Geledés Promove Seminário sobre População Negra e Trabalho Digno

Enviado por / FonteFernanda Meneses

Artigo produzido por Redação de Geledés

Geledés-Instituto da Mulher Negra realiza, no dia 30 de julho, a partir das 9h, o seminário População Negra e Trabalho Digno: avanços e continuidades no mercado de trabalho brasileiro.

O seminário irá refletir a participação da população negra nas diversas camadas do mercado de trabalho, de forma a ampliar compreensões sobre trabalho digno no país. Serão abordadas as experiências da população negra e como elas são capturadas nas pesquisas, e os aspectos que caracterizam os postos de trabalho acessados por essa população; a inserção de mulheres negras no mercado de trabalho; e as mudanças e permanências observadas atualmente.

Com apresentação de Adriana Tolentino e mediação de Antônia Quintão, o primeiro tema a ser debatido será “A Produção e Análise dos Dados Raciais no Mercado de Trabalho – Limites e Desafios”. A mesa de abertura contará com a participação de Cecília Bizerra Sousa, da Casa Civil da Presidência da República; Márcia Lima,  Secretária de Ações Afirmativas e Combate e Superação do Racismo/MIR; Jonas Tomazi Bicev, do Centro Brasileiro de Análises e Pesquisas/Cebrap e Antônio Teixeira Júnior, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada/Ipea.

A segunda mesa abordará o tema “Empreendedorismo Negro e Empoderamento Econômico: limites e desafios” e contará com a presença de Adriana Barbosa, CEO da Preta Hub; Kenia Antonio Cardoso, da Fundação Tide Setubal; e Leny Sato, professora titular no Instituto de Psicologia da USP. A apresentação será feita por Adriana Tolentino e Amanda Tobias, com mediação de Suelaine Carneiro.

O seminário será aberto ao público, no auditório de Geledés Instituto da Mulher Negra, localizado na Rua Santa Isabel, 137 – 4ª andar. 

.

+ sobre o tema

para lembrar

“O que estamos vendo no Brasil é uma espécie de pinochetismo”, diz Silvio de Almeida

O livro O ódio como política – A reinvenção das direitas no Brasil (Ed Boitempo), organizado pela  professora de relações internacionais da Universidade Federal...

STF declara Imprescritibilidade do Crime de Injúria Racial, equiparando ao crime de racismo.

Em decisão da 1ª Turma do STF entende que os crimes de Injúria por conotação racial (art. 140º, parágrafo 3º do Código Penal), se...

“Eu não represento um movimento evangélico de ódio”, diz o pastor Kleber Lucas, um dos líderes da Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa

Em um momento em que recrudesce a intolerância no país, com aumento do nível de violência, a Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR)...
-+=
Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.