Friburgo perde o músico Nego Dé para a Covid-19

Enviado por / FonteDo JORNAL A VOZ DA SERRA

Morreu neste domingo, 3, o músico André Henrique de Souza, mais conhecido como Nego Dé. Famoso e querido em Nova Friburgo, nos distritos de São Pedro da Serra e Lumiar e em cidades da Região dos Lagos, onde costumava se apresentar, Nego Dé havia recebido diagnóstico de Covid-19, depois um primeiro atendimento no Hospital Municipal Raul Sertã, no final de março, quando, segundo amigos, apresentou sintomas da doença e recolheu material para exames laboratoriais.

Jovem e forte, como não era de grupo de risco, o músico foi liberado para continuar o tratamento em casa. Voltava ao hospital uma vez por semana, para monitorar seu quadro de saúde. Há postagens dele, numa rede social, contando o sofrimento com a doença e como conseguiu, aos poucos, vencê-la.

Nego Dé conseguiu se recuperar e, em isolamento em casa, chegou a gravar uma música. Na semana passada, ainda segundo amigos, chegou a dirigir até Rio das Ostras para resolver detalhes de uma live que iria gravar na sexta-feira, 1º de maio, num bar da cidade. Mas na quinta voltou a se sentir mal. Teve febre e, de novo, dificuldade para respirar. A live foi cancelada. Em vídeo, ainda tossindo muito, ele se disse surpreso com a piora e fala estar lutando contra “água nos pulmões”, que o impediu de dormir noites seguidas.

De volta ao Raul Sertã, internado, enviou mensagem de madrugada a uma amiga dizendo estar com muito medo. “Parece que é a Covid de novo. Não estou acreditando”, escreveu. No início da manhã deste domingo, parou de mandar notícias.

Ex-menino de rua e músico auto-didata, de raro talento, Nego Dé tocava violão e percussão, além de cantar. Era frequentemente chamado de “Seu Jorge de Nova Friburgo”, em alusão ao músico carioca, devido à voz extremamente grave e encorpada. Tinha 41 anos e deixa uma filha.

+ sobre o tema

Conheça dez escritores de MG que colaboram com a luta antirracista

Livraria em Belo Horizonte vende obras feitas por negros...

As resistências dos Quilombos no Brasil

Ultrapassando a ideia de que quilombo se configura meramente...

Racismo contra os negros aumenta entre os líbios

Imigrantes subsaarianos são vistos como apoiadores de Kadafi, que...

Da elite branca ao rei negro

Há 120 anos aportava no Brasil a sua primeira...

para lembrar

A África e suas lutas

Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE...

Irmandade da Boa Morte

A Irmandade da Boa Morte é uma confraria religiosa...
spot_imgspot_img

Conferência na BA proporá agência de desenvolvimento pan-africanista

A Conferência da Diáspora Africana nas Américas, que ocorre na cidade de Salvador (BA) até este sábado (31), deve ter, como uma das propostas...

Prêmio amplifica ações de educação e cultura negra nas periferias de SP; inscrições vão até 27 de setembro

Estão abertas até 27 de setembro as inscrições para o prêmio Afro de Nagô: Potências da Quebrada. Com foco em ações que promovem a cultura...

The Wailers anunciam shows no Brasil em comemoração aos 40 anos do ‘Legend’

The Wailers comemora dois marcos significativos neste ano: o aniversário de 40 anos do álbum Legend, com Bob Marley, e o lançamento da cinebiografia Bob Marley: One Love. Sob...
-+=