o fim uma segunda vez, notando desde o começo que assisti-lo novamente seria uma experiência tão mesmerizante quanto a primeira vez que o vi. Tudo naquele vídeo emana poder e altivez. Nina, a cada sílaba que pronuncia, revela a divindade e absoluta força da natureza que é, exaltando, sem medo, o orgulho que sente de ser uma mulher negra e da cultura de seu povo.

              No vídeo, corrigindo a pergunta vacilante e temerosa do repórter, Nina retruca sem meias palavras: “Acho que o que você está querendo perguntar é o porquê de minha insistência em mostrar a eles [jovens negros] essa negritude, esse poder negro, levando-os a se identificarem com a cultura negra”. Sem esperar que o repórter confirmasse, Nina responde a pergunta que ela mesma formulou: “É que, em primeiro lugar, eu não tenho escolha: para mim, nós [mulheres e homens negros] somos as mais belas criaturas no mundo inteiro, e eu digo isso em todos os sentidos, por dentro e por fora, e nós temos uma civilização que não é superada por nenhuma outra civilização da história, por isso o meu trabalho e fazê-los curiosos e conscientes de quem eles são e de onde vieram”. Amém.

              Por Lucas Moraes Santos, do O POPSOCIALISTA

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              18/04/2021
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              Livro: Negritude, Poderes e Heroísmos

              15/04/2021

              A despeito de também ser uma das maiores cantoras  do século XX, bem como, uma prodigiosa pianista, Nina tornou-se célebre por seu ativismo na luta contra o racismo e pelos direitos civis da comunidade negra americana no auge das, claramente ainda hoje vivas, tensões raciais por que o país passava nos meados de 1950 e 1960. Não por coincidência, foi após o despertar de Nina para a luta militante e o vigoroso impacto de tal luta no trabalho da cantora, que sua carreira enquanto estrela da música popular americana começou um rápido declínio, impulsionado pela perda do interesse do grande público branco na música feita por Nina, na mesma proporção em que seu trabalho passava a refletir mais e mais sua militância e politização. Soa familiar?

              No Brasil, uma estória que ressona de maneira análoga tem permeado o imaginário popular por pelo menos um século e meio. Lançado na segunda metade do século XIX, por Bernardo Guimarães, o romance “A Escrava Isaura” aborda a temática do racismo ainda na sociedade pré-abolição da escravatura e conta a história da escrava mestiça Isaura, cuja pele branca, embora fosse filha de escrava, a fez cair nas graças de sua senhora, que a criou como membra da família, dando-lhe educação e cultura. Isaura vive como uma mulher branca, bem-educada e comportada durante toda a sua vida, com promessas de, um dia, receber sua alforria, até que sua senhora morre antes de poder cumprir a promessa, e os homens da família deixam claro não terem a menor intenção de conceder-lhe o mesmo tratamento que a finada senhora. A transição que ocorre, inevitavelmente, dá ao leitor a sensação de que, pela primeira vez, Isaura está sentindo na pele branca o total peso de sua negritude interior herdada da mãe escrava. É só a partir da morte de sua senhora e protetora, e do consequente início de sua penúria, que Isaura torna-se e sente na pele verdadeiramente o que é ser uma mulher negra.

              Ora, Nina, apesar de sua tez negra, também logrou êxito em cair nas graças da sociedade branca, enquanto se absteve de abraçar sua negritude. Enquanto sua música manteve-se alienada de qualquer conteúdo político, bem como, devidamente palatável para os homens e mulheres brancos da época, ela cresceu vertiginosamente em popularidade e alcançou o status de maior entertainer de sua época. Assim como, hoje em dia, todos estavam muito satisfeitos em dançar alegremente ao som dos grandes hits divertidos que Beyoncé lançou para as pistas de dança. Vide Single Ladies, Partition, Crazy in Love, etc. O que acontece no presente momento com Beyoncé, e que já havia acontecido antes com inúmeros outros artistas negros, a exemplo de Nina Simone, é uma estória velha como a da escrava Isaura. É a estória da sociedade eurocêntrica e racista em que vivemos, na qual um homem ou uma mulher negros não podem abraçar sua negritude e sentir orgulho de serem quem são sem que a sociedade branca sinta-se ofendida.

