Frase ‘#Busque Racismo Estrutural’ é pintada na Avenida Faria Lima no Dia Internacional dos Direitos Humanos

Enviado por / FonteG1

O movimento antirracista pintou a frase “#Busque Racismo Estrutural“ na Avenida Faria Lima, na Zona Sul de São Paulo, no Dia Internacional dos Direitos Humanos, comemorado neste 10 de dezembro. A inscrição foi feita pelo mesmo grupo que escreveu “Vidas Pretas Importam” na Avenida Paulista, no mês passado.

Cerca de 60 artistas e produtores culturais se reuniram entre a noite de quinta-feira (9) e madrugada desta sexta (10) para pintar a rua. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) sinalizou o local, mas o motorista de ônibus avançou sobre parte da pintura e borrou o asfalto.

A ideia do coletivo é ajudar a entender o que é racismo estrutural e fazer com que as pessoas busquem o tema na internet. A Avenida Faria Lima foi escolhida por ser sede de importantes empresas.

Essa foi a quarta frase que o coletivo cultural independente pintou na cidade para dar visibilidade e combater o racismo.

A primeira frase foi pintada na Paulista em 21 de novembro após a morte de João Alberto Silveira Freitas, que foi espancado por seguranças de um supermercado em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Entre 26 e 27 de novembro, a Avenida 9 de Julho ganhou a frase “O futuro é uma mulher preta”. E em 28 de novembro, o Minhocão ganhou a frase “Silêncio é apagamento”.

O Brasil registrou mais de 12 mil casos de racismo e injúria racial no ano passado. O estado de São Paulo lidera o ranking com o maior número de ocorrências.

Paulista
Manifestantes pintaram a frase “Vidas Pretas Importam” na Avenida Paulista, em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp), na região Central da capital paulista, em protesto motivado pelo assassinato do cidadão negro João Alberto Silveira Freitas, espancado até a morte por seguranças do supermercado Carrefour em Porto Alegre.

A ação na Avenida Paulista lembra o que manifestantes fizeram no Estados Unidos durante os protestos contra o assassinato de George Floyd, quando as avenidas de cidades também ganharam inscrições como “Black Lives Matter” (Vidas Negras Importam, em tradução para o português).

Frase ‘Vidas Pretas Importam’ é pintada na Avenida Paulista — Foto: Andre Penner/AP

 

Fonte: G1

+ sobre o tema

Leonardo Sakamoto explica os desafios no combate ao trabalho infantil

  Em outubro, o Brasil vai receber a III Conferência...

“Quase todo o Brasil cabe nessa foto”

 Pondo em discussão o episódio envolvendo a atriz Fernanda...

Como calar um juiz

"Fique sossegada. Esse juiz solta todo mundo", disse o...

‘Ativismo de sofá’ chegou às ruas, diz especialista

O diretor de campanhas da Avaaz, uma das...

para lembrar

Luta contra o racismo avança devagar na América Latina

Uma mexicana que, mesmo com certidão de nascimento e...

As crianças são racistas?

Construímos ao longo da nossa formação humana e acadêmica...

Geledés na ONU

Uma comissão de Geledés-Instituto da Mulher Negra embarca neste...
spot_imgspot_img

A professora da creche cortou o cabelo crespo, da menina de um ano, dizendo ser duro, ruim de pentear- disse a mãe, na Omode

A Omode Roda de Conversa Sobre Crianças e Infâncias Invisíveis, aconteceu na 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, iniciativa do Instituto Raízes de Áfricas e OEPPIR-AL. A...

Grávida de oito meses foi presa após reconhecimento facial errado nos EUA

Porcha Woodruff arrumava suas duas filhas para irem à escola quando seis policiais apareceram na porta de sua casa, em Detroit. Mandaram que ela saísse,...

“Aqui para”: a primeira condenação judicial por racismo estrutural

A Emenda Constitucional n.º 72, mais conhecida como PEC das Domésticas, foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff no dia 1 de junho de 2015, e...
-+=