Fotógrafa retrata o cotidiano de tribo semi-nômade em região remota da Namíbia

A fotógrafa Susan Portnoy passou alguns dias no deserto de Kunene, região remota entre a fronteira da Namíbia com Angola, registrando o cotidiano e os costumes do fascinante povo semi-nômade Himba. Em algumas fotografias impactantes, ela documenta a experiência de estar tão longe de tudo e de todos.

No Nômades Digitais

Vivendo em cabanas feitas de esterco, areia e madeira, a tribo produz de tudo um pouco para poder sobreviver. As mulheres se dedicam a fazer acessórios, como colares com fios de couro, conchas e outros itens que encontram. Enquanto isso, os homens tomam conta das cabras e dos gados do rebanho, que quanto mais volumoso, maior é o status da família.

Nas vestimentas, as mulheres e matriarcas usam tangas de couro macio, muitas de suas jóias, e passam uma pasta vermelha chamada de Otjize em seu rosto, cabelo e corpo. Nenhuma delas toma banho, limitando-se a usar a pasta perfumada. As meninas têm variados penteados na cabeça de acordo com a idade: quando crianças, fios cortados rente a cabeça; na puberdade, os cabelos são alongados com pelo de cabra, trançados e com pasta Otjize na raíz. Quando se casam, um capacete oval feito com pele de carneiro adorna a cabeça. Os homens usam o cabelo em corte baixo por boa parte da vida.

himba2

A família é algo fundamental dentro da aldeia, sendo que a mulher desempenha o papel de cuidar dos filhos, preparar a comida, se dedicar ao artesanato e até construir as cabanas onde vivem. Os homens, que podem ter mais do que uma esposa, trazem o que comer para a aldeia e cuidam dos afazeres pecuários. As crianças brincam livremente no deserto, produzem suas bonecas e inventam jogos, com ou sem bola, muitas vezes feita de tecido ou deixada por turistas.

Por viverem no deserto ensolarado e praticamente sem água ou recursos básicos, o grupo étnico se mantém firme com os costumes desde sua fundação, há mais de 200 anos, movendo-se constantemente em busca de sobrevivência.

Dá uma olhada nas fotos e observe os detalhes:

himba1 himba3 himba4 himba5 himba6 himba7 himba8 himba9 himba10 himba11 himba12 himba13 himba14

Todas as fotos © Susan Portnoy

+ sobre o tema

A importancia do Negro

Essa é a história de um garoto chamado Theo que...

Un maire noir de Paris en 1879, effaçé des archives et de l’Hisoire

Severiano de Hérédia, Un maire noir de Paris Un Caribéen noir,...

13 de maio: viva 20 de novembro!

Foto de capa: retrato de Luiz Gama por Raul...

A Bíblia como literatura africana: o discurso religioso no olhar da igualdade racial

Festival Ortodoxo em Lalibela – Divulgação: Holiday to Ethiopia Por...

para lembrar

“Racismo promove intolerância religiosa”, afirma fotógrafo Roger Cipó

Para Roger Cipó, segregação racial é a chave para...

16 fotos incríveis de Reis Africanos por James C. Lewis

Veja estas supreendentes recriações de 16 famosos reis africanos famosos...

Afro-bolivianos

Afro-bolivianos são bolivianos de ancestralidade africana.  O termo também...
spot_imgspot_img

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...

Rotas de Fuga para o Aquilombamento

Quando iniciei meu trabalho atual como fotógrafo negro e de pessoas pretas, pensava em como transmitir textualmente, sinteticamente, aquilo que eu queria passar sobre...
-+=