Durante os dias 08 e 09 de agosto, Geledés Instituto da Mulher Negra esteve presente no Seminário Trilhas de Aprendizagem em Intersetorialidade na Educação – Organizações da Sociedade Civil, no Rio de Janeiro. Organizado pelo Ministério da Educação, com intermédio da Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (SASE), o seminário reuniu mais de 30 organizações para discutir abordagens inovadoras de cooperação em educação nos territórios.
No encontro, Suelaine Carneiro, coordenadora de Educação e Pesquisa de Geledés, apresentou as ações da instituição dentro do contexto do seminário, destacando a importância de implementar políticas educacionais que abordem a interseccionalidade e a intersetorialidade como aspectos para contribuir com o pleno desenvolvimento humano de estudantes negros, sobretudo das meninas negras e também como forma de efetivar ações que enfrentem as múltiplas violações de direitos de seus familiares, de forma a reduzir os ciclos de empobrecimento geracional.
A apresentação de Geledés enfatizou a necessidade de considerar fatores além de renda e cor nos relatórios e boletins oficiais, a fim de enfrentar as persistentes assimetrias de raça e gênero na educação. Além disso, destacou a importância de abordar as violências e violações que ocorrem fora do ambiente escolar, que devem ser foco de atenção também dos sistemas de ensino. Reforçou ainda que os dados precisam ser analisados considerando toda a diversidade existente nos territórios atendidos, para garantir a integralidade dos direitos dos estudantes que frequentam a escola.
A iniciativa do seminário faz parte da ampliação do diálogo iniciado ainda em 2023, e contribui com o debate da Conferência Nacional de Educação (Conae) 2024, bem como para pautas da Sase, como os planos decenais de educação estaduais, distrital e municipais, em prol das ações integradas e intersetoriais, em regime de colaboração interfederativa.