Diversidade e inclusão na infância são tema de congresso online

Enviado por / FonteVeja

O 5º Congresso Internacional Sabará de Saúde Infantil, realizado em ambiente online em novembro, trouxe cerca de 300 palestrantes para discutir bem mais do que pediatria e tratamentos clínicos. Na última conferência magna, a socióloga Suelaine Carneiro, da ONG Geledés, defendeu a urgência do combate às desigualdades raciais para preservar a saúde das crianças negras.

“Neste momento, são necessários o compromisso e a atuação da sociedade para evitar o aprofundamento das violações de direitos das meninas negras”, disse Suelaine.

Sociólogo, o fundador do Observatório de Favelas, Jailson de Souza e Silva, explicou como a cultura racista e elitista acaba transformando moradores de comunidades em “seres descartáveis e desumanizados”. Também participou da conversa o presidente da Fundação Ford, Darren Walker, que enfatizou a importância de uma filantropia atenta às injustiças econômicas.

O congresso é uma iniciativa da Fundação José Luiz Egydio Setúbal (FJLES), mantenedora do Sabará Hospital Infantil e do Instituto Pensi. Ao todo, foram três conferências magnas, 31 simpósios e 20 mesas-redondas. “É um encontro um pouco diferente dos outros congressos médicos. Além dos profissionais da área da saúde, tem um aspecto social, por causa do papel da fundação”, destacou José Luiz Egydio Setúbal, presidente da FJLES e do congresso.

“O Sabará Hospital Infantil é o braço assistencial da fundação. O valor gerado com os atendimentos vai para um fundo, que depois é aplicado em programas de educação, pesquisa e projetos sociais. Temos, por exemplo, um projeto na área de autismo em crianças com necessidades específicas, que também foi temática do congresso”, explica Fátima Rodrigues Fernandes, coordenadora da comissão científica do evento e diretora executiva do Instituto Pensi.

O evento também trouxe o relato de experiências inovadoras na saúde infantil. Uma delas é a child life specialist, nova categoria profissional voltada para o bem-estar geral das crianças. Por meio de atividades lúdicas, os profissionais se comunicam com a criança de acordo com sua maturidade cognitiva e compreensão de mundo, o que permite um tratamento mais humanizado. Em sua apresentação, a psicóloga Dora Leite falou sobre a atuação desse novo profissional e como isso pode ajudar a reduzir o estresse das crianças durante internações. Dora Leite é uma das egressas do programa pioneiro do Sabará para a formação de especialistas na vida das crianças.

Um hospital infantil preparado para a Covid-19

Desde o começo de março, o Sabará está equipado para atender casos de Covid-19. Quem tem cirurgia marcada, por exemplo, passa por uma avaliação pré-anestésica via telemedicina, para reduzir o fluxo de pessoas no hospital. A criança é testada para o coronavírus dois dias antes da cirurgia, e sua família recebe um kit de máscaras em casa. Além disso, a instituição criou uma sala de triagem logo na entrada e adotou rigorosos protocolos sanitários – assim, os pais podem se sentir mais seguros em seguir o calendário de vacinação contra a coqueluche, o sarampo, a gripe e outras doenças.

 

+ sobre o tema

Liderança indígena é assassinada no MS

Cacique da aldeia Guariroká é assassinado em Caarapó ...

Pobre Palmares!

  por Arísia Barros União,a terra de Zumbi, faz parcas e...

A lente do comum

Ciclo aborda o tema do comum a partir de...

Lei 13.019: um novo capítulo na história da democracia brasileira

Nota pública da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais...

para lembrar

spot_imgspot_img

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz um levantamento da cobertura vegetal na maior metrópole do Brasil e revela os contrastes entre...

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....

Quase metade das crianças até 5 anos vivia na pobreza em 2022, diz IBGE

Quase metade das crianças de zero a cinco anos vivia em situação de pobreza no Brasil em 2022, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira (9) pelo IBGE (Instituto Brasileiro...
-+=