Funcionária de loja chama menina negra de 9 anos de ‘ladra’ e família denuncia racismo no Shopping Del Rey, em BH

Caso ocorreu no último sábado (26). Polícia registrou boletim de ocorrência como calúnia.

A família de uma menina de 9 anos denunciou ter sido vítima de racismo em uma unidade da loja All Mini, no Shopping Del Rey, que fica no bairro Caiçara, Região Noroeste de Belo Horizonte. O caso ocorreu no sábado (26).

De acordo com a mãe da vítima, a criança foi com a irmã mais velha, de 23 anos, até a loja para comprar prendedores de cabelo. Elas estavam acompanhadas por três adolescentes. Enquanto as clientes escolhiam as peças, perceberam que eram seguidas e observadas por uma funcionária.

“O tempo inteiro elas foram vigiadas, a minha filha comprou um item no valor de R$ 8 e foi pago em dinheiro. Ela esperou minha filha pagar, abordou a minha filha na frente dos clientes, constrangeu a minha filha e falou com ela: ‘Você é ladra, você está roubando. Você está pegando joias da loja e colocando na mochila’’ Minha filha não estava com mochila e a loja não tem joias”, contou a mulher.

As vítimas saíram da loja e encontraram com os pais nos corredores do shopping. Ao relatar o ocorrido, todos voltaram até a loja para esclarecer os fatos e mostrar a nota fiscal. De acordo com o boletim de ocorrência, uma funcionária afirmou que a menina de 9 anos havia furtado objetos do local.

“Eu questionei. ‘Quero saber o que aconteceu. Minha filha é menor, como vocês abordaram? Como tem câmera na loja, me apresente esse vídeo, o momento exato que a minha filha estava furtando’. A funcionária começou a rir da minha cara e respondeu: ‘Não vou mostrar nada, não. Aquela menininha é ladra’. Falou na minha cara”, disse a mãe das vítimas.

O pai das meninas é policial penal e sacou a arma. Segundo o boletim de ocorrência, apontou para as funcionárias, que correram. Os seguranças do shopping e a Polícia Militar foram acionados. Os envolvidos foram levados para a delegacia, ouvidos e liberados.

A Polícia Civil informou que um procedimento foi instaurado para apurar o ocorrido. Também será feita uma análise das imagens das câmeras e testemunhas serão ouvidas para verificar se houve crime de calúnia ou racismo.

O advogado William Santos, que representa a família, discordou da classificação da ocorrência no registro policial, qualificada como calúnia.

“Primeiro, trata-se de crime de racismo, que vai contrário ao boletim de ocorrência que foi feito. Mexeu com parte da sociedade é que maioria da população brasileira. E por uma situação que não se desenhou como crime de calúnia, como consta no boletim de ocorrência. No mínimo, é um crime de injúria racial”, afirmou.

O Shopping Del Rey informou que repudia toda e qualquer forma de discriminação e está à disposição para apoiar o trabalho da apuração das autoridades competentes.

A reportagem procurou a loja All Mini e aguarda retorno.

+ sobre o tema

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos...

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto...

Estado Brasileiro implementa políticas raciais há muito tempo

Neste momento, está em tramitação no Senado Federal o...

para lembrar

Guerreiro Ramos, pioneiro nos estudos do racismo no Brasil

Não foram poucas as controvérsias protagonizadas, em vida, pelo...

Na Feira do Livro, Sueli Carneiro escancara racismo que ainda divide o Brasil

"Eu vivo num país racialmente apartado", afirma a filósofa Sueli...

“Mesmo com vice negra, somos oprimidas”, diz escritora colombiana

A escritora e jornalista colombiana Edna Liliana Valencia, de...

Em Moçambique, Anielle Franco assina acordo de combate ao racismo

Com agenda intensa em na África do Sul, a...
spot_imgspot_img

Colégio afasta professor de história investigado por apologia ao nazismo, racismo e xenofobia

Um professor de história da rede estadual do Paraná foi afastado das funções nesta quinta-feira (18) durante uma investigação que apura apologia ao nazismo, racismo...

Líderes da ONU pedem mais ação para acabar com o racismo e a discriminação

Esta terça-feira (16) marcou a abertura na ONU da terceira sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes, que reúne ativistas antirracismo, pessoas defensoras dos direitos...

Ministério Público vai investigar atos de racismo em escola do DF

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) vai investigar atos de racismo registrados durante uma partida de futsal entre alunos de duas...
-+=