França com uma medida discriminatória e racial: limita número de futebolistas africanos nas seleções.

Mais um escândalo está a abalar o futebol francês. Desta vez, um site de informações, o Mediapart, avançou que dirigentes da direcção técnica da Federação de Futebol terão decidido estabelecer quotas para limitar o número de futebolistas negros e magrebinos em 30% nos centros de formação e nas escolas de futebol.

O objectivo desta medida “discriminatória e racial”, diz o site, é aumentar o número de jogadores franceses de origem europeia nas selecções gaulesas, que deverão manifestar a sua preferência desde os 12 anos. O site diz ainda que o seleccionador nacional, Laurent Blanc, teria concordado com essa limitação. Objectivo: limitar o número de franceses de origem africana e magrebina num máximo de 30%.

“Nas mais altas instâncias do futebol francês, o caso é claro: há negros demais, árabes demais e brancos de menos nos campos de futebol em França”, escreve o Midiapart, um dos sites que mais investiga em França, que cita fontes da Federação gaulesa.

Entretanto, escandalizado com as denúncias raciais, o treinador Laurent Blanc já desmentiu que tenha aceitado quotas para limitar o número de futebolistas de origem africana no futebol francês. “Não podemos estabelecer quotas do número de jogadores no futebol”, enfatiza o técnico, citado pela imprensa francesa, adiantando que “tudo é falso”.

Quem também ficou escandalizada com tais rumores foi a ministra do desporto. Chantal Jouanno diz que “se a denúncia for confirmada, seria totalmente discriminatória e ilegal, e portanto haverá punições”.

Fonte: A Semana

+ sobre o tema

Yohan Blake, o homem mais rápido do mundo. Entre os mortais

Caro(a) leitor (a), não estranhe o título do...

Conheça o cantor Michael Kiwanuka

Filho de Ugandenses o britânico Michael Kiwanuka ficou...

A inserção do negro no futebol brasileiro

Considerado esporte de elite em seus primórdios, o futebol...

para lembrar

História do Jazz – Blues

    Confira esta vídeo:     Fonte: Youtube

Palmares 25 Anos: Atividade em Campinas/SP promove plantio de árvores sagradas

Homenagear os negros e negras que foram escravizados na...

Encontro de Culturas Populares termina domingo (6)

O encontro avalia as políticas públicas de cultura implantadas...
spot_imgspot_img

Aos ‘parças’, tudo

Daniel Alves da Silva, 40 anos, 126 partidas pela Seleção Brasileira, 42 títulos, duas vezes campeão da Copa América e da Copa das Confederações,...

Mbappé comunica ao PSG que vai sair do clube ao fim do contrato

Mbappé comunicou à diretoria do Paris Saint-Germain que vai deixar o clube ao fim do contrato, o qual se encerra em junho. A informação foi dada...

Costa do Marfim venceu o CAN 2024

Já é conhecido o vencedor da 34ª edição do Campeonato Africano das Nações de futebol: a Costa do Marfim. Primeira parte: vantagem Nigéria A selecção nigeriana, que tinha...
-+=