Geledés Instituto da Mulher Negra lança último episódio de ‘Racismo e Bullying: Como proteger jovens negras?’

FONTEGeledés Instituto da Mulher Negra
Imagine Desenhe

Chegamos ao nosso último episódio de ‘Racismo e Bullying: Como proteger jovens negras?’

De acordo com Ministério da Saúde, a cada 10 adolescentes que tiram a própria vida, seis são negros. Falar sobre a saúde mental de jovens negras é fundamental e precisa ser pautado cada vez mais nos espaços escolares e virtuais.

Para falar sobre o tema, nossa personagem Guta conversou com a educadora Clélia Rosa e com Juliana Cunha, representante da SaferNet Brasil.

A série foi concebida por Geledés, com apoio da SaferNet e do Instagram (@instagram).

 

 

Sobre o projeto

Geledés – Instituto da Mulher Negra, anuncia, com apoio da SaferNet, ONG referência na defesa e na promoção dos direitos humanos na internet, e do Instagram, o lançamento de ‘Racismo e Bullying: Como proteger jovens negras?’,  uma nova série de animação sobre as formas de discriminação que jovens negras sofrem e o impacto em suas vidas. A série está disponível no canal do IGTV do @portalgeledes .

Com o objetivo de educar e fomentar a discussão sobre o tema, a série, ilustrada por Bruna Bandeira, dirigida por Day Rodrigues e produzida pela agência Mutato, será protagonizada por Guta, uma menina negra de 13 anos que sonha em ser cineasta e guiará conversas com diferentes especialistas sobre como combater bullying e racismo, além de oferecer dicas de como meninas negras podem se proteger no Instagram e ter uma experiência mais segura e positiva na rede.

Sabemos que as agressões se estendem para a vida escolar e em suas trajetórias de vida, evidenciando a estrutura racista presente na vida de pessoas negras desde muito cedo. Por isso, tomamos iniciativas educativas, como esta série, para abordar o tema e informar jovens e meninas negras das opções que existem para que elas se protejam no ambiente online”, comenta Natália Carneiro, Analista de Comunicação do Geledés.

De acordo com o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), o principal motivo discriminação sofrida ou testemunhada por adolescentes na internet é relacionado à cor ou raça. No levantamento TIC Kids Online Brasil em 2019 com crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos, 33% das meninas entrevistadas se referiram à cor ou raça como motivo de sofrer ou testemunhar discriminação e 26% apontaram a aparência física. Na mesma questão, as proporções entre os meninos foram de 20% e 15%, respectivamente, indicando que meninas negras despontam como alvo preferencial da discriminação na internet.

“É muito importante para nós que o Instagram seja um lugar seguro e inclusivo onde as jovens e os jovens possam se expressar, encontrar apoio e ter uma experiência positiva. Não há espaço para bullying e racismo no Instagram, por isso desenvolvemos ferramentas abrangentes e lançamos mão da melhor tecnologia disponível para manter as pessoas seguras. O trabalho constante com especialistas, como o Geledés e a SaferNet no Brasil, nos ajuda a desenvolver medidas para o combate à discriminação e a promover um ambiente mais acolhedor no Instagram”, ressalta Natália Paiva, Head de Políticas Públicas do Instagram para a América Latina.

A série contará com três vídeos que serão publicados no canal do IGTV do @portalgeledes. O teaser que mostra um pouco mais sobre o conteúdo e apresenta a personagem Guta já está disponível na conta do @portalgeledes no Instagram.

 

-+=
Sair da versão mobile