Ginastas acusados de racismo são ouvidos pelo STJD

Arthur Nory, Fellipe Arakawa e Henrique Flores deram depoimentos separados a auditor, que fará inquérito sobre o caso

Os ginastas Arthur Nory, Fellipe Arakawa e Henrique Flores, suspensos pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) por piadas racistas direcionadas a Angelo Assumpção, foram ouvidos nesta terça-feira pelo auditor Felipe Bevilacqua, do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Cada um deles deu seu depoimento separadamente, para que seja feito um inquérito sobre o ocorrido.

Da Band 

“A prova de vídeo fala por si só, mas o inquérito tem mais a finalidade de encaminhar a investigação e o fato para realmente saber pelo depoimento pessoal dos atletas e do ofendido se houve uma injúria racial ou preconceito, ou se realmente se tratou apenas de uma brincadeira infeliz, de mau gosto”, informou Bevilacqua à rádio Bradesco Esportes FM Rio.

Com o inquérito, será definido se o trio irá a julgamento no STJD ou se o caso será direcionado à CBG. Tudo depende de como o ocorrido for enquadrado, como explicou Bevilacqua.

“Se for dentro de competição ou se a procuradoria entender que o fato de eles estarem em um treinamento ligado a algum tipo de competição é subordinado ao Código Brasileiro de Justiça Desportiva, eles vão ser denunciados para serem julgados pelo tribunal. Caso contrário, pode ser que eles sejam encaminhados para a confederação para a aplicação de uma penalidade direta. Fica a critério da confederação”, esclareceu.

O relatório de Felipe Bevilacqua será entregue na quinta-feira. Ainda não há previsão para a data do julgamento, caso ele ocorra.

+ sobre o tema

Justiceiros assassinaram com 20 tiros um homem que era inocente

  A acusação não comprovada de estupro de...

Atirador de igreja em Charleston irá responder por crime de ódio

Dylann Roof foi indiciado por 33 crimes federais, além...

Mulheres Negras aumentam representatividade entre os cotistas da UFPR

As mulheres negras foram as que apresentaram o...

John Galliano foi considerado culpado mas não vai para a prisão

John Galliano, de 50 anos, foi despedido do posto...

para lembrar

Tribunal de Londres processa zagueiro John Terry por racismo

LONDRES, Reino Unido — O capitão da seleção inglesa...

Empreendedor negro ganha 32% menos e desigualdade desafia novo governo

"Vamos impulsionar as pequenas e médias empresas, potencialmente as...
spot_imgspot_img

Violência política mais que dobra na eleição de 2024

Foi surpreendente a votação obtida em São Paulo por um candidato a prefeito que explicitou a violência física em debates televisionados. Provocações que resultaram...

Carandiru impune é zombaria à Justiça

É um acinte contra qualquer noção de justiça que 74 agentes policiais condenados pelo massacre do Carandiru caminharão livres a partir de hoje. Justamente na efeméride de...

Doutorando negro da USP denuncia racismo em ponto do ônibus da universidade; testemunhas gravaram gesto racista

Um aluno de doutorado da Universidade de São Paulo (USP) denunciou ter sofrido racismo em um ponto de ônibus no Conjunto Residencial Universitário (CRUSP), na Cidade...
-+=