Futuro da filantropia é a descentralização de recursos

É hora de o investimento social privado e filantrópico revisar métodos

Imagine um mundo onde organizações, movimentos e coletivos que promovam impacto social em seus territórios e campos não disputem entre si recursos para sobreviver.

Esse mundo, distante de nossos olhos e realidades, é a chave de transformação que a Iniciativa Pipa quer se debruçar.

Não é novidade a constatação de que organizações, coletivos e movimentos de base favelada e periférica realizam um trabalho urgente e que têm impacto social, político e econômico direto em suas comunidades e territórios no Brasil.

No entanto, a visibilidade dos desafios que esses grupos têm no acesso ao investimento social privado no país — que opera a partir de desigualdades estruturais de raça, gênero e classe — é algo que nos impulsiona.

Área de exposição dos empreendedores na Expo Favela, que aconteceu no fim de semana da Páscoa em SP – Marcelo Pereira – 18.abr.2022/Secom Prefeitura de São Paulo

A Pipa é uma iniciativa pensada para ajudar a democratizar o acesso ao investimento social privado no Brasil. Queremos ser uma ponte efetiva de conexão entre financiadores e coletivos, movimentos e organizações de base favelada e periférica, produzindo diagnósticos, ferramentas e ações para fazer com que esses recursos cheguem às favelas e às periferias brasileiras.

A Pipa começou a ser construída em 2019, quando quatro ativistas periféricos do Rio de Janeiro, que trabalhavam para organizações, coletivos e movimentos de favela, identificaram a necessidade de incidir sobre esse campo coletivamente.

Nos últimos anos, o Brasil vem enfrentando momentos turbulentos: além de ser um dos países mais afetados pela pandemia de Covid-19, estamos lidando com uma grave crise política e econômica que afeta, sobretudo, as pessoas negras e indígenas, que vivem nas nossas favelas, periferias, nas aldeias, nos quilombos, nos assentamentos e nas regiões ribeirinhas.

Fomos nós, coletivos, organizações e movimentos periféricos do Brasil, que lideramos a linha de frente para garantir que nosso povo tivesse condições mínimas de sobrevivência.

Em 2021, uma pesquisa preliminar conduzida pela Pipa mostrou que 90% das organizações dos coletivos, movimentos e organizações de base favelada e periférica enfrentam barreiras para acessar financiamento e um terço gere menos de R$ 5 mil ao ano.

Esse é um retrato que evidencia a precariedade e o sentido de urgência que perpassam a atuação dos coletivos, movimentos e organizações periféricas, os mesmos que contribuem para que ocorram pequenas revoluções cotidianamente em suas comunidades e territórios.

Dado esse cenário, a Iniciativa Pipa articulou uma carta aberta à filantropia brasileira com assinatura de mais de 30 organizações de todo o Brasil, para evidenciar a urgência de repensar a agenda filantrópica e privada no país, tendo as periferias como eixo central para a transformação da realidade brasileira.

Se fomos nós que garantimos que as favelas e periferias pudessem comer e se proteger durante a pandemia, imaginem o impacto político, econômico e social que conseguiremos construir se recebermos recursos sustentáveis, flexíveis e de longo prazo, para além do momento pandêmico.

Acreditamos que é a hora de o investimento social privado e as organizações filantrópicas revisarem suas metodologias e escopos de atuação, desburocratizando os métodos de financiamento, aprofundando as relações de confiança com coletivos, organizações e movimentos favelados e periféricos e fazendo os recursos chegarem na ponta.

Não foi pouco o que criamos. Não esperamos as condições perfeitas para começar a agir. Mas queremos e podemos mais. Sabemos o que pode ser feito quando o dinheiro chega e fazemos juntos quando isso acontece. Por isso, queremos incentivar e democratizar a distribuição dos recursos, conectando a filantropia às favelas e periferias do Brasil.

É hora de a filantropia reconhecer o papel essencial que os movimentos de favelas e periferias, e organizações lideradas por pessoas negras responsáveis pela transformação desempenham no ecossistema filantrópico maior.

Os investimentos nessas instituições são uma estratégia fundamental para o avanço da justiça racial, social, climática e a defesa da democracia. Portanto, é fundamental que movimentos e organizações de periferia não apenas existam, mas recebam recursos de larga escala capazes de impulsionar a construção de um outro país.

Convidamos você a erguer esta Pipa conosco, buscando reunir esforços para democratizar o futuro do país fomentando nossas próximas gerações!


Raull Santiago

Cria do Complexo do Alemão e um dos 50 profissionais mais criativos do Brasil pela revista Wired (2020). Gestor de projetos sociais do terceiro setor e ativista

Marcelle Decothé

Formada em defesa e gestão estratégica internacional pela UFRJ, mestre em políticas públicas em direitos humanos, educadora popular, pesquisadora de gênero, raça e violência, e co-fundadora do movimento Favelas na Luta

Gelson Henrique

Cria da ZO, ativista dos direitos humanos, cientista social, pesquisador de Juventude Negra e Direito à Cidade e coordenador Executivo da Iniciativa Pipa

+ sobre o tema

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a...

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do...

Crianças do Complexo da Maré relatam violência policial

“Um dia deu correria durante uma festa, minha amiga...

Concurso unificado: saiba o que o candidato pode e não pode levar

A 20 dias da realização do Concurso Público Nacional...

para lembrar

A farsa sobre a polícia não poder entrar nas favelas

Nos últimos dias, temos ouvido de forma recorrente o...

Nós, povos da floresta, queremos garantir o direito ao nosso território

Queremos viver, mas não sabemos até quando iremos resistir! Somos...

Pode a subalterna julgar?

O STF (Supremo Tribunal Federal) é a mais alta corte do Poder...

Mirisola critica turismo predatório em favelas

Repercutindo entrevista de Arnaldo Bloch, no jornal O Globo,...
spot_imgspot_img

COP28 – Movimento Negro e perspectiva para o futuro climático

Nos dias 6 e 7 de novembro de 2023, seguido de um treinamento in loco em Dubai no dia 4 de dezembro, as organizações...

Por que as altas desigualdades persistem?

Com o fim da escravidão, nutria-se a esperança de que a liberdade proporcionaria uma gradual convergência nos indicadores socioeconômicos entre brancos e negros. Porém essa...

Favelas e Comunidades Urbanas: por que mudança feita pelo IBGE é importante

O IBGE decidiu substituir a designação "Aglomerados Subnormais", utilizada pelo instituto em seus censos e pesquisas desde 1991. A mudança é um pedido antigo...
-+=