Geledés – Instituto da Mulher Negra promove hoje na ONU debate sobre questões raciais e governança global

Tendo como mediador seu assessor internacional, Gabriel Dantas, o Geledés realiza hoje um evento paralelo durante a 57ª sessão do Conselho de Direitos Humanos. O evento terá como foco como os processos do G20 e da ONU podem se reforçar mutuamente, especialmente no combate ao racismo e ao sexismo.

O evento será realizado no Hotel Royal, em Genebra, e contará com a presença de figuras proeminentes do sistema ONU, como June Soomer, Presidente do Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU; Barbara Reynolds, Presidente do Grupo de Trabalho de Especialistas em Afrodescendentes da ONU; e Sara Hamood, Chefe da Seção de Anti-Discriminação Racial do Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (OHCHR).

A discussão incluirá representantes dos governos do Brasil e da África do Sul, destacando os processos atuais e futuros do G20. Lamar Bailey, representante da Coalizão Antirracista da ONU (UNARC), falará em nome da sociedade civil.

O evento acontece em um momento significativo para a pauta racial, coincidindo com a apresentação, na ONU em Genebra, do relatório pelo Mecanismo de Especialistas sobre os Direitos dos Afrodescendentes (EMLER) ao Brasil, bem como os relatórios apresentados pelo Grupo de Trabalho de Especialistas em Afrodescendentes e pelo Fórum Permanente de Afrodescendentes.

-+=
Sair da versão mobile