Geledés-Instituto da Mulher Negra realiza, no dia 30 de julho, a partir das 9h, o seminário População Negra e Trabalho Digno: avanços e continuidades no mercado de trabalho brasileiro.
O seminário irá refletir a participação da população negra nas diversas camadas do mercado de trabalho, de forma a ampliar compreensões sobre trabalho digno no país. Serão abordadas as experiências da população negra e como elas são capturadas nas pesquisas, e os aspectos que caracterizam os postos de trabalho acessados por essa população; a inserção de mulheres negras no mercado de trabalho; e as mudanças e permanências observadas atualmente.
Com apresentação de Adriana Tolentino e mediação de Antônia Quintão, o primeiro tema a ser debatido será “A Produção e Análise dos Dados Raciais no Mercado de Trabalho – Limites e Desafios”. A mesa de abertura contará com a participação de Cecília Bizerra Sousa, da Casa Civil da Presidência da República; Márcia Lima, Secretária de Ações Afirmativas e Combate e Superação do Racismo/MIR; Jonas Tomazi Bicev, do Centro Brasileiro de Análises e Pesquisas/Cebrap e Antônio Teixeira Júnior, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada/Ipea.
A segunda mesa abordará o tema “Empreendedorismo Negro e Empoderamento Econômico: limites e desafios” e contará com a presença de Adriana Barbosa, CEO da Preta Hub; Kenia Antonio Cardoso, da Fundação Tide Setubal; e Leny Sato, professora titular no Instituto de Psicologia da USP. A apresentação será feita por Adriana Tolentino e Amanda Tobias, com mediação de Suelaine Carneiro.
O seminário será aberto ao público, no auditório de Geledés Instituto da Mulher Negra, localizado na Rua Santa Isabel, 137 – 4ª andar.
.