No barracão da Imperatriz, Raoni e líderes indígenas alertam sobre o Xingu

A dois dias de seu desfile, a Imperatriz Leopoldinense recebeu a visita do cacique Raoni e de outras 16 lideranças indígenas em seu barracão, na Cidade do Samba (Zona Portuária do Rio de Janeiro). A comitiva conheceu os detalhes do desfile da escola, que será a terceira a se apresentar no domingo de Carnaval no Sambódromo.

Por Anderson Baltar, da UOL

Estefan Radovicz/Agência O Dia/Estadão Conteúdo

A verde, branca e ouro, que irá apresentar o enredo “Xingu, o clamor que vem da floresta”, foi envolta em grande polêmica na temporada pré-carnavalesca por conta das críticas do agronegócio ao seu enredo. Em entrevista coletiva, após o tour, o carnavalesco Cahê Rodrigues afirmou que o assunto já está encerrado. “Hoje o assunto é Carnaval e estamos felizes em receber essas lideranças para a grande festa, que começa no domingo”, afirmou Cahê.

Segundo o carnavalesco da Imperatriz, o momento é de fortalecer a mensagem do enredo da escola que, em sua opinião, foi mal interpretada. “Quando escolhemos o enredo, não queríamos só fazer um espetáculo, mas dar voz aos índigenas e mostrar a luta dos povos da floresta. Infelizmente, algumas pessoas se confundiram com nossa verdade e trouxeram uma polêmica desnecessária. Espero que vejam que nunca tivemos a intenção de agredir ninguém e, sim, de enaltecer os povos do Xingu”, explicou.

Os líderes, das etnias Kamaiurá,Yawalapiti, Kaiapó, Kalapalo, desfilarão no último carro da escola. Os indígenas aproveitaram a presença de vários correspondentes internacionais e fizeram discursos inflamados em defesa da Floresta Amazônica. O cacique Raoni foi um dos mais enfáticos: “Estou aqui também por um motivo só: para falar que é preciso dar respeito a cada um dos indígenas. Não aceitamos desmatamento e poluição dos rios nas áreas indígenas. Quero que todos vocês mostrem essa fala para o mundo inteiro, para que todos me ouçam”.

Estefan Radovicz/Agência O Dia/Estadão Conteúdo

Duas mulheres tiveram falas bastante aplaudidas. Sonia Guajajara alertou contra o crescimento do preconceito contra os indígenas e fez um agradecimento à Imperatriz Leopoldinense. “Obrigado à escola por nos dar um elemento a mais para a luta, em um momento em que enfrentamos alianças políticas e econômicas poderosas. O Carnaval pode politizar o debate e fortalecer a luta dos povos indígenas”. Bel Juruna, em nome de onze etnias do Alto Xingu, fez um desabafo contra a ocupação da floresta por mineradoras e criticou a construção da usina de Belo Monte. “Estão matando os nossos rios, desviando seus cursos. Nosso povo está morrendo. E nós só queremos defender a nossa terra”.

A coletiva, como não poderia deixar de ser, terminou em samba, com a apresentação da bateria da escola, com o intérprete Arthur Franco e o casal de mestre-sala e porta-bandeira Thiaguinho Mendonça e Rafaela Theodoro.

+ sobre o tema

Lançamento do livro/CD/DVD ‘O Jongo do Tamandaré’

    Saiba Mais:  Jongo Cacuriá AS DANÇAS...

Gal Martins: O movimento que faz a diferença

Como Gal Martins levou a linguagem da dança contemporânea...

Sessão solene pelo centenário do “Sambista Pé Rachado”

O sambista Pé Rachado se vivo completaria 100...

para lembrar

Documentário aborda preconceito contra cantoras negras no Heavy Metal

  Um novo vídeo jornalístico da Global Television foca...

A música política do Rapper Azagaia – por Joseh Silva

Em letras de enorme sucesso, e num estilo que...

Cinema de cabelo duro

"Pelo Malo" traça vasto panorama da sociedade venezuelana...
spot_imgspot_img

Milton Nascimento será homenageado pela Portela no carnaval de 2025

A Portela, uma das mais tradicionais escolas de samba do país, vai homenagear o cantor e compositor Milton Nascimento no carnaval de 2025. A...

Estrela do Carnaval, ex-passista Maria Lata D’Água morre aos 90 anos em Cachoeira Paulista, SP

A ex-passista Maria Mercedes Chaves Roy – a ‘Maria Lata D’Água’ – morreu na noite dessa sexta-feira (23), em Cachoeira Paulista, no interior de São...

Depois de um carnaval quente, é hora de pensar em adaptação climática

Escrevo esta coluna, atrasada, em uma terça-feira de carnaval. A temperatura da cidade de São Paulo bate 33°C, mas lá fora, longe do meu ventilador,...
-+=