França com uma medida discriminatória e racial: limita número de futebolistas africanos nas seleções.

Mais um escândalo está a abalar o futebol francês. Desta vez, um site de informações, o Mediapart, avançou que dirigentes da direcção técnica da Federação de Futebol terão decidido estabelecer quotas para limitar o número de futebolistas negros e magrebinos em 30% nos centros de formação e nas escolas de futebol.

O objectivo desta medida “discriminatória e racial”, diz o site, é aumentar o número de jogadores franceses de origem europeia nas selecções gaulesas, que deverão manifestar a sua preferência desde os 12 anos. O site diz ainda que o seleccionador nacional, Laurent Blanc, teria concordado com essa limitação. Objectivo: limitar o número de franceses de origem africana e magrebina num máximo de 30%.

“Nas mais altas instâncias do futebol francês, o caso é claro: há negros demais, árabes demais e brancos de menos nos campos de futebol em França”, escreve o Midiapart, um dos sites que mais investiga em França, que cita fontes da Federação gaulesa.

Entretanto, escandalizado com as denúncias raciais, o treinador Laurent Blanc já desmentiu que tenha aceitado quotas para limitar o número de futebolistas de origem africana no futebol francês. “Não podemos estabelecer quotas do número de jogadores no futebol”, enfatiza o técnico, citado pela imprensa francesa, adiantando que “tudo é falso”.

Quem também ficou escandalizada com tais rumores foi a ministra do desporto. Chantal Jouanno diz que “se a denúncia for confirmada, seria totalmente discriminatória e ilegal, e portanto haverá punições”.

Fonte: A Semana

+ sobre o tema

Open Society Fundations, Respaldan la Primera Cumbre Mundial de los Afrodescendientes 2011

La Ceiba, Honduras Open Society Fundations, se suma a partir...

Chris Rock fez no Oscar o que todos esperavam e alguns temiam

Entre uma investigação jornalística sobre abusos sexuais na Igreja...

Líder do Boko Haram promete vender jovens raptadas na Nigéria

Em vídeo, homem se intitula Abubakar Shekau e diz...

China seduz juventudes partidárias de Angola e Moçambique

Projecto de portuguesas revela que modelo chinês atrai cada...

para lembrar

Sulivã Bispo: Palavras de um ator que tem em si mesmo o mais marcante de seus personagens!

Kaiala, Delicado, Anoitecidas, Rebola e Compadre de Ogum - Os...

Tribos africanas possuem parte de DNA europeu

Mistura genética ocorreu há mais de mil anos; genes...

CUT lança mês da consciência negra

Organização das Nações Unidas dá início, em dezembro, às...
spot_imgspot_img

Paraense Brisas Project acaba de lançar seu EP PERDOA

Está no mundo o primeiro EP de Brisas Project. PERDOA é uma obra em quatro faixas que explora uma sonoridade orientada ao Pop Rock, Lo-fi e...

Ossada de 200 anos evidencia passado escravagista do Uruguai

Após mais de uma década de escavações no bairro montevideano de Capurro, uma zona historicamente conhecida pelo desembarque de populações africanas durante a época...
-+=