Futebol – Tema mais importante entre os menos importantes

De volta a escrever na coluna do portal Geledés, tomo emprestada frase de Milton Neves a qual da nome a este artigo, para abrir mais uma vez o canal de debate sobre nosso esporte mais popular no Brasil e América Latina.

Rodnei Jericó – Advogado e articulista do portal Geledés

Temos em plena vigência alguns campeonatos importantes no continente, sobressaindo-se o campeonato brasileiro, ao menos no humilde entendimento deste articulista como um doa mais difíceis em todo o globo, onde temos entre oito e dez clubes em condições de igualdade na busca pelo título do certame, e ainda times brasileiros que estão em fases finais de torneio como a Copa Sulamericana.

No campeonato brasileiro temos no “G 4” o a Equipe do Cruzeiro – MG com 64 pontos, 5 a mais que São Paulo, segundo colocado. Estas duas equipes praticamente classificadas para a Taça Libertadores de 2015, e vejo ainda o São Paulo como alguma dificuldade para se aproximar do Cruzeiro na ponta da classificação, pois encontra-se na fase de quartas de final do torneio sulamericano, onde enfrenta o Emelec do Equador nesta quarta feira 05/11, com uma vantagem importante conquistada semana passada no Morumbi, podendo perder o jogo por até 1 gol de diferença.

Os outros 4 time que completam o “ G 4” são Internacional de Porto Alegre, que bateu o meu Santos na Vila Belmiro no ultimo domingo e o Fluminense, que deveria estar disputando a série B do Brasileiro, eis que ano passado houve por bem ser rebaixado, contudo a Portuguesa de Desportos fez questão de assumir a vaga do Fluminense na série B, e recém rebaixado para série C do brasileiro.

Já na parte debaixo da classificação, no chamado “Z 4”, temos Coritiba, Botafogo RJ, Bahia e Criciúma, dos quais todos ainda com chances de sair da zona de rebaixamento dentro de campo, pois a diferença entre o ultimo colocado e o primeiro fora da zona de rebaixamento é de apenas 4 pontos.

Ao contrario do que argumenta Milton Neves, que afirma que o campeonato por pontos corridos não traz emoção, creio que as rodadas finais do campeonato brasileiro trará sim emoção ao público, pois da mesma forma que são apenas 4 pontos entre o ultimo e o primeiro na zona de rebaixamento, temos 5 equipes (Internacional, Fluminense, Atlético – MG, Grêmio e Corinthians), eis que fora o Internacional com 56 pontos, todos os outros somam 54 pontos, sendo apenas mais 2 vagas para o seleto grupo do “G 4”, o que certamente fará com que as ultimas rodadas do campeonato brasileiro sejam repletas de emoção, pois buscaram o segundo objetivo do campeonato que é justamente a zona de classificação para o mais importante torneio continental nas Américas, a Taça Libertadores 2015.

Esperemos um final de campeonato empolgante, mesmo com o Cruzeiro na ponta já quase campeão, e diga-se, merecedor.

+ sobre o tema

Quem é a bispa de Washington Mariann Edgar Budde, que disse a Trump para ter misericórdia com imigrantes e LGBT

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou um culto...

Compromisso com a segurança

A negligência com a segurança pública levou à morte de cerca...

para lembrar

“Digaí Negão”: olhares sobre a presença de Obama no Brasil

Por: Fátima Oliveira Na escrita, foram vigorosos os protestos contra...

Renato Janine Ribeiro: Inclusão social vai melhor com Dilma

Filósofo Renato Janine Ribeiro aponta o PT como a...

ENCHENTES: Lula pede esforço conjunto para resolver enchentes em São Paulo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta...

Meta passa a permitir que usuários classifiquem gays e trans como ‘doentes mentais’

Publicações que associem "doenças mentais" a identidade de gênero ou orientação sexual vão passar a ser permitidas nas redes sociais da Meta a partir...

Brasil flagra mais de 1,6 mil escravizados em 2024, do Rock in Rio à BYD

O Brasil encontrou, pelo menos, 1.684 trabalhadores em condições análogas às de escravo em 2024. O número é menor que os 3.238 resgatados de...

Estudo mostra que Bolsa Família reduziu mortes por tuberculose

O programa federal de transferência de renda Bolsa Família foi determinante para a redução de mais da metade dos casos de mortes por tuberculose...
-+=