Frente Parlamentar Mista defenderá direitos da criança e do adolescente a partir do Plano País

Enviado por / FontePor Nataly Simoes

A Frente Parlamentar Mista de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente assumiu o compromisso de defender no Congresso Nacional o direito dessas populações tendo como base o Plano País, elaborado pela Agenda 227.

O Plano foi construído a partir da articulação de 146 organizações e centros de pesquisa vinculados aos direitos da criança e do adolescente. O documento traz 137 propostas embasadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU, indicadores socioeconômicos e reivindicações fundamentadas em gênero, raça e etnia, além de compromissos com a agenda de equidade e inclusão de Pessoas com Deficiência.

Geledés Instituto da Mulher Negra faz parte da articulação ao lado de mais de 350 entidades da sociedade civil e foi uma das organizações a acompanhar o lançamento da frente em Brasília, no Distrito Federal, no fim de abril.

O instituto destaca a importância de o governo federal se comprometer com as diretrizes levantadas pelo plano a fim de garantir um futuro melhor e mais igualitário para as crianças e adolescentes em maior vulnerabilidade no Brasil.

“Atuamos na coordenação da agenda, assim como nos grupos de trabalho de raça, gênero e educação, trazendo esses recortes para o centro do debate sobre crianças e adolescentes, que precisam ter seus direitos assegurados, mas são sistematicamente negligenciados”, afirmou Gabriela Costa, assistente de projetos em Geledés.

Após a inauguração da Frente Parlamentar, Geledés e as outras organizações deram início ao planejamento plurianual de articulação da agenda 227.

“Este planejamento conta com  os objetivos prioritários e incidências intersetoriais e interministeriais, de forma a atuar no maior número de ministérios possíveis reivindicando orçamento para as políticas públicas para infância e adolescência e garantia de direitos”, detalhou Gabriela.

A Frente Parlamentar será coordenada pela deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP) ao lado das deputadas Maria do Rosário (PT-RS), Juliana Cardoso (PT-SP) e Laura Carneiro (PSD-RJ), além da senadora Eliziane Gama (PSD-MA).

+ sobre o tema

Encerramento do curso de capacitação de Promotoras Legais Populares (PLPs) de 2014 do Geledés

Encerramento do curso de capacitação de Promotoras Legais Populares...

Geledés: Vencedor do Desafio de Impacto Social Google 2014 – Vídeos PLP 2.0

Geledés: Vencedor do Desafio de Impacto Social Google 2014...

Pesquisa: O direito à educação de crianças e adolescentes em tempos de pandemia

Geledés - Instituto da Mulher Negra está realizando a...

para lembrar

Em prol das crianças e jovens

Menino, negro, 13 anos, vivendo na zona rural do...

Como combater os efeitos do racismo na saúde de crianças negras?

“O racismo determina desigualdades ao nascer, viver e morrer...

Lei garante sigilo a filhos de mulheres vítimas de violência que precisem mudar de escola, na PB

Foi publicada na edição desta sexta-feira (14) Diário Oficial da...

Em São Paulo, crianças e adolescentes na mira da polícia

Polícia foi a principal responsável por mortes violentas de...
spot_imgspot_img

Casamento de meninas de até 17 anos de idade diminui 65% em uma década

O país registrou 17 mil casamentos de meninas com até 17 anos em 2022, ou seja, 1,8% do total dos matrimônios brasileiros naquele ano....

Estereótipos sobre crianças e adolescentes alimentam violências cotidianas

Quando o assunto é proteção de adolescentes, nós, pessoas adultas, temos muito o que aprender. E eu estou me incluindo nessa conta aí, viu?...

Desigualdade de acesso aos direitos humanos começa no nascimento

A Declaração Universal dos Direitos Humanos completa 75 anos neste domingo (10) e destaca as crianças como detentoras do direito a “cuidados e assistência...
-+=