Gleice Simão: Críticas e Racismo no Masterchef

Ela nunca tinha assistido a um episódio inteiro de MasterChef, mas sabia que as pessoas choravam muito por lá. Inclusive, quando resolveu ligar a TV, chorou pela saída do candidato Baiano e resolveu não dar mais sua audiência para “um programa desse”. Se ela pensava em se candidatar? Nunca.

por Camila Eiroa no TPM

Aos 20 anos, a paulistana Gleice Simão não só entrou no reality show culinário como se tornou a candidata mais atacada nas redes sociais enquanto participava da edição atual. Os comentários chegaram aos trends no Twitter e, na grande maioria dos casos, se resumiam a ataques racistas. “Onde já se viu, uma negra ganhar essa prova?”, ela lembra de ter lido. Acusada de tentar conquistar os jurados com drama, resistiu à competição enquanto lidava com o assassinato recente de seu irmão e às críticas por não conhecer pratos mais sofisticados.

A ideia da jovem nunca foi fazer da cozinha um território gourmet. Filha de mãe baiana e pai mineiro, Gleice se encanta pelos sabores brasileiros.

“Tem gente que vai a alguma capital diferente do país pra comer em restaurante italiano, sem conhecer o sabor da Bahia, por exemplo.” 

A ideia ao se inscrever para o programa era levantar grana para um projeto entre amigos que queriam viajar cozinhando e contar a história da cozinha de lugares específicos, o Mochileiros da Gastronomia, que pretende retomar agora. Foi a única deles a passar na prova que lhe rendeu o avental do programa.

Hoje, eliminada, acredita estar mais madura e consciente de seu lugar como mulher negra. E garante: cozinhar não vai deixar de ser seu sonho tão cedo.

+ sobre o tema

Por que mandaram matar Marielle Franco? Essa agora, é a pergunta que não se cala…

Seis anos depois e finalmente o assassinato de Marielle...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de...

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo...

para lembrar

Ana Paula Xongani estreia no GNT e se torna primeira brasileira com dreads em campanha de cabelos

A influenciadora digital fez os dreads durante uma viagem...

Precisamos reconhecer nossa palmitagem

Muito se tem discutido sobre a solidão da mulher...

Morre em Salvador a líder religiosa Makota Valdina

A educadora, líder religiosa e militante da causa negra,...

Um dia histórico para o Movimento das Mulheres

Ontem foi um dia histórico para o Movimento de...
spot_imgspot_img

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo da meninade joelho num surrão. Grita ao vento seu nomeComo se quisesse dizerQue mulher tem que...

A mulher negra no mercado de trabalho

O universo do trabalho vem sofrendo significativas mudanças no que tange a sua organização, estrutura produtiva e relações hierárquicas. Essa transição está sob forte...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....
-+=