Fusão da Disney com a Fox derruba Channing Dungey, maior executiva negra da TV americana

Channing Dungey, ex-presidente de entretenimento da ABC, deixou o cargo por causa de fusão – Imagem – TV UOL

No UOLTV

A fusão da Disney com a Fox ainda nem foi finalizada, mas já fez sua primeira vítima na TV americana. Channing Dungey, presidente de entretenimento da rede ABC, anunciou que está deixando o seu cargo. Ela fez história no entretenimento ao se tornar a primeira mulher negra a ocupar um cargo de chefia nas quatro maiores emissoras dos EUA.

Channing pediu demissão na sexta-feira (16), antes mesmo de completar três anos no cargo _ela assumiu seu posto em fevereiro de 2016. Será substituída por Karey Burke, executiva que ocupava a direção de programação do canal Freeform, braço da ABC na TV paga.

Apesar da posição de destaque na rede, Karey terá que responder à executiva Dana Walden, atual presidente da Fox Television Group, que será encampada pela Disney. Dana supervisionará as operações da ABC, do Freeform, e do estúdio de televisão da ABC, que produz boa parte das séries da rede.

A revista Variety aponta que a questão da hierarquia foi um dos fatores que levou Channing a desistir de seu posto _segundo pessoas próximas à presidente, apesar de admirar Dana Walden, ela não achou justo ter de prestar contas a alguém que está chegando agora à empresa.

A saída de Channing pegou a equipe de entretenimento da ABC de surpresa. Ela era muito querida e também foi responsável por alguns dos grandes sucessos da rede nos últimos anos. Quando chefiou o departamento de séries dramáticas, desenvolveu fenômenos como Scandal (2012-2018) e How to Get Away with Murder.

Promovida à presidência, foi responsável por decisões difíceis, mas elogiadas, como o cancelamento imediato da comédia Roseanne logo após a protagonista, Roseanne Barr, fazer comentários racistas no Twitter. O fim da série foi determinado apesar de ela ser a maior audiência da temporada 2017-2018.

Channing Dungey não revelou qual será o seu próximo passo. Como ela desenvolveu uma boa relação com a superprodutora Shonda Rhimes, a Variety especula que ela pode acompanhar a colega em seu contrato milionário com a Netflix.

Em comunicado divulgado à imprensa, a executiva apenas agradeceu à equipe com que trabalhou. “Tenho muito orgulho de tudo o que conseguimos nos últimos anos. Esse cargo foi o ponto alto da minha carreira. Eu amei cada minuto, mas estou empolgada para encarar novos desafios”, disse.

+ sobre o tema

Pesquisa: 67% dos brasileiros acham que violência sexual acontece porque homem não controla impulsos

Dados preliminares da pesquisa “Violência Sexual – Percepções e...

Casa de prostituição

  Caminhamos no sentido da abolição da perseguição à mulher...

Mulher, negra e migrante: conheça a experiência de latino-americanas no Brasil

O desejo de melhorar a vida financeira da família,...

Saúde da População Negra corre o risco de permanecer negligenciada no Ministério da Saúde

Na contramão de projeto encaminhado pela SEPPIR, secretário do...

para lembrar

Homenagem ás quituteiras da feira das Yabás

As quituteiras de Oswaldo Cruz, Zona Norte, montam todo...

Exposição no IMS conta a história de Carolina Maria de Jesus, uma das mais importantes escritoras do país

Mulher, negra, semianalfabeta, catadora de papelão. Poderia ser mais...

Oficina de leitura sobre Carolina de Jesus aproxima Maré (RJ), Moçambique e Angola

Exposição "Da Maré ao Canindé, inspiração para as periferias"...
spot_imgspot_img

Joyce Ribeiro será nomeada embaixadora de Cidade Velha, em Cabo Verde

A apresentadora da TV Cultura Joyce Ribeiro será nomeada a embaixadora no Brasil para a cidade de Ribeira Grande, em Cabo Verde. Mais conhecida como Cidade Velha,...

Liniker é o momento: ‘Nunca estive tão segura, não preciso mais abaixar a cabeça. Onde não couber, vou sair’

É final de inverno em São Paulo, mas o calor de 33 graus célsius não nega a crise climática. A atmosfera carregada de poluição...

Homenagem nos EUA marca o resgate internacional de Carolina Maria de Jesus

Meio século depois de ser traduzida para o inglês, Carolina Maria de Jesus voltará a ser resgatada no plano internacional. Neste mês, eventos vão...
-+=