Geledés Instituto da Mulher Negra lança o segundo episódio de Racismo e Bullying: “Como proteger jovens negras?”

Enviado por / FonteGeledés

Você já pensou nas razões de uma criança abandonar a escola? No Brasil, em 2020, 4 milhões de estudantes fizeram isso, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha. O mesmo levantamento aponta que a taxa entre os estudantes das classes sociais D e E foi 54% maior.

O problema da evasão escolar é antigo no País e se agravou mais ainda com a pandemia. No episódio de hoje da série “Racismo e Bullying; Como Proteger as Jovens Negras?”, a nossa personagem Guta vai conversar com Viviana Santiago e Mayara Souza para entendermos melhor esta questão e como ela afeta, em potencial, as meninas negras.

 

Sobre o projeto

Geledés – Instituto da Mulher Negra, anuncia, com apoio da SaferNet, ONG referência na defesa e na promoção dos direitos humanos na internet, e do Instagram, o lançamento de ‘Racismo e Bullying: Como proteger jovens negras?’,  uma nova série de animação sobre as formas de discriminação que jovens negras sofrem e o impacto em suas vidas. A série está disponível no canal do IGTV do @portalgeledes .

Com o objetivo de educar e fomentar a discussão sobre o tema, a série, ilustrada por Bruna Bandeira, dirigida por Day Rodrigues e produzida pela agência Mutato, será protagonizada por Guta, uma menina negra de 13 anos que sonha em ser cineasta e guiará conversas com diferentes especialistas sobre como combater bullying e racismo, além de oferecer dicas de como meninas negras podem se proteger no Instagram e ter uma experiência mais segura e positiva na rede. 

Sabemos que as agressões se estendem para a vida escolar e em suas trajetórias de vida, evidenciando a estrutura racista presente na vida de pessoas negras desde muito cedo. Por isso, tomamos iniciativas educativas, como esta série, para abordar o tema e informar jovens e meninas negras das opções que existem para que elas se protejam no ambiente online”, comenta Natália Carneiro, Analista de Comunicação do Geledés.

De acordo com o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), o principal motivo discriminação sofrida ou testemunhada por adolescentes na internet é relacionado à cor ou raça. No levantamento TIC Kids Online Brasil em 2019 com crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos, 33% das meninas entrevistadas se referiram à cor ou raça como motivo de sofrer ou testemunhar discriminação e 26% apontaram a aparência física. Na mesma questão, as proporções entre os meninos foram de 20% e 15%, respectivamente, indicando que meninas negras despontam como alvo preferencial da discriminação na internet. 

“É muito importante para nós que o Instagram seja um lugar seguro e inclusivo onde as jovens e os jovens possam se expressar, encontrar apoio e ter uma experiência positiva. Não há espaço para bullying e racismo no Instagram, por isso desenvolvemos ferramentas abrangentes e lançamos mão da melhor tecnologia disponível para manter as pessoas seguras. O trabalho constante com especialistas, como o Geledés e a SaferNet no Brasil, nos ajuda a desenvolver medidas para o combate à discriminação e a promover um ambiente mais acolhedor no Instagram”, ressalta Natália Paiva, Head de Políticas Públicas do Instagram para a América Latina.

A série contará com três vídeos que serão publicados no canal do IGTV do @portalgeledes. O teaser que mostra um pouco mais sobre o conteúdo e apresenta a personagem Guta já está disponível na conta do @portalgeledes no Instagram.

Título: “Racismo e bullying: como proteger jovens negras?”
Agência: Mutato

Cliente/Produto: Geledés – Instituto da Mulher Negra

coCEOs: Andre Passamani e Eduardo Camargo

VP de Operações: Daniel Cecconello

Diretor de Comunicação e Cultura: Eduardo Zanelato

Concepção: Natalia Carneiro

Estratégia e Coordenação de Conteúdo: Bárbara Lima e Carinne Sandes 

Produtora: Mutato Produção

Diretora Executiva de Produção Integrada: Lara Kaletrianos

Coordenação de Produção Criativa: Jairo Neto 

Gerente de Produção: Erica Pavesi

Coordenação de Produção: Vinicius Curty e Breno Gonçalves 

Diretora de Produção: Mazo Munhoz

Produtor Jr.: João Alfonso

Diretora: Day Rodrigues

Roteirista: Karoline Gomes

Assistente de direção: Arthur Britto

Coordenação de Pós-Produção: Rodrigo Burgos

Editor: Jonathan Carvalho 

Motion: Thiago Damascena

Ilustradora: Bruna Bandeira 

Produtora de áudio: Trahlahlah
Mixagem: Raquel Alves

Locutora: Daiana Ribeiro 

 

+ sobre o tema

Enem 2024: Inep divulga resultado; confira

O resultado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi divulgado...

Fies: programa terá 56 mil vagas para inscritos no CadÚnico

Das 112.168 novas vagas anunciadas pelo Ministério da Educação...

Sisu 2025: inscrições começarão em 17 de janeiro

As inscrições para a edição do Sistema de Seleção...

para lembrar

MEC criará ambiente virtual para candidatos prejudicados por erro no Enem

O Ministério da Educação (MEC) confirmou que...

Apenas 1% dos personagens de livros infantis são negros ou asiáticos

É o que aponta uma pesquisa inglesa, que destaca...

Gênero e raça em quatro edições do Enem: o perfil dos inscritos

Neste fim de semana, dias 24 e 25 de...

Gabarito oficial do Enem 2009 corrigido

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais...
spot_imgspot_img

Universidades federais oferecem curso sobre relações étnico-raciais

Destinado a profissionais da educação básica, o curso de extensão em Formação para Docência e Gestão para a Educação das Relações Étnico-Raciais e Educação...

Enem 2024: Inep divulga resultado; confira

O resultado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi divulgado nesta segunda-feira (13) de manhã. Os estudantes podem conferir o desempenho nas provas de linguagens,...

Ensino de cultura afro é obrigatório há 22 anos, mas requer avanços

Nos cadernos e livros das crianças, a maioria dos heróis brasileiros, dos escritores, das histórias revolucionárias de estrangeiros e de descobertas é de personagens brancos. “Isso...
-+=