Gilberto Gil e movimentos sociais a favor de Dilma Rousseff

O famoso compositor e intérprete e ex ministro de Cultura Gilberto Gil, bem como movimentos sociais brasileiros expressaram seu apoio à candidata presidencial pelo governante Partido dos Trabalhadores (PT), Dilma Rousseff.

Gil indicou que como membro do Partido Verde, no primeiro turno das eleições gerais do passado dia 3 votou em Marina Silva, aspirante presidencial por esse agrupamento político, mas agora no segundo turno o fará por Rousseff, em vez de do opositor social-democrata José Serra.

Rousseff e Serra definirão no próximo dia 31 ao ocupante do Palácio de Planalto para o período 2011-2014, em substituição do popular e carismático Luis Inácio Lula da Silva, que em pouco mais de dois meses para concluir seus oito anos de governo (dois mandatos de quatro anos) conta com uma aceitação recorde de 81 por cento.

Em um vídeo proselitista em apoio à candidatura de Rousseff, Gilberto Gil recorda todo o apoio recebido da aspirante petista quando ela era a ministra chefa da Casa Civil (gabinete ministerial) e ele ocupava a pasta da Cultura, que exerceu entre 2003 e 2008.

Rousseff sempre se interessou pelo tema e deu a devida importância ao Ministério de Cultura, sustenta Gilberto Gil.

De sua parte, o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e a Via Campesina Brasil divulgaram o manifesto Vamos eleger Dilma Rousseff presidenta do Brasil, no qual respaldam a candidatura e assinalam que votarão pela candidata do PT na segunda volta das eleições gerais.

Ainda que fazem críticas às alianças eleitorais do PT, ambas agrupamentos sociais afirmam que Serra é “inimigo” devido ao “caráter antidemocrático e antipopular dos partidos que compõem sua coalizão eleitoral e por sua personalidade autoritária”.

“Precisamos derrotar a candidatura de Serra que representa às forças de direita e fascistas do país”, destaca o Manifesto.

Fonte: Noticias Prensa Latina

+ sobre o tema

Estudo aponta redução de 14,6% no trabalho infantil no Brasil, em 2023

O Ministério do Trabalho e Emprego apresentou nesta terça-feira...

São Paulo comemora Dia da Consciência Negra com atividades culturais

Uma série de eventos entre exposições, seminários e espetáculos,...

Trump é eleito presidente dos EUA, aponta projeção da AP

O candidato republicano Donald Trump, de 78 anos, venceu as...

UE gera mal-estar em negociações na COP16 e é acusada de ‘colonizadora’

Se os líderes europeus são os primeiros a subir...

para lembrar

Fora da toma – Por: Fernanda Pompeu

Imagina que depois de alguns anos, neste Carnaval,...

Museu de Londres vai devolver 72 objetos saqueados da Nigéria no século 19

Um museu em Londres anunciou que devolverá à Nigéria...

Governo aumenta em 19,4% gastos com Bolsa Família

No primeiro ano do governo Dilma Rousseff, o governo...

Júri condena quem matou Marielle. Falta quem mandou matar e quem acobertou

Após seis anos de espera, os executores da vereadora Marielle Franco e de seu motorista Anderson Gomes foram condenados, nesta quinta (31), no Rio....

Ministras Margareth Menezes e Anielle Franco se reúnem para discutir ações de promoção da igualdade racial

Com o intuito de promover mais conscientização e visibilidade à cultura negra, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, se reuniu com a titular da...

Relatório da sociedade civil revela avanços na luta contra a fome e a pobreza no Brasil

No cenário de desafios globais e reconstrução nacional, o Brasil apresentou avanços significativos na erradicação da pobreza em 2023, especialmente a pobreza extrema, e...
-+=