Friburgo perde o músico Nego Dé para a Covid-19

Enviado por / FonteDo JORNAL A VOZ DA SERRA

Morreu neste domingo, 3, o músico André Henrique de Souza, mais conhecido como Nego Dé. Famoso e querido em Nova Friburgo, nos distritos de São Pedro da Serra e Lumiar e em cidades da Região dos Lagos, onde costumava se apresentar, Nego Dé havia recebido diagnóstico de Covid-19, depois um primeiro atendimento no Hospital Municipal Raul Sertã, no final de março, quando, segundo amigos, apresentou sintomas da doença e recolheu material para exames laboratoriais.

Jovem e forte, como não era de grupo de risco, o músico foi liberado para continuar o tratamento em casa. Voltava ao hospital uma vez por semana, para monitorar seu quadro de saúde. Há postagens dele, numa rede social, contando o sofrimento com a doença e como conseguiu, aos poucos, vencê-la.

Nego Dé conseguiu se recuperar e, em isolamento em casa, chegou a gravar uma música. Na semana passada, ainda segundo amigos, chegou a dirigir até Rio das Ostras para resolver detalhes de uma live que iria gravar na sexta-feira, 1º de maio, num bar da cidade. Mas na quinta voltou a se sentir mal. Teve febre e, de novo, dificuldade para respirar. A live foi cancelada. Em vídeo, ainda tossindo muito, ele se disse surpreso com a piora e fala estar lutando contra “água nos pulmões”, que o impediu de dormir noites seguidas.

De volta ao Raul Sertã, internado, enviou mensagem de madrugada a uma amiga dizendo estar com muito medo. “Parece que é a Covid de novo. Não estou acreditando”, escreveu. No início da manhã deste domingo, parou de mandar notícias.

Ex-menino de rua e músico auto-didata, de raro talento, Nego Dé tocava violão e percussão, além de cantar. Era frequentemente chamado de “Seu Jorge de Nova Friburgo”, em alusão ao músico carioca, devido à voz extremamente grave e encorpada. Tinha 41 anos e deixa uma filha.

+ sobre o tema

Morre o ativista Ivan Rodrigues Costa

O Centro de Cultura Negra do Maranhão (CCN/MA), a...

João Cândido: Ex-marinheiro morreu pobre aos 89 anos

Em 22 de novembro de 1910, inconformados com os...

Mãe Beata de Iemanjá, ialorixá, escritora e militante social, morre aos 86 anos

Morreu neste sábado a ialorixá, escritora e militante de...

Morre Edyr de Castro, integrante das Frenéticas

Morreu na manhã de terça-feira, aos 72 anos, no...

para lembrar

Censo é adiado para 2021 por avanço do coronavírus

Segundo IBGE, decisão leva em consideração a natureza de...

O direito dos mais vulneráveis de sobreviver ao coronavírus

A Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos,...

“O pior está por vir”, alerta secretário-geral da ONU

Num recado duro ao mundo, o secretário-geral da ONU,...

Racismo e desigualdades: o que há de democrático na Covid-19?

“Quando a América branca pega um resfriado, a América...
spot_imgspot_img

População de rua no Brasil cresceu quase 10 vezes na última década, aponta Ipea

A população em situação de rua no Brasil aumentou 935,31% nos últimos dez anos, segundo levantamento do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) com base em...

Saúde mental dos idosos ainda sofre os impactos da pandemia

Após anos de enfrentamento da pandemia da Covid-19, torna-se evidente que os idosos estão entre os grupos mais afetados em termos de saúde mental. A melhoria das...

Nova ferramenta fortalece a valorização das ONGs no Brasil

Já faz muito tempo que as entidades sem fins lucrativos vêm ganhando relevância entre os protagonistas que conduzem o destino do nosso país. Entretanto, foi a...
-+=