Frase ‘#Busque Racismo Estrutural’ é pintada na Avenida Faria Lima no Dia Internacional dos Direitos Humanos

Enviado por / FonteG1

O movimento antirracista pintou a frase “#Busque Racismo Estrutural“ na Avenida Faria Lima, na Zona Sul de São Paulo, no Dia Internacional dos Direitos Humanos, comemorado neste 10 de dezembro. A inscrição foi feita pelo mesmo grupo que escreveu “Vidas Pretas Importam” na Avenida Paulista, no mês passado.

Cerca de 60 artistas e produtores culturais se reuniram entre a noite de quinta-feira (9) e madrugada desta sexta (10) para pintar a rua. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) sinalizou o local, mas o motorista de ônibus avançou sobre parte da pintura e borrou o asfalto.

A ideia do coletivo é ajudar a entender o que é racismo estrutural e fazer com que as pessoas busquem o tema na internet. A Avenida Faria Lima foi escolhida por ser sede de importantes empresas.

Essa foi a quarta frase que o coletivo cultural independente pintou na cidade para dar visibilidade e combater o racismo.

A primeira frase foi pintada na Paulista em 21 de novembro após a morte de João Alberto Silveira Freitas, que foi espancado por seguranças de um supermercado em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Entre 26 e 27 de novembro, a Avenida 9 de Julho ganhou a frase “O futuro é uma mulher preta”. E em 28 de novembro, o Minhocão ganhou a frase “Silêncio é apagamento”.

O Brasil registrou mais de 12 mil casos de racismo e injúria racial no ano passado. O estado de São Paulo lidera o ranking com o maior número de ocorrências.

Paulista
Manifestantes pintaram a frase “Vidas Pretas Importam” na Avenida Paulista, em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp), na região Central da capital paulista, em protesto motivado pelo assassinato do cidadão negro João Alberto Silveira Freitas, espancado até a morte por seguranças do supermercado Carrefour em Porto Alegre.

A ação na Avenida Paulista lembra o que manifestantes fizeram no Estados Unidos durante os protestos contra o assassinato de George Floyd, quando as avenidas de cidades também ganharam inscrições como “Black Lives Matter” (Vidas Negras Importam, em tradução para o português).

Frase ‘Vidas Pretas Importam’ é pintada na Avenida Paulista — Foto: Andre Penner/AP

 

Fonte: G1

+ sobre o tema

Discriminada, executiva de banco quer preferência em promoção

Segundo a executiva, o banco aproveitou sua licença-maternidade para...

Crivella veta projeto que amplia teste do pezinho na rede municipal de saúde

O prefeito Marcelo Crivella (PRB) vetou integralmente o projeto...

Desemprego feminino cresce duas vezes mais que o masculino

Fonte: Bem Paraná - Desde o agravamento...

Oxfam faz alerta sobre aumento da desigualdade global

Conforme dados da entidade britânica, concentração de renda no...

para lembrar

O que queremos e esperamos da semana do hip hop 2013

Nando Comunista (Rapper, Educador e Sociólogo) /Integrante do Fórum...

V Curso Anual de Direitos Humanos

Equipe IDDH Instituto de Desenvolvimento e Direitos Humanos -...

Romário ironiza Veja e se diz “chateado” por não ter R$ 7,5 ML

"Acabei de descobrir aqui em Genebra, na Suíça, que...

Carta Africana de Direitos Humanos foi adoptada há 32 anos

Luanda – A Carta Africana de Direitos do...
spot_imgspot_img

Campanha quer proteger crianças e adolescentes no carnaval

O Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC) lançou neste sábado (15), em Belo Horizonte (MG), a campanha “Pule, Brinque e Cuide – Unidos...

Geledés se aproxima da União Africana (UA)

O assessor internacional de Geledés, Gabriel Dantas foi convidado a participar como observador do evento de Pré-Lançamento do Tema da União Africana 2025, cuja...

Mutirão para trans e travestis oferece mais de 1 mil vagas de emprego

O Sindicato Paulista de Empresas de Contact Center (Sintelmark) promove nesta quarta-feira (12), em São Paulo, um mutirão de emprego para pessoas transexuais e...
-+=