segunda-feira, novembro 29, 2021
InícioQuestões de GêneroMulher NegraGênero, raça e espaço: trajetórias de mulheres negras

Gênero, raça e espaço: trajetórias de mulheres negras

A matéria prima dessa comunicação se compõe de trajetórias de mulheres negras obtidas a partir de fontes diferenciadas:

1. Aquelas retomadas em pesquisas e levantamentos que abordam inteira ou parcialmente as trajetórias de mulheres negras, publicadas em livros e artigos;

2. Aquelas rememoradas por mulheres negras em artigos de seu próprio punho ou em entrevistas publicadas;

3. Aquelas observadas em trabalhos de campo por nós efetuados ou acompanhados como orientador e colaborador, realizados em agrupamentos negros rurais e urbanos.

O fio condutor dessa proposta de análise se delineia a partir dos deslocamentos de mulheres negras, ou seja, comporta os seus trajetos, não somente geométricos, entre agrupamentos negros rurais e urbanos e entre espaços públicos e privados, que correspondem a um trânsito por âmbitos sócio-raciais diferenciados.

Por Alecsandro JP Ratts, do Anpocs

Dentre os pressupostos do trabalho é necessário evidenciar que considero que as relações raciais têm uma nítida dimensão espacial, assim como as relações de gênero são construídas em âmbitos espaciais sobremaneira definidos. Dizendo de outra maneira, os espaços privados e públicos são vividos diferencial e desigualmente por homens e mulheres, qualificando uns de masculinos e outros de femininos, e por negros e brancos. Na sociedade brasileira algumas dessas distinções não são exclusivas, o que não quer dizer que não existam.

Proponho, portanto, a intercessão “controlada” dessas três variáveis – gênero, raça e espaço – que têm conceituações e derivações historicamente diversas no pensamento científico. A partir desse ponto de vista observa-se que há espaços aos quais estamos habituados(as) e outros que nos parecem estranhos, sobre os quais nos dizem que não é nosso lugar ou nos quais nem sonhamos em adentrar. Em decorrência, é possível indagar: Como se configura para a mulher negra a relação com o espaço? Onde ela é vista habitualmente? Onde ela não é vista?

 

Gênero, raça e espaço: trajetórias de mulheres negras

 

RELATED ARTICLES