Frio: Manifestações livres sobre qualquer assunto – Por: Leno F. Silva

Na semana passada tivemos, em São Paulo, os dias mais frios dos últimos 50 anos. Como não é comum convivermos com temperaturas tão baixas, o jeito foi improvisar com a sobreposição de peças para minimizar os efeitos da friagem e das sensações gélidas.

Um conjunto possível foi exagerar nos componentes: três meias e um minhocão. Uma camiseta, uma camisa de manga longa, uma blusa de lã, um casaco e, de quebra, um cachecol para esquentar o pescoço e quiçá um boné de feltro com proteção para as orelhas, parte do corpo muito afetada nessas situações.

Como as condições eram adversas, provavelmente algumas pessoas privilegiaram combinações nada convencionais para garantir a proteção dos ventos úmidos que pareciam gelar mais do que indicavam os termômetros oficiais.

Devido ao desconserto das estações do ano e dos efeitos das mudanças climáticas, estamos habituados a não ter inverno. Por isso, não sabemos lidar com a vida cotidiana em baixas temperaturas.

Felizmente no último domingo o sol voltou e, pelo que parece, deu um chega para lá na frente fria que, no mesmo período, encantou os moradores e fez a alegria dos turistas da região Sul do País que lotaram as cidades típicas, como Gramado, com o objetivo de ver de perto a tão sonhada neve.

Pelo que acompanhei em algumas fotos publicadas no Facebook, a tal da chuva de gelo não deu as caras naquela cidade, mas o consumo de café, chocolate e de outros produtos característicos foi muito comemorado pelo comércio local.

Viva as diferenças: uns pagam para ver a neve e outros rebolam como podem para enfrentar o frio. Duas facetas desta nação com sabores, sotaques, temperaturas e costumes tão distintos. Por aqui, fico. Até a próxima.

+ sobre o tema

Uruguai: governo diz que número de abortos diminuiu após descriminalização

Segundo o governo, os dados preliminares apontam entre 300...

Nota da CNAIDS ao Ministro Alexandre Padilha

AoExmo. Sr.Alexandre PadilhaMinistro de Estado da Saúde - Ministério...

GO: ex-pastor é preso por estupro e cárcere privado da mulher por 6 anos

Um ex-pastor evangélico de 45 anos foi preso na...

Carta Aberta contra a chamada para a II Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial

Vimos manifestar publicamente à sociedade curitibana, assim como ao...

para lembrar

Número de mulheres eleitas prefeitas no 1º turno aumenta 31,5% no país

Candidatas alcançaram posto em 663 cidades, mas apenas uma...

Em prédio novo, escola de SP não possui itens básicos para estudar.

Prédio novo também continha sobras de material de construção...

Mandela, direitos humanos e a luta contra o racismo

A maior homenagem que o Senado pode prestar...

Mano Brown e Iceblue gravam com Fernando Haddad

por Walber Silva O candidato a prefeitura de São...
spot_imgspot_img

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=