Gleice Simão: Críticas e Racismo no Masterchef

Ela nunca tinha assistido a um episódio inteiro de MasterChef, mas sabia que as pessoas choravam muito por lá. Inclusive, quando resolveu ligar a TV, chorou pela saída do candidato Baiano e resolveu não dar mais sua audiência para “um programa desse”. Se ela pensava em se candidatar? Nunca.

por Camila Eiroa no TPM

Aos 20 anos, a paulistana Gleice Simão não só entrou no reality show culinário como se tornou a candidata mais atacada nas redes sociais enquanto participava da edição atual. Os comentários chegaram aos trends no Twitter e, na grande maioria dos casos, se resumiam a ataques racistas. “Onde já se viu, uma negra ganhar essa prova?”, ela lembra de ter lido. Acusada de tentar conquistar os jurados com drama, resistiu à competição enquanto lidava com o assassinato recente de seu irmão e às críticas por não conhecer pratos mais sofisticados.

A ideia da jovem nunca foi fazer da cozinha um território gourmet. Filha de mãe baiana e pai mineiro, Gleice se encanta pelos sabores brasileiros.

“Tem gente que vai a alguma capital diferente do país pra comer em restaurante italiano, sem conhecer o sabor da Bahia, por exemplo.” 

A ideia ao se inscrever para o programa era levantar grana para um projeto entre amigos que queriam viajar cozinhando e contar a história da cozinha de lugares específicos, o Mochileiros da Gastronomia, que pretende retomar agora. Foi a única deles a passar na prova que lhe rendeu o avental do programa.

Hoje, eliminada, acredita estar mais madura e consciente de seu lugar como mulher negra. E garante: cozinhar não vai deixar de ser seu sonho tão cedo.

+ sobre o tema

Blogueira enumera as cinco cantadas racistas mais comuns

"Você é uma morena muito bonita." "Você tem os...

Candidata francesa é acusada de ir à baile de extrema-direita

A organização SOS Racismo denunciou neste domingo a presença...

Ato lembra desaparecimento do pedreiro Amarildo em Copacabana

O desaparecimento do ajudante de pedreiro Amarildo Souza,...

Inesc: Racismo e Igualdade – vídeo

Apresentamos o programa "Racismo e Igualdade”, no qual...

para lembrar

Carolina Maria de Jesus seria premiada?

Divulgado o resultado do concurso de literatura promovido pelo...

Movimentos querem fim da ‘lógica de guerra’ que orienta as ações da PM

Para movimentos e organizações de direitos humanos de São...

Refletindo sobre a Cidadania em um Estado de Direitos Abusivos

Em um momento em que nos vemos confrontados com...

Lugar de fala & A Fala do lugar

Em espanhol, quando queremos compartilhar a nossa opinião sobre...
spot_imgspot_img

Elite acadêmica tenta, mas não escapa da ignorância ilustrada

A ignorância, quando vem acompanhada de um diploma, torna-se mais difícil de ser detectada. Esse é um traço de uma parcela de nossa elite...

Vídeo contradiz PM e confirma que jovem foi morta após ele dar coronhada no irmão dela e arma disparar

A câmera corporal do sargento Thiago Guerra, da Polícia Militar, registrou o momento em que ele dá uma coronhada em um jovem durante uma...

Marina se fortalece após ataques

Se do caos florescer um mínimo de boa política, o Brasil terá — de novo — produzido o que a juventude gosta de chamar...
-+=
Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.