Geledés Promove Seminário sobre População Negra e Trabalho Digno

Enviado por / FonteFernanda Meneses

Artigo produzido por Redação de Geledés

Geledés-Instituto da Mulher Negra realiza, no dia 30 de julho, a partir das 9h, o seminário População Negra e Trabalho Digno: avanços e continuidades no mercado de trabalho brasileiro.

O seminário irá refletir a participação da população negra nas diversas camadas do mercado de trabalho, de forma a ampliar compreensões sobre trabalho digno no país. Serão abordadas as experiências da população negra e como elas são capturadas nas pesquisas, e os aspectos que caracterizam os postos de trabalho acessados por essa população; a inserção de mulheres negras no mercado de trabalho; e as mudanças e permanências observadas atualmente.

Com apresentação de Adriana Tolentino e mediação de Antônia Quintão, o primeiro tema a ser debatido será “A Produção e Análise dos Dados Raciais no Mercado de Trabalho – Limites e Desafios”. A mesa de abertura contará com a participação de Cecília Bizerra Sousa, da Casa Civil da Presidência da República; Márcia Lima,  Secretária de Ações Afirmativas e Combate e Superação do Racismo/MIR; Jonas Tomazi Bicev, do Centro Brasileiro de Análises e Pesquisas/Cebrap e Antônio Teixeira Júnior, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada/Ipea.

A segunda mesa abordará o tema “Empreendedorismo Negro e Empoderamento Econômico: limites e desafios” e contará com a presença de Adriana Barbosa, CEO da Preta Hub; Kenia Antonio Cardoso, da Fundação Tide Setubal; e Leny Sato, professora titular no Instituto de Psicologia da USP. A apresentação será feita por Adriana Tolentino e Amanda Tobias, com mediação de Suelaine Carneiro.

O seminário será aberto ao público, no auditório de Geledés Instituto da Mulher Negra, localizado na Rua Santa Isabel, 137 – 4ª andar. 

.

+ sobre o tema

para lembrar

O racismo e o desconhecimento sobre as culturas e espiritualidades dos africanos

“O racismo e o desconhecimento sobre as culturas e...

Racismo recreativo: atualizando os estereótipos contra as mulheres negras

No último sábado, 18 de janeiro, o programa Caldeirão...

Em 2022, vamos todos “novembrar” !

Estamos em dezembro, bem próximo às festas de final...

“A poesia nos une pela cor, pela dor e pelo amor”, diz o poeta Sérgio Vaz

Mineiro de Ladainha, o aclamado poeta da periferia, Sérgio Vaz, chegou à periferia de São Paulo, aos quatro anos. Através do pai, desde menino,...

“Muitos jovens negros da luta não sabem que suas pautas são as mesmas de Abdias há 40 anos”, diz André Rodrigues

A escolha de um dos maiores ativistas negros da história do Brasil, Abdias do Nascimento, para ser tema do enredo da Mocidade Unida da...

A 25ª. Festa Literária da USP está imperdível; Geledés indica algumas obras

Se você adora ler e ainda não foi à 25 ª Festa do Livro da USP, que é um dos maiores eventos literários do...
-+=