quarta-feira, outubro 5, 2022
InícioSem categoriaFrio: Manifestações livres sobre qualquer assunto - Por: Leno F. Silva

Frio: Manifestações livres sobre qualquer assunto – Por: Leno F. Silva

Na semana passada tivemos, em São Paulo, os dias mais frios dos últimos 50 anos. Como não é comum convivermos com temperaturas tão baixas, o jeito foi improvisar com a sobreposição de peças para minimizar os efeitos da friagem e das sensações gélidas.

Um conjunto possível foi exagerar nos componentes: três meias e um minhocão. Uma camiseta, uma camisa de manga longa, uma blusa de lã, um casaco e, de quebra, um cachecol para esquentar o pescoço e quiçá um boné de feltro com proteção para as orelhas, parte do corpo muito afetada nessas situações.

Como as condições eram adversas, provavelmente algumas pessoas privilegiaram combinações nada convencionais para garantir a proteção dos ventos úmidos que pareciam gelar mais do que indicavam os termômetros oficiais.

Devido ao desconserto das estações do ano e dos efeitos das mudanças climáticas, estamos habituados a não ter inverno. Por isso, não sabemos lidar com a vida cotidiana em baixas temperaturas.

Felizmente no último domingo o sol voltou e, pelo que parece, deu um chega para lá na frente fria que, no mesmo período, encantou os moradores e fez a alegria dos turistas da região Sul do País que lotaram as cidades típicas, como Gramado, com o objetivo de ver de perto a tão sonhada neve.

Pelo que acompanhei em algumas fotos publicadas no Facebook, a tal da chuva de gelo não deu as caras naquela cidade, mas o consumo de café, chocolate e de outros produtos característicos foi muito comemorado pelo comércio local.

Viva as diferenças: uns pagam para ver a neve e outros rebolam como podem para enfrentar o frio. Duas facetas desta nação com sabores, sotaques, temperaturas e costumes tão distintos. Por aqui, fico. Até a próxima.

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench