Geledés repudia caso de racismo contra Vera Lúcia, ministra do TSE  

A ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Vera Lúcia Santana Araújo, sofreu um episódio de racismo no dia 16 de maio. A magistrada foi impedida de entrar no seminário “Gestão Pública – Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação”, realizado em Brasília, mesmo sendo uma das palestrantes e membra da mais alta Corte Eleitoral do país.

O conflito começou quando a equipe de recepção do evento barrou o acesso de Araújo, alegando a ausência do seu nome na lista de pessoas convidadas. Prontamente, a jurista apresentou sua carteira funcional, mas foi em vão. As atendentes ignoraram o documento e optaram por acionar um segurança, que também escolheu não checar a identificação. A autorização só ocorreu após a intervenção de integrantes da organização.

Trata-se de um caso exemplar de racismo institucional, mantido e praticado mesmo diante de títulos, cargos e credenciais. Vera Lúcia foi desacreditada, desautorizada e constrangida: o corpo negro segue sendo suspeito, mesmo quando ministra de Estado.

A violência aqui não é acidental, nem exceção. É expressão de uma estrutura que nega à população negra o direito de pertencer aos espaços de poder.

Geledés – Instituto da Mulher Negra repudia o caso de racismo e expressa total solidariedade à ministra Vera Lúcia. É inadmissível e lamentável que ela tenha passado por uma situação como essa no exercício de suas funções. Diante disso, exigimos das autoridades competentes a imediata apuração dos fatos, com investigação célere e responsabilização exemplar dos envolvidos, como forma de afirmar o Estado Democrático de Direito e demonstrar que o racismo não será naturalizado nem permanecerá impune.

Esperamos, ainda, que seja feita à ministra uma justa reparação pelo agravo sofrido.

+ sobre o tema

Viola Davis vê como “ridícula” ideia de Julia Roberts viver ativista negra

Viola Davis não gostou nem um pouco da notícia...

Judoca belga Sarah Loko sofre racismo em aeroporto de São Paulo: ‘Vou à Justiça’

A judoca Sarah Loko passou por uma situação constrangedora...

Concorrência da UFS assusta alunos que não são cotistas

Fonte: InfonetCursos mais concorridos, como Medicina e Direito, apresentam...

Adolescente negro é suspenso e proibido de ir à formatura por usar dreads

DeAndre Arnold está se formando no Ensino Médio na...

para lembrar

Lázaro Ramos responde ao racismo de William Waack

E para isso ele não precisou sequer citar o...

Fernando Bandini: Quarto de despejo

Negra num país racista; mulher sob uma ordem patriarcal;...

Ataque a Vini Jr. alerta para piora do racismo e pauta com ministra Anielle em NY

Os ataques racistas contra o jogador brasileiro Vinícius Junior,...
spot_imgspot_img

Ministra do TSE relata humilhação e racismo em evento do governo: ‘Vou ajuizar tudo, indignidade’

A ministra do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Vera Lúcia Santana diz se sentir humilhada e promete entrar na Justiça após denunciar episódio de racismo em evento do governo...

Caso João Pedro: família cobra júri popular para policiais acusados

Familiares e defensores dos direitos humanos protestaram nesta terça-feira (20) com faixas em frente a sede do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), no centro...

Quase 85% da população preta afirma ter sofrido discriminação racial

De cada 100 pessoas pretas, 84 relatam já ter sofrido discriminação racial. A revelação faz parte de uma pesquisa apoiada pelo Ministério da Igualdade Racial (MIR), divulgada...
-+=
Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.