Geledés Instituto da Mulher Negra lança o segundo episódio de Racismo e Bullying: “Como proteger jovens negras?”

Enviado por / FonteGeledés

Você já pensou nas razões de uma criança abandonar a escola? No Brasil, em 2020, 4 milhões de estudantes fizeram isso, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha. O mesmo levantamento aponta que a taxa entre os estudantes das classes sociais D e E foi 54% maior.

O problema da evasão escolar é antigo no País e se agravou mais ainda com a pandemia. No episódio de hoje da série “Racismo e Bullying; Como Proteger as Jovens Negras?”, a nossa personagem Guta vai conversar com Viviana Santiago e Mayara Souza para entendermos melhor esta questão e como ela afeta, em potencial, as meninas negras.

 

Sobre o projeto

Geledés – Instituto da Mulher Negra, anuncia, com apoio da SaferNet, ONG referência na defesa e na promoção dos direitos humanos na internet, e do Instagram, o lançamento de ‘Racismo e Bullying: Como proteger jovens negras?’,  uma nova série de animação sobre as formas de discriminação que jovens negras sofrem e o impacto em suas vidas. A série está disponível no canal do IGTV do @portalgeledes .

Com o objetivo de educar e fomentar a discussão sobre o tema, a série, ilustrada por Bruna Bandeira, dirigida por Day Rodrigues e produzida pela agência Mutato, será protagonizada por Guta, uma menina negra de 13 anos que sonha em ser cineasta e guiará conversas com diferentes especialistas sobre como combater bullying e racismo, além de oferecer dicas de como meninas negras podem se proteger no Instagram e ter uma experiência mais segura e positiva na rede. 

Sabemos que as agressões se estendem para a vida escolar e em suas trajetórias de vida, evidenciando a estrutura racista presente na vida de pessoas negras desde muito cedo. Por isso, tomamos iniciativas educativas, como esta série, para abordar o tema e informar jovens e meninas negras das opções que existem para que elas se protejam no ambiente online”, comenta Natália Carneiro, Analista de Comunicação do Geledés.

De acordo com o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), o principal motivo discriminação sofrida ou testemunhada por adolescentes na internet é relacionado à cor ou raça. No levantamento TIC Kids Online Brasil em 2019 com crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos, 33% das meninas entrevistadas se referiram à cor ou raça como motivo de sofrer ou testemunhar discriminação e 26% apontaram a aparência física. Na mesma questão, as proporções entre os meninos foram de 20% e 15%, respectivamente, indicando que meninas negras despontam como alvo preferencial da discriminação na internet. 

“É muito importante para nós que o Instagram seja um lugar seguro e inclusivo onde as jovens e os jovens possam se expressar, encontrar apoio e ter uma experiência positiva. Não há espaço para bullying e racismo no Instagram, por isso desenvolvemos ferramentas abrangentes e lançamos mão da melhor tecnologia disponível para manter as pessoas seguras. O trabalho constante com especialistas, como o Geledés e a SaferNet no Brasil, nos ajuda a desenvolver medidas para o combate à discriminação e a promover um ambiente mais acolhedor no Instagram”, ressalta Natália Paiva, Head de Políticas Públicas do Instagram para a América Latina.

A série contará com três vídeos que serão publicados no canal do IGTV do @portalgeledes. O teaser que mostra um pouco mais sobre o conteúdo e apresenta a personagem Guta já está disponível na conta do @portalgeledes no Instagram.

Título: “Racismo e bullying: como proteger jovens negras?”
Agência: Mutato

Cliente/Produto: Geledés – Instituto da Mulher Negra

coCEOs: Andre Passamani e Eduardo Camargo

VP de Operações: Daniel Cecconello

Diretor de Comunicação e Cultura: Eduardo Zanelato

Concepção: Natalia Carneiro

Estratégia e Coordenação de Conteúdo: Bárbara Lima e Carinne Sandes 

Produtora: Mutato Produção

Diretora Executiva de Produção Integrada: Lara Kaletrianos

Coordenação de Produção Criativa: Jairo Neto 

Gerente de Produção: Erica Pavesi

Coordenação de Produção: Vinicius Curty e Breno Gonçalves 

Diretora de Produção: Mazo Munhoz

Produtor Jr.: João Alfonso

Diretora: Day Rodrigues

Roteirista: Karoline Gomes

Assistente de direção: Arthur Britto

Coordenação de Pós-Produção: Rodrigo Burgos

Editor: Jonathan Carvalho 

Motion: Thiago Damascena

Ilustradora: Bruna Bandeira 

Produtora de áudio: Trahlahlah
Mixagem: Raquel Alves

Locutora: Daiana Ribeiro 

 

+ sobre o tema

Grupo da FE discute relações étnico-raciais na educação

Na escola, nosso primeiro ambiente de convivência pública, construímos...

Enem: Mais de 4 mil participantes tinham acima de 60 anos

Entre os 3,3 milhões de estudantes que fizeram...

Piso salarial do magistério é constitucional, diz o STF

  O Supremo Tribunal Federal (STF) considera constitucional...

para lembrar

Jamais sofra calado. Negro!

Se você ficar calado sobre sua dor, eles o...

Repita Comigo: Racismo Reverso Não Existe

Uma das coisas mais comentadas nos últimos anos é...

Mulheres denunciam racismo em agência bancária na Barra e apontada como autora das ofensas é presa

Três mulheres registraram queixa na polícia afirmando terem sido...

Sobre futuros colecionáveis

Trabalho com tendências futuristas, tecnologia e inovação social. Muito...
spot_imgspot_img

Mãe denuncia que filha foi pisoteada e vítima de racismo em escola: “macaca”

Uma mãe de 43 anos de idade registrou um boletim de ocorrência no último dia 11 de março para denunciar ataques racistas feitos contra sua filha em uma...

Lideranças brancas têm responsabilidade na busca pela equidade racial

O Censo 2022 revelou um dado de extrema relevância histórica e simbólica: o total de brasileiros que se autodeclaram pretos cresceu 42,3% na comparação com a edição de...

Quem tem medo de literatura negra brasileira?

Palavrões, palavras de baixo calão e descrição de cenas sexuais. Qual adolescente brasileiro já teve contato com esse tipo de coisa? (Contém ironia) Pois bem,...
-+=