Garoto de 8 anos ganha aula de maquiagem de presente de natal

Ethan, fã da drag queen Jefree Star, ganhou de sua mãe uma aula na MAC e decidiu aproveitá-la ao máximo. “Devemos acabar com os padrões de gênero e permitir que as crianças se expressem”, afirma Season Wilwert, sua mãe

no Lado Bi

Tem mães que têm o dom de dar o presente de Natal certo para o filho – às vezes, aquele que nem os próprios filhos sabiam que queriam ganhar. É o que aconteceu com o garoto Ethan, da Flórida. Esse ano ele encontrou debaixo de sua árvore de Natal um vale-aula de maquiagem da MAC. O resultado foi incrível, e está ganhando as redes sociais.

Season Wilwert, mãe de Ethan, contou ao site BuzzFeed que teve a ideia para o presente quando estava fazendo compras numa loja da MAC alguns meses antes. Durante a visita à loja, seu filho perguntou ao gerente se ele poderia aprender as técnicas de maquiagem. “Ele é uma criança muito artística, adora se espressar criativamente, seja com desenhos, ginástica, ou artes performáticas”, ela explicou. “Essa é apenas mais uma forma de expressão.”

ethan1

Ethan é fã da drag queen Jeffree Stars, que, além de ser cantora e compositora, é dona de sua própria linha de cosméticos e apresenta tutoriais de maquiagem no YouTube. Assim que chegou na loja para receber sua aula, o garoto deixou claro que queria ganhar uma maquiagem como a de sua drag favorita.

A aula foi dada pelo maquiador Joey Killmeyer. “Quando Ethan e sua mãe chegaram na loja, eu senti uma conexão imediata”, o profissional relatou ao site Huffington Post. “Ele me lembrava de como eu era na mesma idade. Eu fiquei comovido porque poderia ajudá-lo a aprender o que ele queria saber.” Essa foi sua primeira aula como professor certificado da MAC.

A couple weeks ago I got my certification in lessons for MAC. Today I got to do my first one. I was not originally…

Publicado por Joey Killmeyer em Domingo, 3 de janeiro de 2016

“Eu e a mãe dele concordamos que era isso que ele queria, ir com tudo”, lembra-se Killmeyer. “Eu o tratei como trataria qualquer outro cliente. Só calhou dele ter 8 anos. Eu fiquei muito comovido que sua mãe estava lhe apoiando no que ele quer fazer. Há muitas crianças que têm pais que ignoram ou proíbem esse tipo de coisa.”

Killmeyer pintou metade do rosto de Ethan, e então o aluno replicou os passos de seu make na outra metade. O resultado ficou tão incrível que o maquiador compartilhou uma foto no Facebook. “Eu não me lembro qual foi a última vez que vi Ethan tão feliz ou tão autoconfiante”, comemora Season Wilwert. Ela conta que, depois da aula, outros clientes da loja pediram que o garoto lhes maquiasse.

ethan2

A mãe também compartilhou os resultados de seu presente de Natal nas redes sociais, e as reações foram em grande parte positivas. Ela espera que seu exemplo ajude a quebrar o binarismo nos padrões de gênero.

“A sociedade precisa se afastar do que nós conhecemos como papéis e estereótipos de gênero típicos, e aceitar que é OK para um menino usar maquiagem para se expressar como artista”, afirma. “Isso não define sua identidade de gênero nem sua preferência sexual. Ele está apenas explorando e sendo criança! Fazer julgamentos e manter a mente fechada sobre essas questões não é apenas prejudicial para nossas crianças, também inibe sua liberdade de autoexpressão e impede que eles usufruam de suas identidades verdadeiras.”

ethan-season2

 

+ sobre o tema

Apenas 19% de produtores rurais do país são mulheres

Número cresceu quando comparado ao último censo. Em 2006,...

Coletivo feminista TamoJuntas presta auxílio à mulheres vítimas de violência

 Um coletivo dedicado a atender mulheres vítimas de violência...

Uma resposta à Fernanda Torres

Fernanda, preciso te contar uma coisa: estamos em 2016...

para lembrar

Superexploração do trabalho expressa racismo e machismo

Não foi à toa que esse governo, ao tomar...

Cenários e desafios para a garantia da agenda de gênero na educação

O atual cenário educacional brasileiro está marcado pelo aprofundamento...

Estudo: 40% dos soldados israelenses gays sofrem assédio

Quase metade dos homossexuais e das lésbicas do Exército...
spot_imgspot_img

‘Abuso sexual em abrigos no RS é o que ocorre dentro de casa’, diz ministra

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, considera que a violência sexual registrada contra mulheres nos abrigos que recebem desalojados pelas enchentes no Rio Grande...

ONU cobra Brasil por aborto legal após 12 mil meninas serem mães em 2023

Mais de 12,5 mil meninas entre 8 e 14 anos foram mães em 2023 no Brasil, num espelho da dimensão da violência contra meninas...

Após um ano e meio fechado, Museu da Diversidade Sexual anuncia reabertura para semana da Parada do Orgulho LGBT+ de SP

Depois de ser interditado para reformas por cerca de um ano e meio, o Museu da Diversidade Sexual, no Centro de São Paulo, vai reabrir...
-+=