Fotógrafo da National Geographic Brasil publica livro sobre a cultura afrodescendente no Amapá

‘Rufar dos Tambores: Imagens e Encontros Afroamapaenses’será lançado no dia 3 de abril

 

 

MACAPÁ – O marabaixo, batuque e outras expressões culturais dos afrodescendentes amapaenses serão retratados no livro ‘Rufar dos Tambores: imagens e encontros afroamapaenses’, de autoria do fotógrafo Maurício de Paiva, premiado colaborador da National Geographic Brasil e referência em fotografia documental. A obra será lançada no dia 3 de abril, no Amapá Garden Shopping, localizado na Rodovia Juscelino Kubitschek, às 19h, na capital.

As imagens foram colhidas durante a 19ª edição do Encontro dos Tambores, realizado em novembro de 2013. A festividade contou com a participação de 44 comunidades de quilombos afrodescendentes para divulgar e exaltar as tradições culturais e religiosas da cultura negra no Amapá, ao som de batuque e marabaixo.

A amapaense Piedade Lino Videira foi convidada pelo fotógrafo para fazer o prefácio do livro, onde fala sobre a importância de valorizar e divulgar a cultura local.

Piedade também foi clicada, pois, além de professora universitária, é dançadeira de Marabaixo e Batuque. “O convite veio devido ao reconhecimento do meu estudo na área. Estou ansiosa para conferir o resultado”, disse satisfeita.

Na noite de autógrafos também será aberta uma exposição com 30 fotografias que fazem parte do livro, a maioria em preto e branco, que ficará à disposição do público até o final de abril no Amapá Garden Shopping.

Sobre o autor
Maurício de Paiva é fotógrafo documental, paulistano, tem na bacia amazônica seu cenário em antropologia-visual, socioambientalismo e arqueologia. É autor dos livros “Amazônia Antiga – Arqueologia no entorno” (2009) e “Futebol na Amazônia, Imagem e Alarido (DBA 2012). Em 2011, recebeu o Prêmio Abril pela reportagem Amazônia ano 1000. Como freelancer, atualmente, é colaborador regular premiado na revista National Geographic Brasil, desde 2004 (com mais de 13 artigos publicados).

Seus ensaios e reportagens autorais são vividos em longas permanências em campo, são autênticos e se legitimam em testemunhar socioambientalismo e extrativismo, história/arqueologia e os modos de vida tradicionais na Amazônia atlântica e ocidental, dos atuais desafios em sua franca transformação.

“A Amazônia (ou o Amapá) a mim, não é mais uma busca para captação de imagens, e sim e já, há 10 anos: uma veia aberta! O motivo é inerente ao desejo, sempre. Um livro é e precisa ser valorado em qualquer nível e em qualquer região cultural”, disse Maurício de Paiva.

 

foto-mauricio2

foto-mauricio3

foto-mauricio4

foto-mauricio5

Fotos: Mauricio de Paiva

Fonte:  Portal Amazonia

+ sobre o tema

Hoje na História, 23 de abril de 1897, nascia Pixinguinha

Alfredo da Rocha Vianna Filho, conhecido como Pixinguinha (Rio de Janeiro, 23...

Aretha Franklin emociona plateia com apresentação de Natural Woman

Rainha do soul subiu ao palco do Prêmio Kennedy...

Evento contra o racismo e a intolerância religiosa terá início nesta quinta

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) promove,...

VENEZUELA con la tercera mayor cantidad de afrodescendientes de Suramérica

Jesús Chucho Garcia La población afro está concentrada en...

para lembrar

Gal Martins: O movimento que faz a diferença

Como Gal Martins levou a linguagem da dança contemporânea...

Harlem Désir

Harlem Désir é um político francês, nascido em 25...

Estado de Mandela tem ‘progressos’, diz governo da África do Sul

O estado de saúde de Nelson Mandela registrou "progressos",...
spot_imgspot_img

Instituto Tebas celebra 194 anos de nascimento de Luiz Gama com caminhada e exibição de vídeo em São Paulo

 Liberdade ou Morte: histórias que a História não conta é o título da web série composta por sete narrativas (fotográficas, textuais e audiovisuais) que destacam a agência...

Mel Duarte celebra cinco anos do álbum “Mormaço – entre outras formas de calor” com apresentações gratuitas em São Paulo

A cantora, escritora, poeta, compositora e produtora cultural Mel Duarte, conhecida por sua brilhante performance de "spoken word", celebra o quinto aniversário do seu...

Gilberto Gil é homenageado na Uerj por contribuições culturais ao país

Cantor, compositor, escritor, produtor musical, imortal da Academia Brasileira de Letras, ex-ministro da Cultura. Dono de vários talentos e posições, Gilberto Gil ganhou nesta...
-+=