sexta-feira, janeiro 27, 2023
InícioQuestões de GêneroMulher NegraNadège Jacques é a primeira haitiana mestra internacional do PPG em Saúde...

Nadège Jacques é a primeira haitiana mestra internacional do PPG em Saúde Coletiva

Nadège Jacques defendeu sua dissertação na quinta-feira passada, com estudo sobre equidade de gênero a mulheres nos serviços de saúde haitianos

no EducaSaúde

Na quinta-feira, dia 16 de julho, a primeira mestranda internacional do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFRGS defendeu sua tese, com elogiosas manifestações da banca. A enfermeira  haitiana Nadège Jacques apresentou o trabalho “Equidade de gênero a mulheres nos serviços de saúde no Haiti”, com orientação da Prof.Drª. Stela Nazareth Meneghel, onde disserta sobre as necessidades específicas de cada gênero no tratamento em saúde, que no caso das mulheres inclui o respeito aos direitos sexuais e reprodutivos. Esse trabalho faz parte da pesquisa “Equidade de gênero como marcador de integralidade na atenção básica de saúde”, que está sendo realizado no Brasil, e foi produzido a partir de entrevistas realizadas com 114 usuárias do departamento sanitário do Haiti, com análise quantitativa e qualitativa dos dados, tornando possível identificar as dificuldades, desigualdades e limitações na prestação de cuidados á saúde das mulheres.

PPGCol internacional

Nadège Jacques foi a primeira, mas não será a única, aluna internacional a concluir o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFRGS. Juntamente com a enfermeira haitiana ingressou, no segundo semestre de 2013, a assistente social espanhola Mercedes Concepción Serrano Miguel, que realizou o Doutorado Sanduíche pela Università Rovira i Virgili, de Tarragona/Espanha, sob supervisão do Prof. Dr. Ricardo Burg Ceccim, coordenador do Educasaúde. No ano seguinte, 2014, chegaram dois médicos italianos: Ardigò Martino (Pós-Doutorado) e Andrea Cannini (Mestrado), ambos também sob a orientação do Prof.Dr. Ricardo Ceccim.

E os alunos continuam procurando o PPGCol/UFRGS. Para o semestre de 2015/2 já está programado o início de mais dois mestrados internacionais: o médico haitiano Pauliny Junior Moi-meme, que será orientado pelo Prof. Roger dos Santos Rosa, e o psicólogo colombiano  José Camilo Botero Suaza, que receberá orientação da Profª. Madel Therezinha Luz. Para o próximo ano, 2016, dois candidatos já aguardam aprovação para ingresso no mestrado em Saúde Coletiva da UFRGS: o sociólogo moçambicano Rassul José Júlio Mardade, e a enfermeira guineense Ana Rosa Có, orientados respectivamente pelos Prof.Alcindo Antônio Ferla e Stela Nazareth Meneghel. Assim, fazemos nossa parte para avançar em um dos grandes objetivos de nossa Universidade, projeto de internacionalização da UFRGS.

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench