Futebol – Tema mais importante entre os menos importantes

De volta a escrever na coluna do portal Geledés, tomo emprestada frase de Milton Neves a qual da nome a este artigo, para abrir mais uma vez o canal de debate sobre nosso esporte mais popular no Brasil e América Latina.

Rodnei Jericó – Advogado e articulista do portal Geledés

Temos em plena vigência alguns campeonatos importantes no continente, sobressaindo-se o campeonato brasileiro, ao menos no humilde entendimento deste articulista como um doa mais difíceis em todo o globo, onde temos entre oito e dez clubes em condições de igualdade na busca pelo título do certame, e ainda times brasileiros que estão em fases finais de torneio como a Copa Sulamericana.

No campeonato brasileiro temos no “G 4” o a Equipe do Cruzeiro – MG com 64 pontos, 5 a mais que São Paulo, segundo colocado. Estas duas equipes praticamente classificadas para a Taça Libertadores de 2015, e vejo ainda o São Paulo como alguma dificuldade para se aproximar do Cruzeiro na ponta da classificação, pois encontra-se na fase de quartas de final do torneio sulamericano, onde enfrenta o Emelec do Equador nesta quarta feira 05/11, com uma vantagem importante conquistada semana passada no Morumbi, podendo perder o jogo por até 1 gol de diferença.

Os outros 4 time que completam o “ G 4” são Internacional de Porto Alegre, que bateu o meu Santos na Vila Belmiro no ultimo domingo e o Fluminense, que deveria estar disputando a série B do Brasileiro, eis que ano passado houve por bem ser rebaixado, contudo a Portuguesa de Desportos fez questão de assumir a vaga do Fluminense na série B, e recém rebaixado para série C do brasileiro.

Já na parte debaixo da classificação, no chamado “Z 4”, temos Coritiba, Botafogo RJ, Bahia e Criciúma, dos quais todos ainda com chances de sair da zona de rebaixamento dentro de campo, pois a diferença entre o ultimo colocado e o primeiro fora da zona de rebaixamento é de apenas 4 pontos.

Ao contrario do que argumenta Milton Neves, que afirma que o campeonato por pontos corridos não traz emoção, creio que as rodadas finais do campeonato brasileiro trará sim emoção ao público, pois da mesma forma que são apenas 4 pontos entre o ultimo e o primeiro na zona de rebaixamento, temos 5 equipes (Internacional, Fluminense, Atlético – MG, Grêmio e Corinthians), eis que fora o Internacional com 56 pontos, todos os outros somam 54 pontos, sendo apenas mais 2 vagas para o seleto grupo do “G 4”, o que certamente fará com que as ultimas rodadas do campeonato brasileiro sejam repletas de emoção, pois buscaram o segundo objetivo do campeonato que é justamente a zona de classificação para o mais importante torneio continental nas Américas, a Taça Libertadores 2015.

Esperemos um final de campeonato empolgante, mesmo com o Cruzeiro na ponta já quase campeão, e diga-se, merecedor.

+ sobre o tema

Salve Zumbi e João Cândido, o mestre sala dos mares

Por Olívia Santana   Há 15 anos, após uma grande marcha...

Olimpíadas de Tóquio devem ser novo marca na luta por igualdade

Os Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968,...

Matias, o menino negro fotografado com um boneco de “Star Wars”, foi a Hollywood. Por Cidinha da Silva

Em tempos de comunicação-relâmpago pela Web, a imagem viralizada...

para lembrar

Grandes partidos estão na farra dos estádios da Copa – por Bob Fernandes

A Controladoria-Geral da União informa que o gasto...

Thiaguinho tem tipo de tuberculose comum entre jovens, diz médico

Doença é adquirida pelo ar e atinge membrana ao...

Nelson Triunfo: Ícone perdido da cultura black brasileira

Em um ensolarado fim de tarde de maio,...

Aos ‘parças’, tudo

Daniel Alves da Silva, 40 anos, 126 partidas pela Seleção Brasileira, 42 títulos, duas vezes campeão da Copa América e da Copa das Confederações,...

Mbappé comunica ao PSG que vai sair do clube ao fim do contrato

Mbappé comunicou à diretoria do Paris Saint-Germain que vai deixar o clube ao fim do contrato, o qual se encerra em junho. A informação foi dada...

Costa do Marfim venceu o CAN 2024

Já é conhecido o vencedor da 34ª edição do Campeonato Africano das Nações de futebol: a Costa do Marfim. Primeira parte: vantagem Nigéria A selecção nigeriana, que tinha...
-+=