Frente Parlamentar Mista defenderá direitos da criança e do adolescente a partir do Plano País

Enviado por / FontePor Nataly Simoes

A Frente Parlamentar Mista de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente assumiu o compromisso de defender no Congresso Nacional o direito dessas populações tendo como base o Plano País, elaborado pela Agenda 227.

O Plano foi construído a partir da articulação de 146 organizações e centros de pesquisa vinculados aos direitos da criança e do adolescente. O documento traz 137 propostas embasadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU, indicadores socioeconômicos e reivindicações fundamentadas em gênero, raça e etnia, além de compromissos com a agenda de equidade e inclusão de Pessoas com Deficiência.

Geledés Instituto da Mulher Negra faz parte da articulação ao lado de mais de 350 entidades da sociedade civil e foi uma das organizações a acompanhar o lançamento da frente em Brasília, no Distrito Federal, no fim de abril.

O instituto destaca a importância de o governo federal se comprometer com as diretrizes levantadas pelo plano a fim de garantir um futuro melhor e mais igualitário para as crianças e adolescentes em maior vulnerabilidade no Brasil.

“Atuamos na coordenação da agenda, assim como nos grupos de trabalho de raça, gênero e educação, trazendo esses recortes para o centro do debate sobre crianças e adolescentes, que precisam ter seus direitos assegurados, mas são sistematicamente negligenciados”, afirmou Gabriela Costa, assistente de projetos em Geledés.

Após a inauguração da Frente Parlamentar, Geledés e as outras organizações deram início ao planejamento plurianual de articulação da agenda 227.

“Este planejamento conta com  os objetivos prioritários e incidências intersetoriais e interministeriais, de forma a atuar no maior número de ministérios possíveis reivindicando orçamento para as políticas públicas para infância e adolescência e garantia de direitos”, detalhou Gabriela.

A Frente Parlamentar será coordenada pela deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP) ao lado das deputadas Maria do Rosário (PT-RS), Juliana Cardoso (PT-SP) e Laura Carneiro (PSD-RJ), além da senadora Eliziane Gama (PSD-MA).

+ sobre o tema

Primeiras alunas da Escola Nacional de Formação de Meninas Quilombolas começam a receber aulas

Um projeto inovador da Coordenação Nacional das Comunidades Negras Rurais...

MEC elaborará protocolos de prevenção ao racismo nas escolas

Ministério da Educação (MEC) irá elaborar protocolos de prevenção e...

Prouni: resultado da 2ª chamada será divulgado nesta terça-feira

O resultado da segunda chamada do Programa Universidade Para...

para lembrar

spot_imgspot_img

42 cursos para estudar na USP e na Unicamp de graça e online; veja a lista

Estudar em casa e sem pagar nada é possível, especialmente com a oferta de cursos online das prestigiadas universidades públicas USP (Universidade de São Paulo) e...

Primeiras alunas da Escola Nacional de Formação de Meninas Quilombolas começam a receber aulas

Um projeto inovador da Coordenação Nacional das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ) começa a colher seus primeiros frutos. Na última semana, um encontro em Brasília celebrou...

MEC elaborará protocolos de prevenção ao racismo nas escolas

Ministério da Educação (MEC) irá elaborar protocolos de prevenção e resposta ao racismo em todas as etapas da educação básica e no ensino superior. A medida faz...
-+=