              Ao realizar um vídeo majestoso, cheio de iconografia exaltando a cultura negra e denunciando o racismo e o extermínio da juventude negra pela polícia americana, a exemplo do que ocorre também nas favelas brasileiras, Beyoncé não está de maneira alguma atacando a força policial estadunidense, como sugeriram alguns políticos e jornalistas conservadores. Beyoncé está, tão somente, abraçando a sua negritude e toda a beleza e dor que vêm com ela. Beyoncé está saindo do armário onde, talvez inadvertidamente, esteve colocada até agora, protegida pelo seu imenso sucesso financeiro e apelo universal de suas músicas. Beyoncé esteve esbranquiçada até aqui pelo seu privilégio, raro para uma mulher negra. E o que o racismo não consegue perdoar é o fato de que ela, agora, saiu do armário. Beyoncé revelou: é negra e ama sê-lo. Isso, o racismo não pode perdoar.

              Em “Formation”, seu hino de exaltação à negritude, Beyoncé se orgulha de seu nariz largo, da linda e vasta cabeleira enrolada de sua adorável filha e recusa-se a suavizar o fato de que é negra, e que carrega orgulhosamente tudo o que vem com isso. Beyoncé, neste trabalho, divisor de águas em sua carreira, como Nina um dia fez, está simplesmente falando sobre o que é ser ser jovem, talentosa e negra. Está falando do sucesso e fortuna que vem com os dois primeiros, e do sofrimento, da escassez de oportunidades e da violência estrutural que vem com o último.

              O repúdio de (parte) do público a esta nova fase da cantora é, em minha opinião, um sinal do sucesso da empreitada. Afinal, se não houver pessoas incomodadas é porque não se conseguiu meter o dedo na ferida. E, mais, se os incomodados são os conservadores e a elite branca, melhor ainda: Beyoncé acertou em cheio. Por isso, não acho que Beyoncé esteja particularmente surpresa com a animosidade gerada pelo seu novo trabalho. Ao abraçar sua negritude, pela primeira vez, assim, de maneira tão explícita, a diva sabia que, assim como Nina, e assim como as Isauras, no Brasil, ou nos EUA, no terceiro ou no primeiro mundo, a pele negra vem com um preço alto que o racismo impõe. A sorte, neste caso, é que Beyoncé uma negra deslumbrante, talentosa e multimilionária: ela tem crédito de sobra para pagar a conta dela e, se tudo der certo, das negras e dos negros que vierem depois.

