Gilberto Gil e movimentos sociais a favor de Dilma Rousseff

O famoso compositor e intérprete e ex ministro de Cultura Gilberto Gil, bem como movimentos sociais brasileiros expressaram seu apoio à candidata presidencial pelo governante Partido dos Trabalhadores (PT), Dilma Rousseff.

Gil indicou que como membro do Partido Verde, no primeiro turno das eleições gerais do passado dia 3 votou em Marina Silva, aspirante presidencial por esse agrupamento político, mas agora no segundo turno o fará por Rousseff, em vez de do opositor social-democrata José Serra.

Rousseff e Serra definirão no próximo dia 31 ao ocupante do Palácio de Planalto para o período 2011-2014, em substituição do popular e carismático Luis Inácio Lula da Silva, que em pouco mais de dois meses para concluir seus oito anos de governo (dois mandatos de quatro anos) conta com uma aceitação recorde de 81 por cento.

Em um vídeo proselitista em apoio à candidatura de Rousseff, Gilberto Gil recorda todo o apoio recebido da aspirante petista quando ela era a ministra chefa da Casa Civil (gabinete ministerial) e ele ocupava a pasta da Cultura, que exerceu entre 2003 e 2008.

Rousseff sempre se interessou pelo tema e deu a devida importância ao Ministério de Cultura, sustenta Gilberto Gil.

De sua parte, o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e a Via Campesina Brasil divulgaram o manifesto Vamos eleger Dilma Rousseff presidenta do Brasil, no qual respaldam a candidatura e assinalam que votarão pela candidata do PT na segunda volta das eleições gerais.

Ainda que fazem críticas às alianças eleitorais do PT, ambas agrupamentos sociais afirmam que Serra é “inimigo” devido ao “caráter antidemocrático e antipopular dos partidos que compõem sua coalizão eleitoral e por sua personalidade autoritária”.

“Precisamos derrotar a candidatura de Serra que representa às forças de direita e fascistas do país”, destaca o Manifesto.

Fonte: Noticias Prensa Latina

+ sobre o tema

para lembrar

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de...

ECA Digital

O que parecia impossível aconteceu. Nesta semana, a polarização visceral cedeu e os deputados federais deram uma pausa na defesa de seus próprios interesses...

ActionAid pauta racismo ambiental, educação e gênero na Rio Climate Action Week

A ActionAid, organização global que atua para a promoção da justiça social, racial, de gênero e climática em mais de 70 países, participará da Rio...

De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral

Dos cerca de 77 milhões de domicílios que o Brasil tinha em 2024, 29,5% não tinham ligação com rede geral de esgoto. Isso representa...