Fotos raras do jovem Basquiat em seu apartamento em Nova York

Uma exposição íntima sobre o artista explora a época em que Jean-Michel Basquiat morou com a antiga namorada Alexis Adler no East Village.

Por JO ROSENTHAL, no Vice

Baseada na cena de artes do centro de Nova York no final dos anos 70, uma nova carta de amor em forma de exposição explora a época em que Basquiat (1960-1988) morava com a antiga namorada Alexi Adler, entre 1979 a 1980.

Basquiat Before Basquiat: East 12th Street, 1979-1980, estreou no Museu de Arte Contemporânea em Denver no dia 11 de fevereiro, e é a primeira exposição do museu focada no trabalho e na vida do artista no período breve em que ele morou com Adler, num apartamento do sexto andar em East Village, Manhattan.

Basquiat no apartamento, 1980. Foto: Alexis Adler.

O museu de Denver até construiu uma recriação parcial do apartamento na época, e uma reprodução dos corredores e escadas do prédio grafitados por Basquiat. O trabalho em exposição se centra num período da vida do artista antes que a pintura entrasse em cena. Adler guardou mais de 100 fotos, objetos de arte e lembranças da era que complementam as obras do próprio Basquiat — que incluem uma escultura feita com um radiador que ele encontrou na rua e fotos explorando performances ou mesmo sentado na banheira tocando clarinete.

Adler conheceu Basquiat em 1979, quando ele tinha apenas 19 anos. Ela era quatro anos velha que ele, e ela e os amigos vinham admirando os grafites dele e as tags SAMO© por todo o centro. Não muito depois, os dois se mudaram para uma ocupação de 37 metros quadrados em East 12th Street. Durante os meses que eles moraram juntos, Basquiat transformou o chão, as paredes, as portas e os móveis em matéria-prima para suas explorações criativas. Os rascunhos na exposição apresentam diagramas de compostos químicos que o artista copiou dos livros de ciência de Adler.

Geladeira no apartamento, 1979-1980. Foto: Alexis Adler.

Basquiat teve uma longa lista de amantes em sua curta vida, e muitas guardaram lembranças de sua época com ele. Essa exposição oferece um olhar mais íntimo dos primeiros momentos do jovem artista explorando arte.

Também em exposição há uma série de fotografias pessoais do artista tiradas por Adler. Elas mostram Basquiat brincando com um óculos quebrado que ele encontrou na rua, criando uma máscara de filme de terror com massinha, e usando um capacete de futebol enquanto liga a TV que o casal colocou dentro da geladeira.

Televisão pintada no apartamento, 1979-1980. Foto: Alexis Adler.

No final de 1981, quando Basquiat se mudou, ele tinha passado seu foco artístico das ruas para pinturas em estúdio. Apenas sete anos depois, em 1988, o artista morreu de overdose de heroína, aos 27 anos. Mas é sempre emocionante ver seu trabalho exposto de novas maneiras.

Basquiat Before Basquiat: East 12th Street, 1979-1980 fica em exposição no MCA em Denver até 7 de maio de 2017. mcadenver.org

Basquiat fazendo uma performance no apartamento, 1979-1980. Foto: Alexis Adler.

Basquiat fazendo uma performance no apartamento, 1979-1980. Foto: Alexis Adler.

Imagens cortesia de Kubany Judlow e Museu de Arte Contemporânea de Denver.

Tradução: Marina Schnoor

Esta matéria foi originalmente publicada na i-D .

Leia Também:

+ sobre o tema

para lembrar

Lobão sofre mais com o sucesso de Mano Brown do que com o seu fracasso

Lobão se tornou um tiozinho chato. Aquele sujeito amargo...

Feira Preta leva Afrolab para Elas para quatro capitais em 2019

Projeto de capacitação contemplado no edital Negras Potências abrirá...

O sujeito feminino na escrita da mulher afrodescendente

EM CADERNOS NEGROS: OS MELHORES CONTOS Autora: Wilany...

Mary Alice, atriz de ‘Matrix Revolutions’, morre aos 86 anos

A atriz Mary Alice, de "Matrix Revolutions" (2003), morreu...
spot_imgspot_img

Livro sobre Luiz Gama o consagra como o maior advogado negro da abolição

Impossível não ficar mexido, ou sair a mesma pessoa, com a mesma consciência dos fatos narrados, depois da leitura de "Luiz Gama Contra o Império",...

Ícone da percussão, Naná Vasconcelos ganha mostra no Itaú Cultural

O Itaú Cultural, localizado na avenida Paulista, em São Paulo, abre nesta quarta-feira (17) a Ocupação Naná Vasconcelos, em homenagem ao músico pernambucano falecido em 2016. A mostra é...

O atleta negro brasileiro que enfrentou o nazismo nas Olimpíadas de 1936

A poucos dias da abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, em uma Europa cada vez mais temerosa com a agenda política de forças alinhadas...
-+=