              Tags: BeyoncéFormationnegritudeQuestão Racial
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              • "E eu, mulher, negra, nordestina, vivendo em terras sudestinas? Nas Minas, mais especificamente. Como as “clivagens regionais” atuam nas minhas experiências de ser negra? A fim de responder essas perguntas, resolvi publicizar algumas experiências que venho registrando há algum tempo. Experiências vividas nos últimos quatro anos, desde que me mudei de Itabuna, Bahia, para o sudeste do país" Leia o Guest Post de Thaíse Santana em www.geledes.org.br
              • Diante do quadro de pandemia e alto desemprego no País, o Geledés – Instituto da Mulher Negra e o Instituto RME fecharam uma parceria para auxiliar mulheres negras, em especial as que vivem em comunidades periféricas, em seu desenvolvimento profissional e pessoal. Os cursos serão oferecidos por meio da plataforma digital Potência Feminina, do @institutorme em parceria com o Google.org e hospedada no portal do Geledés. O projeto oferece capacitações gratuitas em empreendedorismo, empregabilidade e tecnologia de forma totalmente gratuita e de fácil acesso. Participe e compartilhe conhecimento!
              • No artigo da Coletiva Negras que Movem de hoje, a Mestre em Desenvolvimento Econômico Clara Marinho Pereira, mostra como a trajetoria de mulheres negras é mercada por ensinamentos e aprendizados. Confira um trecho:"Que lições as mulheres negras que ocupam a cena pública em presença e espírito têm deixado para nós? Apresentando-nos a negritude como lugar de força, criatividade e conquistas, pretas de diferentes segmentos têm nos deixado ensinamentos preciosos, partilhados conosco a partir da certeza da influência positiva na nossa autonomia. Neste texto, listo 7 lições aprendidas que busco recordar continuamente, por entender que elas nos dão régua e compasso para seguir em frente." Leia o artigo completo em: www.geledes.org.br A seção Coletiva Negras que Movem (@negrasquemovem), traz artigos de integrantes do Programa de Aceleração do Desenvolvimento de Lideranças Femininas Negras: Marielle Franco, do Fundo Baobá (@fundobaoba).
              • "Esse texto não é o definitivo. Mas, se constitui em sementes introdutórias lançadas no bom terreno do diálogo ampliado, adocicado pela poesia lancinante da alma feminina/masculina e de outras definições para Masculinidades e Feminilidades." Leia o Guest Post de Rosangela Aparecida Hilário em www.geledes.org.br
              • "Hamilton Bernardes Cardoso (1953 – 1999) foi aquele que em meio aos processos de redemocratização brasileira da década de 1970 e dos movimentos políticos negros que fizeram parte a esse momento histórico da nossa sociedade, encarnou a figura do intelectual revolucionário orgânico, que originário das forças temporais que circulam pelas eras torna-se a representação viva de uma geração" Leia o Guest Post de Christian Ribeiro em www.geledes.org.br
              • Na coluna desta semana, Marina Vieira de Carvalho investiga a trajetória da poeta Gilka da Costa Machado e a luta pelo reconhecimento da produção intelectual das mulheres negras no pós-abolição. A despeito da qualidade de suas letras, Gilka não escapou ao silenciamento imposto pela sociedade patriarcal brasileira. Esse silenciamento, observado na trajetória de Gilka, é presente, ainda hoje, no desafio enfrentado pelas intelectuais negras contemporâneas. Mas o texto (re) apresenta Gilka da Costa Machado e a potência de sua obra feminista ao público. Confira um trecho do artigo"Musas Negras: raça, gênero e classe na vida de Gilka da Costa Machado":"Imagine o escândalo que foi (e ainda é para muitas pessoas) a visibilidade de uma mulher cujos poemas não eram considerados"femininos" - como as"flores", o"lar", o"recato" - e sim de letras deliberadamente eróticas. E se essa escritora, além disso tudo, fosse afro-brasileira e periférica? Aí começamos a entender os significados dos medos e esperanças que atravessam a revolução chamada Gilka da Costa Machado". Acesse o texto e o vídeo completos no Portal Geledés e no Acervo Cultne. https://youtu.be/GAwq2GaugGY A Coluna Nossas Histórias é uma parceria entre a Rede de HistoriadorXs NegrXs, o Geledés e o Acervo Cultne. #Raça #Genero #Classe #GilkadaCostaMachado #EscritorasNegras #HistoriadorasNegras #NossasHistórias
              • O Itaú Cultural lança, em seu site www.itaucultural.org.br, a publicação Ocupação Itaú Cultural 50 – uma celebração, que comemora a marca de 50 exposições, alcançada em dezembro de 2020, desta série realizada pela organização desde 2009. Saiba mais em www.geledes.org.br
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              GELEDÉS Instituto da Mulher Negra fundada em 30 de abril de 1988. É uma organização da sociedade civil que se posiciona em defesa de mulheres e negros por entender que esses dois segmentos sociais padecem de desvantagens e discriminações no acesso às oportunidades sociais em função do racismo e do sexismo vigentes na sociedade brasileira.

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