Futebol – Tema mais importante entre os menos importantes

De volta a escrever na coluna do portal Geledés, tomo emprestada frase de Milton Neves a qual da nome a este artigo, para abrir mais uma vez o canal de debate sobre nosso esporte mais popular no Brasil e América Latina.

Rodnei Jericó – Advogado e articulista do portal Geledés

Temos em plena vigência alguns campeonatos importantes no continente, sobressaindo-se o campeonato brasileiro, ao menos no humilde entendimento deste articulista como um doa mais difíceis em todo o globo, onde temos entre oito e dez clubes em condições de igualdade na busca pelo título do certame, e ainda times brasileiros que estão em fases finais de torneio como a Copa Sulamericana.

No campeonato brasileiro temos no “G 4” o a Equipe do Cruzeiro – MG com 64 pontos, 5 a mais que São Paulo, segundo colocado. Estas duas equipes praticamente classificadas para a Taça Libertadores de 2015, e vejo ainda o São Paulo como alguma dificuldade para se aproximar do Cruzeiro na ponta da classificação, pois encontra-se na fase de quartas de final do torneio sulamericano, onde enfrenta o Emelec do Equador nesta quarta feira 05/11, com uma vantagem importante conquistada semana passada no Morumbi, podendo perder o jogo por até 1 gol de diferença.

Os outros 4 time que completam o “ G 4” são Internacional de Porto Alegre, que bateu o meu Santos na Vila Belmiro no ultimo domingo e o Fluminense, que deveria estar disputando a série B do Brasileiro, eis que ano passado houve por bem ser rebaixado, contudo a Portuguesa de Desportos fez questão de assumir a vaga do Fluminense na série B, e recém rebaixado para série C do brasileiro.

Já na parte debaixo da classificação, no chamado “Z 4”, temos Coritiba, Botafogo RJ, Bahia e Criciúma, dos quais todos ainda com chances de sair da zona de rebaixamento dentro de campo, pois a diferença entre o ultimo colocado e o primeiro fora da zona de rebaixamento é de apenas 4 pontos.

Ao contrario do que argumenta Milton Neves, que afirma que o campeonato por pontos corridos não traz emoção, creio que as rodadas finais do campeonato brasileiro trará sim emoção ao público, pois da mesma forma que são apenas 4 pontos entre o ultimo e o primeiro na zona de rebaixamento, temos 5 equipes (Internacional, Fluminense, Atlético – MG, Grêmio e Corinthians), eis que fora o Internacional com 56 pontos, todos os outros somam 54 pontos, sendo apenas mais 2 vagas para o seleto grupo do “G 4”, o que certamente fará com que as ultimas rodadas do campeonato brasileiro sejam repletas de emoção, pois buscaram o segundo objetivo do campeonato que é justamente a zona de classificação para o mais importante torneio continental nas Américas, a Taça Libertadores 2015.

Esperemos um final de campeonato empolgante, mesmo com o Cruzeiro na ponta já quase campeão, e diga-se, merecedor.

+ sobre o tema

para lembrar

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de...

ECA Digital

O que parecia impossível aconteceu. Nesta semana, a polarização visceral cedeu e os deputados federais deram uma pausa na defesa de seus próprios interesses...

ActionAid pauta racismo ambiental, educação e gênero na Rio Climate Action Week

A ActionAid, organização global que atua para a promoção da justiça social, racial, de gênero e climática em mais de 70 países, participará da Rio...

De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral

Dos cerca de 77 milhões de domicílios que o Brasil tinha em 2024, 29,5% não tinham ligação com rede geral de esgoto. Isso representa...