Fusão da Disney com a Fox derruba Channing Dungey, maior executiva negra da TV americana

Channing Dungey, ex-presidente de entretenimento da ABC, deixou o cargo por causa de fusão – Imagem – TV UOL

No UOLTV

A fusão da Disney com a Fox ainda nem foi finalizada, mas já fez sua primeira vítima na TV americana. Channing Dungey, presidente de entretenimento da rede ABC, anunciou que está deixando o seu cargo. Ela fez história no entretenimento ao se tornar a primeira mulher negra a ocupar um cargo de chefia nas quatro maiores emissoras dos EUA.

Channing pediu demissão na sexta-feira (16), antes mesmo de completar três anos no cargo _ela assumiu seu posto em fevereiro de 2016. Será substituída por Karey Burke, executiva que ocupava a direção de programação do canal Freeform, braço da ABC na TV paga.

Apesar da posição de destaque na rede, Karey terá que responder à executiva Dana Walden, atual presidente da Fox Television Group, que será encampada pela Disney. Dana supervisionará as operações da ABC, do Freeform, e do estúdio de televisão da ABC, que produz boa parte das séries da rede.

A revista Variety aponta que a questão da hierarquia foi um dos fatores que levou Channing a desistir de seu posto _segundo pessoas próximas à presidente, apesar de admirar Dana Walden, ela não achou justo ter de prestar contas a alguém que está chegando agora à empresa.

A saída de Channing pegou a equipe de entretenimento da ABC de surpresa. Ela era muito querida e também foi responsável por alguns dos grandes sucessos da rede nos últimos anos. Quando chefiou o departamento de séries dramáticas, desenvolveu fenômenos como Scandal (2012-2018) e How to Get Away with Murder.

Promovida à presidência, foi responsável por decisões difíceis, mas elogiadas, como o cancelamento imediato da comédia Roseanne logo após a protagonista, Roseanne Barr, fazer comentários racistas no Twitter. O fim da série foi determinado apesar de ela ser a maior audiência da temporada 2017-2018.

Channing Dungey não revelou qual será o seu próximo passo. Como ela desenvolveu uma boa relação com a superprodutora Shonda Rhimes, a Variety especula que ela pode acompanhar a colega em seu contrato milionário com a Netflix.

Em comunicado divulgado à imprensa, a executiva apenas agradeceu à equipe com que trabalhou. “Tenho muito orgulho de tudo o que conseguimos nos últimos anos. Esse cargo foi o ponto alto da minha carreira. Eu amei cada minuto, mas estou empolgada para encarar novos desafios”, disse.

+ sobre o tema

Policiais civis humilham grávida em vídeo divulgado no Facebook

Caso aconteceu no início de setembro em São José...

Honoris causa a Sueli Carneiro e o desafio de superar a excepcionalidade

A filósofa e ativista Sueli Carneiro é a primeira...

“Mas ele é ótimo com as crianças”

Passo mal quando ouço isso. Por  Letícia Penteado, do Revista...

‘Feminismo Intersecional’. Que diabos é isso? (E porque você deveria se preocupar)

Texto de Ava Vidal. Tradução de Bia Cardoso. Publicado...

para lembrar

Barbie homenageia Madam C.J. Walker, primeira milionária dos EUA

A Barbie acaba de lançar mais uma boneca em...

Lei de combate à violência contra a mulher não impede crime

Apenas uma semana depois de ser solto, Jeffer Sandre...

Senadora americana revela que foi estuprada quando serviu na Força Aérea

Em audiência ao subcomitê do Senado, Martha McSally disse...
spot_imgspot_img

Sueli Carneiro analisa as raízes do racismo estrutural em aula aberta na FEA-USP

Na tarde da última quarta-feira (18), a Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP) foi palco de uma...

O combate ao racismo e o papel das mulheres negras

No dia 21 de março de 1960, cerca de 20 mil pessoas negras se encontraram no bairro de Sharpeville, em Joanesburgo, África do Sul,...

Ativistas do mundo participam do Lançamento do Comitê Global da Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver

As mulheres negras do Brasil estão se organizando e fortalecendo alianças internacionais para a realização da Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem...
-+=